quinta-feira, 24 de março de 2011

O MAIS IRRITANTE NO CASAMENTO.P/13



O MAIS IRRITANTE NO CASAMENTO.P/13
Dei o livro a ela e pedi-lhe que o lesse e desse sua opinião. Na semana seguinte, nos sentamos para conversar e eu lhe perguntei: O que você achou? Ela respondeu: Gostaria de ter lido esse livro trinta anos atrás. Ele explica o que houve de errado em nosso casamento. Então, sugeri: E se tentássemos agora, você acha que faria alguma diferença? Ela respondeu:
Não temos nada a perder. Então está disposta a tentar? perguntei.
Claro ela concordou. "Conversamos sobre nossas linguagens do amor predominantes e combinamos, com a ajuda de Deus, procurar falar na linguagem do amor predominante um do outro pelo menos uma vez por semana, não obstante nossos sentimentos. Se alguém tivesse me falado que em dois meses eu teria sentimentos intensos de amor por minha esposa, eu não acreditaria, mas é o que está acontecendo." A essa altura, Joanne interrompeu para comentar: "Se alguém tivesse me falado que algum dia eu voltaria a sentir amor por Brian, eu diria que seria impossível. Mas é o que estou sentindo agora. E como se estivéssemos em lua-de-mel outra vez. Um mês atrás, saímos de férias juntos pela primeira vez em vinte anos. Foi maravilhoso. Voltamos a gostar da companhia um do outro. Minha única tristeza é que perdemos vinte anos. Agora eu vejo como nós dois tínhamos uma necessidade profunda de ser amados e, no entanto, nenhum de nós sabia como suprir a necessidade do outro. Como seria bom se todos os casais pudessem descobrir o que nós descobrimos. Faz toda diferença".
Como Brian e Joanne, milhares de casais descobriram que falar a linguagem do amor predominante de seu cônjuge muda radicalmente o clima do casamento. Quando uma pessoa se sente de fato amada pelo cônjuge, fica muito mais aberta para sugestões e pedidos. Evidentemente, o processo de encher o tanque de amor de seu cônjuge é demorado, mas não tanto quanto você imagina. Brian e Joanne viveram com tanques separados durante vinte anos, mas o clima emocional de seu casamento mudou em dois meses. Você não estará pronto para pedir mudanças enquanto seu cônjuge não tiver passado algumas semanas com o tanque de amor cheio. Não posso determinar quanto tempo vai ser necessário, mas posso dizer como você pode saber se está pronto para o próximo passo. Alguns anos atrás, criei um jogo que tem ajudado milhares de casais. Chama-se Ponteiro de Combustível e funciona assim: Depois de passar um mês falando com freqüência a linguagem do amor predominante de seu cônjuge, pergunte-lhe: "Numa escala de 0 a 10, como está o nível de seu tanque?". Se seu cônjuge disser qualquer número diferente de 10, pergunte: "O que eu posso fazer para encher seu tanque?". Quando seu cônjuge fizer sugestões, siga-as da melhor maneira possível. Faça esse jogo uma vez por semana. Quando você começar a receber 8, 9 ou 10 como resposta com freqüência, saberá que está pronto para o próximo passo, que será apresentado no capítulo 3. Leia-o agora para saber em que direção está caminhando, mas, por favor, não tente aplicar o próximo passo antes de completar os desafios dos capítulos 1 e 2.
ENTRANDO EM AÇÃO
1. Quais são suas queixas mais freqüentes em relação ao seu casamento?
2. Quais são as queixas mais freqüentes de seu cônjuge?
3. Com essas respostas em mente, procure determinar quais são as linguagens do amor preferidas pelo cônjuge. (Classifique em ordem de importância, sendo 1 a mais desejada e 5 a menos desejada.)
Palavras de afirmação
Presentes
Atos de serviço
Tempo de qualidade
Toque físico
4. Usando o mesmo sistema de classificação, indique quais linguagens do amor você prefere:
Palavras de afirmação
Presentes
Atos de serviço
Tempo de qualidade
Toque físico
TEM CONTINUAÇÃO DIARIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário