sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O QUE FAZER E NÂO FAZER NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS.


O QUE FAZER E NÂO FAZER NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS.

Fazer e Não Fazer
Uma das dificuldades da sociedade atual é que pouquíssimas pessoas aprenderam que algumas coisas na vida não podem ser feitas: um homem não pode ter liberdade absoluta sem infringir os direitos de outrem. O melhor lugar para uma criança aprender que precisa fazer algumas coisas em contraposição a outras, que são proibidas, é o lar, onde ela é rodeada de amor. Isso não significa que bater é o único jeito de disciplinar. Como a maioria dos pais, em nossa ignorância da juventude, provavelmente batemos mais em nosso primeiro filho do que nos outros três. Conforme fomos amadurecendo, contudo, aprendemos que havia outros meios igualmente eficientes de se usar a disciplina — desde pô-lo sentado na cama de dez a trinta minutos, dependendo da "arte", até não permitir que ele guie o automóvel da família. Uma coisa que nós deveríamos aprender como cristãos é nunca perder a paciência e disciplinar com raiva os nossos filhos. Alguns pais têm a tendência de bater nos filhos como uma forma de desabafarem sua raiva e frustrações sobre as ações da criança, as quais lhes recordam suas próprias fraquezas. Uma das coisas mais importantes a serem lembradas na disciplina é: coerência. Muitos pais acabam por bater num filho devido à falta de coerência. Dizem ao menino: "Agora, Júnior, não faça isso", e esquecem que no minuto em que dizem "não faça", o filho os está testando para ver se realmente pretendem o que dizem. Porque eles falham no primeiro teste, dizem a mesma coisa duas ou três vezes e então, em desespero, recorrem à violência. Uma boa sugestão para a disciplina, que ajudará a evitar essa incoerência, é: não proiba nada a seu filho, a menos que pretenda fazê-lo obedecer realmente. E se ele vier a testar você, não falhe no teste. Descobrimos através da experiência o que nos pareceu um bom método para aquelas infrações das regras de família que exigem correção. Usamos uma colher de pau (provavelmente porque foi assim que eu fui criado). Na primeira vez que eles faziam alguma coisa proibida, apanhavam com a colher. Pela segunda infração, recebiam uma dupla correção, e, pela terceira, recebiam três, e assim por diante. Por alguma razão, nunca foi mister mais do que três para cada ofensa. O segredo para isso, ou para qualquer outra forma de disciplina é a coerência.
Os filhos aprendem prontamente que os pais têm idéias diferentes, em certas áreas da disciplina. Começam imediatamente a explorar essas diferenças, lançando os pais um contra o outro. A solução para esse problema é a mesma que para todos os outros comunicação afetuosa. A maioria dos casais não estabelece certos padrões de conduta, mas procuram resolver cada crise à medida em que elas surgem. É muito melhor estabelecer uma orientação; as crianças ficam mais tranqüilas e a disciplina é mais coerente. Os pais deveriam concordar em que quando um fala, representa a autoridade de ambos; assim evitarão o dilema da criança que desobedece ao pai com a permissão da mãe. Isso não significa que deverá concordar sempre com a interpretação que seu cônjuge faz das regras. A sua discordância, contudo, deve ser apresentada ao seu cônjuge em particular. Se ele concorda em.que cometeu um erro, então ele mesmo deverá ratificá-lo. Na maior parte das vezes você verá que é mais importante para a mãe e para o pai manterem a unidade perante os filhos do que resolver determinado problema.
Treinamento
A melhor instituição educacional do mundo é o lar. A sociedade atual tem falhado nesse terreno, e tenta deixar que a escola, a televisão, e, algumas vezes, a igreja façam esse treinamento. Essa transferência de responsabilidade está se revelando inadequada, porque os agitadores ateus em nosso país têm levado os administradores das escolas a terem medo de ensinar princípios de moral e padrões de comportamento. A televisão é mais degradante do que benéfica, e pouquíssimas crianças vão regularmente à Escola Dominical.
Busque Comunicar-se com os Filhos. A maioria dos pais não percebe a grande vantagem que levam em relação aos filhos. Nos primeiros anos de vida, as palavras, do pai são mais significativas para o menino do que as palavras de Deus. Infelizmente, muitos pais não avaliam essa preciosa oportunidade. Feliz é o adolescente que pode aproximar-se naturalmente de seu pai ou de sua mãe, buscando um conselho, porque essa afinidade foi estabelecida desde a mais tenra infância.
Minha esposa e eu tivemos o privilégio de ver esse relacionamento entre pai e filho de um ponto de vista fora do comum. O jovem cristão que namorou nossa filha, durante quase todo o tempo de ginásio, tinha um relacionamento ideal com seu pai, que influenciou o comportamento que tiveram no namoro. De fato, quando meu filho de dezesseis anos começou a namorar, chegou o momento de ter a tradicional conversa entre pai e filho, e usei aquele moço como um bom exemplo. Quando disse a meu filho que seus pais e seu Deus esperavam que ele tratasse toda menina como a uma dama, ele entendeu o que eu disse, pois vira aquele moço tratar sua irmã desse modo. Quando lhe disse que esperávamos que ajudasse toda menina que namorasse a obedecer às regras que os pais dela estabelecessem, ele sabia, através de exemplos, o que queríamos dizer. Quando lhe disse que se cooperasse com seus pais e com os pais dela, ele poderia ter uma feliz e agradável adolescência, ele entendeu, pois tinha visto sua irmã e o namorado experimentarem um período muito agradável durante os anos de ginásio. Além disso, enfatizei que esse modelo de comportamento não lhe estava sendo ensinado porque seus pais estavam no ministério, mas porque ele era crente, e esse era o melhor caminho a seguir. Infelizmente, muitos pais crentes não dizem essas coisas a seus filhos, ou talvez seus filhos não os ouçam... Pelo que tenho aprendido com meninas que vêm a mim, para aconselhamento, muitos rapazes cristãos são menos dignos de confiança do que outros. Isso resulta de um treinamento falho, por parte de seus pais.
Preto e Branco - ou Cinza?
Os padrões morais de comportamento estão em mudança constante. A sociedade contemporânea parece pensar que é errado haver pretos e brancos, certos e errados. Tendem a adotar a corrente relativa de limitar toda moral a uma zona cinzenta. Pensar em comportamento moral em termos de cinza, ao invés de preto e branco, faz as pessoas deixarem de tomar decisão até que estejam no centro de uma situação e sejam forçadas a se decidirem. E geralmente lamentam essa decisão repentina. Viver dessa forma não- faz nenhum sentido! Isso não somente produz pessoas indecisas e emocionalmente instáveis, como cria problemas sociais sérios. A Bíblia expõe um modelo de certo e errado. Em vez de procurarmos defendê-lo, devemos ensiná-lo aos nossos filhos "preceito sobre preceito, regra sobre regra". A Bíblia diz: "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2). Se você quer para seus filhos a perfeita vontade de Deus, então é sua responsabilidade ensiná-la para eles.
Rebelião na Adolescência
"O que dizer da rebelião na adolescência? " Os conselheiros fazem cada vez mais a pergunta. Jovens de vontade forte atravessam um período de rebelião fora do comum na adolescência, independente de quanto tenham sido amados e cuidados. Esse deve ser o grupo a que a Dra. Henrietta Mears, autoridade em educação cristã, se referiu em tom de pilhéria: "Alguns adolescentes se tornam tão enjoados que só seus pais e mães são capazes de amá-los; e, às vezes, o pai de alguns não consegue entender como a mãe os suporta". A época do ginásio é difícil para o jovem, pois, como adulto em potencial, tem muitas oportunidades e responsabilidades novas, mas geralmente não tem discernimento suficiente ou experiência para tomar decisões. Com freqüência se vê em face de uma encruzilhada. Que caminho deverá tomar? Deverá fazer isto ou aquilo? Nessa época, muitas de suas decisões e ações afetarão negativa ou positivamente. o seu futuro.
Preocupar-se com eles, nesse estágio, não ajuda. Procure compreender a mudança e a confusão em que eles estão, e entregue-os a Deus, confiando nele, como a Bíblia ensina no Salmo 37, para protegê-los através dessa tempestuosa fase da vida. Um de nossos mais chegados amigos e sua esposa tiveram uma experiência traumática com uma filha adolescente que atravessava uma fase de adoração aos Beatles. Ela e uma amiga da igreja compraram secretamente entradas para uma apresentação dos Beatles em um domingo à noite, no horário do culto. No entusiasmo de verem seus ídolos, nenhuma das duas pensou como faria para voltar para casa depois das 22:00 horas, a uma distância de sessenta quilômetros, do outro lado de Los Angeles. As meninas haviam economizado por várias semanas para esse acontecimento, mas nenhuma delas disse nada aos pais. Pelas 16:00 horas do dia da apresentação, a esposa do meu amigo percebeu que não sabia onde estava a filha. Apreensiva, foi até o quarto dela e encontrou um anúncio do Show dos Beatles. Desconfiada, telefonou para a mãe da outra menina e soube que sua filha também estava desaparecida. Depois de conversarem sobre a situação, ficaram aterrorizadas com a idéia de que as filhas haviam intencional, desafiadora e secretamente premeditado ir ver os Beatles. Numa questão de minutos os pais da outra jovem resolveram o que fazer. O meu amigo decidiu que necessitavam de conselho e por isso ele e a esposa oraram. A princípio pensaram em procurar as jovens, mas o meu amigo fazia o solo no coro da igreja que teria início às sete horas daquela noite. Na verdade, sua esposa e filha estavam também escaladas para cantar no coro. Depois de buscar a orientação do Senhor, ele decidiu que tinha a responsabilidade de cumprir suas obrigações e confiar em que Deus levaria o outro pai a encontrar as adolescentes. Como é que um pai encontra duas jovens no meio de sessenta mil adolescentes amontoados, gritando e se debatendo? Ele passou quase uma hora procurando por elas, e, ao mesmo tempo, pedia a Deus para orientá-lo. Não foi por coincidência apenas que as duas foram a um restaurante para tomar um lanche, antes de entrarem no estádio. Sentaram-se num balcão em frente de uma ampla janela que dava para a rua. Também não foi por mera coincidência que o pai olhou para aquela janela, enquanto passava, e viu as duas. Elas não queriam voltar, porém, entre aborrecimentos, lágrimas, etc, ele forçou-as a entrar no carro e voltar para casa. A filha do meu amigo entrou em casa gritando histericamente, à maneira própria de adolescentes frustrados. Sua mãe lhe deu aproximadamente dez minutos, e então fê-la aprontar-se para ir à igreja, e tomar seu lugar na fileira da frente do coro. Após o culto, o pai lhe explicou que mais do que pecar contra eles (pais) e contra si mesma, ela havia pecado contra Deus, sendo desobediente. Então ele orou por ela e pediu-lhe que fosse orar por si mesma, e disse: "Ainda não tenho em mente qual será seu castigo, mas até o fim desta semana você ficará sabendo". Decidiu mais tarde que o preço de sua desobediência seria destruir sua coleção de discos dos Beatles. E ela destruiu-os com toda a dignidade de um melancólico funeral.
Mais tarde, para grande surpresa dos pais, ela disse: "Como cristã, eu realmente não deveria ouvir de forma alguma aquela espécie de música". A mudança naquela jovem, desde aquela ocasião, tem sido inacreditável. A rebelião voluntariosa que era evidente a todos que a amavam, desapareceu, e ela se tornou uma pessoa agradável, e agora tem mais amigas. Ela está tomando posição de liderança, que tem não somente agradado aos pais, mas também tem trazido um alto grau de satisfação para ela mesma.
Estabeleça Regras e Limites Definidos
Geralmente não é fácil estabelecer regras e limites definidos para as nossas crianças e adolescentes, mas certamente isso compensa. Algumas vezes elas argumentam e lutam contra as regras que você estabeleceu, enquanto secretamente as apreciam. Uma vez ouvi um psicólogo contar a respeito de uma jovem que foi trazida pelos pais, porque não queria namorar. A consulta revelou que ela não sabia o que se esperava dela; conseqüentemente, sentia-se insegura e recusava qualquer convite para sair. Deus dá pais aos adolescentes para que antes que eles percebam o poder da carne e sua decepcionante sensualidade natural, orientações e princípios sejam estabelecidos para seu comportamento. Bom treinamento envolve explicação, e todas as regras deverão ser claras, mas para muitos adolescentes chega uma época em que nenhuma argumentação os levará a aceitar com alegria a decisão dos pais. Não se detenha por causa das objeções deles; estabeleça boas regras, mesmo que eles não gostem delas. Uma boa fórmula para os pais lembrarem para o namoro dos filhos, ou qualquer regra para eles, é RAPAZ + MOÇA x OBEDIÊNCIA A DEUS = FELICIDADE. A parte rapaz + moça parece se dar naturalmente. A obediência a Deus, como fator desta equação, é responsabilidade nossa como pais. É pela fé que apresentamos esses "antiquados" conceitos e princípios, porque cremos que os caminhos de Deus são os melhores. Como a maioria dos pastores, mantenho um arquivo em minha escrivaninha com o nome de "Cartas Especiais", mas a que mais aprecio veio de minha filha mais velha, Linda, duas semanas após a sua entrada na Universidade. A frase que ela escreveu que penetrou em meu coração é profundamente simples. Ela disse: "E papai, quero lhe agradecer por ser meu pai". Aquela carta compensou fartamente por aqueles ocasionais momentos de tensão, quando Papai e Linda não viam as coisas do mesmo ponto de vista, devido aos meus "antiquados conceitos sobre namoro" ou, "tenho que estar realmente de volta às 11 horas da noite? " ou, "por que temos que sair sempre em dois casais? " ou, "o que há de errado nisso; todas as outras garotas foram!" Naturalmente, eu me sentia como um bicho papão, mas agradeço a Deus que minha esposa e eu tenhamos sustentado nossos princípios. Agora Linda e eu sabemos que tudo aquilo estava certo e tenho um palpite que um dia ela vai estabelecer exatamente os mesmos princípios para meus netos.
Seja Exemplo para seu Filho
Um aspecto final mas muito importante do ensinamento dos pais não deverá ser esquecido. Isto é, o aspecto do ensinamento pelo exemplo. O velho ditado que diz: "O que você faz fala tão alto que não posso ouvir o que você diz" nunca é mais verdadeiro do que no relacionamento entre pai e filho. Os melhores sermões que seus filhos ouvirão serão aqueles que eles verão você viver. Você pode freqüentar regularmente uma igreja que tenha o melhor pastor do mundo mas, se você não vive como um cristão diante de seus filhos, tudo o que seu pastor disser será anulado pelo seu comportamento. A Bíblia ensina: "Sê o exemplo dos fiéis". Essa ordem é particularmente apropriada aos pais. Uma coisa é agir como um cristão no domingo, outra coisa é ser cristão em casa. Qualquer homem que seja realmente um cristão aos olhos de sua família, é um cristão de fato. Os pais cristãos deveriam adotar modelo de comportamento aquele estabelecido pelo apóstolo Paulo, quando disse a seus filhos e filhas espirituais: "Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo". Quando a vida está no fim, e olhamos para trás, a maior alegria que pode encher os nossos corações é sermos capazes de dizer juntamente com o apóstolo João: "Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade". (João 4)
Responsabilidade Especial
Freqüentemente os pais aceitam a salvação dos filhos como fato consumado. Recentemente a esposa de um cristão praticante veio conversar comigo para dizer que, apesar de viver num lar cristão, ela nunca convidou pessoalmente a Jesus Cristo a entrar em sua vida. Ela sabia a respeito dele, acreditava nele, mas nunca havia "nascido de novo". Seus pais simplesmente pressupunham que ela era convertida, e quando ela tentou timidamente sugerir que não era, eles ridicularizaram a idéia e a dissuadiram de fazer uma decisão clara e definida. Felizmente, seu marido tinha melhor compreensão que os pais dela, e, quando ela lhe expôs o problema, ele claramente entendeu e levou-a a Cristo.
As frustrações dessa jovem senhora poderiam ter sido facilmente evitadas por pais sensatos. Desde que temos um lugar especial no coração dos filhos, temos uma responsabilidade especial de guiá-los para Cristo. Num domingo de manhã, um jovem dentista veio falar comigo no fim do culto, e disse: "Pastor, meu filho, Casey, está pronto para aceitar a Cristo. Poderia, por favor, conversar com ele? " Eu disse: "Ronaldo, por mais que eu tenha prazer em levar alguém a Cristo, não gostaria de privá-lo de tal bênção. Vá para casa e explique a seu filho como receber a Jesus. Se ele não o fizer, então terei prazer em conversar com ele". Nunca me esquecerei da alegria exuberante com que aquele pai cumprimentou-me naquela noite de domingo, e contou-me como Casey havia simplesmente convidado o Salvador a entrar em sua vida. Não espere que outra pessoa leve seus filhos a Cristo, mas confie em que Deus usará você o mais querido amigo que eles têm nesta terra para levá-los ao Salvador.
1. Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
2. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.
3. Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre seu galardão.
4. Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade.
5. Feliz o homem que enche deles a sua aljava: não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta. (Salmo 127).



Um comentário: