quarta-feira, 6 de abril de 2011

O MAIS IRRITANTE NO CASAMENTO.P/15



O MAIS IRRITANTE NO CASAMENTO.P/15
escolha o momento; não exagere nas críticas e elogie antes de pedir.
ESCOLHA O MOMENTO
Ao se preparar para pedir uma mudança ao cônjuge, é extremamente importante escolher o lugar e a hora e ser sensível ao estado emocional dele. A melhor hora é depois de uma refeição, e nunca antes. Quando estamos com fome, ficamos irritáveis e, portanto, temos dificuldade de aceitar sugestões. Você já notou como, numa viagem em família, quando todos estão com fome, é mais fácil surgir discussões? Percebeu como as crianças brigam entre si e você grita com elas? A fome e a irritabilidade andam juntas. Quando você está prestes a fazer algo tão importante quanto pedir uma mudança ao cônjuge, certifique-se de que ele está alimentado.
O pedido também deve ser feito sempre em particular. Nunca peça nada na frente de outras pessoas. Ao pedir em público, você cria uma situação humilhante, mesmo que disfarce seu pedido com humor. "Minha esposa cozinha um ovo que também serve de bola de tênis." As outras pessoas podem achar graça, mas sua esposa vai sentir a farpa. Não espere comer um ovo cozido "no ponto" tão cedo. É mais provável que você seja atingido por um ovo cru no dia seguinte. Comentários humilhantes só geram ressentimento e vingança. Se você deseja ser atendido, peça em particular. Eis como um marido fez um pedido bem-sucedido certa noite, depois do jantar: "Querida, gosto muito que você prepare ovos cozidos para mim três vezes por semana. Adoro comer um ovo com a gema mole no café da manhã. Será que, às quartas-feiras, você pode preparar o ovo dessa forma? Olhei num livro de receitas e descobri que, para a gema ficar mole, você deve cozinhar o ovo três minutos depois que a água ferver. Se for o caso, posso comprar um relógio de cozinha. Ficaria muito feliz se, uma vez por semana, você cozinhasse um ovo com a gema mole". Esse marido conseguiu o ovo do jeito que queria.
Outro elemento a ser considerado é o estado emocional de seu cônjuge. Ele está emocionalmente preparado para receber uma sugestão hoje à noite? Algumas noites, nos sentimos emocionalmente exaustos. Se tudo o que fizemos ao longo do dia teve resultados negativos e se todas as pessoas com as quais falamos reclamaram de alguma coisa, a última coisa que dese-jamos é chegar em casa e ouvir o marido ou a esposa pedir para mudarmos em alguma área. Até o pedido mais simples pode ser a gota d'água e nos fazer explodir. Como saber se seu cônjuge está emocionalmente preparado para receber uma sugestão? A melhor maneira de descobrir é perguntar: "Querido, esse é um bom momento para lhe pedir algo?". A resposta pode até ser "não", mas posso garantir: meia hora depois ele vai querer saber o que era. Vai ficar morrendo de curiosidade! Mas você deve responder: "Não precisamos falar sobre isso hoje à noite. Avise quando você estiver disposto a conversar". E bem provável que seu cônjuge diga: "Agora é uma boa hora". Se isso acontecer, prossiga com seu pedido, pois você já ajudou seu cônjuge a se preparar emocionalmente. Nunca pegue o outro de surpresa com um pedido de mudança. Procure sempre saber se ele está emocionalmente preparado para receber uma sugestão.
NÃO EXAGERE NAS CRÍTICAS
Os casais que não têm um sistema para pedir mudanças, geralmente acumulam uma porção de queixas até a pressão se tornar intensa demais e provocar uma erupção de críticas destrutivas. O marido diz: Por que é tão difícil anotar a data e o valor dos cheques no talão? Queria ver você fazer as contas com um talão em que metade dos cheques são de não sei quanto e para não sei quando. Depois da saraivada inicial, ele continua: Mais uma coisa. Por que você bagunça tanto a escrivaninha? Não consigo encontrar nada. E por falar nisso, você esqueceu o portão da garagem destrancado de novo hoje cedo. Aliás, custa pegar a correspondência quando estou fora? As vezes volto de viagem e a caixa de correio está abarrotada.
Essa overdose de críticas quase nunca tem um resultado positivo. Hostilidade gera hostilidade. O excesso de palavras provocadoras e condenatórias provavelmente fará seu cônjuge revidar. Pois fique sabendo que você também não é perfeito. Não posso contar com você para nada. Prometeu comprar um moletom de lembrança para mim na última viagem e se esqueceu de novo. Aliás, estou cansada de fazer tudo sozinha em casa.
Você não levanta um dedo para me ajudar. Eu não sou sua escrava, entendeu? E não sei como tem a coragem de reclamar que esqueci o portão aberto se você nunca fecha as gavetas do armário. Esse tipo de conversa não produz nada construtivo. O marido atacou, a esposa revidou e cada um foi para seu canto, magoado e defensivo. Nenhuma mudança para melhor pode ocorrer num ambiente como esse. Esse número exagerado de críticas destrói a motivação para mudar. Lembro-me de um marido que veio conversar comigo vários anos atrás e começou dizendo: Não vim aqui para fazer aconselhamento. Vim para dizer que estou me separando de minha esposa. Queria que você soubesse por mim. Quando eu for embora, com certeza ela vai telefonar para você, pois ela o respeita. Estamos casados há oito anos e não me lembro de um único dia em que ela não tenha me criticado. Ela critica meu penteado, meu jeito de andar, de falar, de vestir e de dirigir. Não gosta de nada em mim. Concluí que, se eu sou assim tão horrível, ela merece algo melhor. Mais tarde, no mesmo dia, a esposa telefonou para meu consultório. Conversei com ela sobre aquilo que o marido havia dito. Ela começou a chorar e disse: Eu só estava tentando ajudá-lo. Tentando ajudá-lo? Ela acabou com ele. Ninguém tem estrutura emocional para lidar com uma overdose de críticas. Todos nós desejamos alguma mudança no cônjuge, mas o excesso de críticas não é o meio de consegui-la.
TEM CONTINUAÇÃO DIARIAS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário