terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O MAIS IRRITANTE NO CASAMENTO.P/04


O MAIS IRRITANTE NO CASAMENTO.P/04
Converse com Deus
Para alguns pode parecer estranho, mas se você deseja entender melhor seu problema, sugiro que peça o conselho de Deus. Você pode orar assim: "Deus, o que há de errado comigo? Onde tenho falhado com meu cônjuge? Que palavras ou atitudes têm sido nocivas? Em que tenho me omitido? Por favor, mostre-me minhas fraquezas". Orações simples como essa têm sido feitas e respondidas há milhares de anos. Veja esta oração dos Salmos, escrita por volta de 1000 a.C. por Davi, o segundo rei de Israel: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno". Quando orarmos desse modo, Deus certamente responderá. Se você está pronto, dedique quinze minutos para pedir a Deus que mostre suas fraquezas no casamento e, em seguida, faça uma lista daquilo que lhe vier à mente. Eis as listas anotadas por um casal depois de fazer essa oração. (Sugiro que você faça a própria lista antes de ler estes exemplos.)
Marido
Passo tempo demais assistindo à televisão.
Preciso ajudar mais no serviço da casa.
Não uso meu tempo com sabedoria.
Nem sempre sou gentil com ela.
Não converso com ela até chegarmos a um acordo.
Não ouço suas idéias.
Passamos pouco tempo juntos.
Graças à minha atitude, ela tem medo de expressar suas opiniões.
Não oramos juntos como deveríamos.
Esposa
Não lhe dou incentivo.
Coloco minhas necessidades antes das dele.
Às vezes, eu o humilho.
Não sou tão afetuosa quanto deveria.
Espero que ele faça as coisas à minha maneira.
Às vezes, uso palavras ríspidas e insensíveis.
Passo tempo demais na frente do computador.
Não sou sensível à linguagem do amor dele.
Não gosto de admitir quando estou errada.
Não passo tempo suficiente com Deus.
Dedico mais tempo e energia a nosso filho do que a nosso casamento.
Guardo erros do passado e menciono-os quando estamos discutindo.
Preciso parar de olhar os defeitos dele e ver os meus.
Converse com seus amigos
Além de conversar com Deus, você também pode conversar com alguns amigos íntimos que têm observado você e seu casamento. Diga-lhes que está tentando melhorar o casamento e precisa de honestidade total da parte deles. Peça-lhes para expressar com franqueza a opinião deles acerca de suas atitudes e de seus comportamentos, especialmente em relação ao cônjuge. Garanta que vocês continuarão sendo amigos, mesmo depois de eles dizerem a verdade aliás, justamente por causa da amizade, pode confiar na sinceridade deles. Não discuta com seus amigos. Simplesmente tome nota das observações deles. Quando uma esposa fez esse pedido a uma amiga, esta perguntou: "Você quer mesmo honestidade total?". Quando a esposa confirmou, a amiga disse: "Você critica seu marido na frente de outras pessoas. Fiquei com pena dele em várias ocasiões. E constrangedor". Pode ser difícil ouvir a verdade (em alguns casos será muito difícil), mas se você não ouvir, nunca tomará as providências necessárias para mudar e nunca realizará seu objetivo de ter um casamento melhor. Um amigo disse a um marido que lhe pediu sua opinião: "A meu ver, você tenta controlar sua esposa. Na semana passada, por exemplo, ela estava na entrada da igreja conversando com outra senhora e você a interrompeu, dizendo: 'Nós temos de ir', como se fosse o pai dela dando-lhe uma ordem". Muitas vezes, os amigos podem ajudá-lo a ver em si mesmo coisas que você jamais imaginaria. Converse com seus pais e com a família de seu cônjuge
Se você for bastante corajoso e tiver um relacionamento próximo com seus pais, sogros e cunhados, pode pedir a opinião deles também. Comece a conversa dizendo que está tentando melhorar seu casamento e procurando as áreas em que você precisa mudar. Lembre-se de não responder aos comentários nem começar uma discussão. Simplesmente anote as observações e agradeça a sinceridade.
TEM CONTINUAÇÃO DIARIAS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário