quarta-feira, 13 de julho de 2011

AS LÍNGUAGENS DO AMOR




AS LÍNGUAGENS DO AMOR
O amor começa, ou pelo menos deveria começar, no lar. Para mim, amor significa, meu pai e minha mãe, que me amaram durante mais de cinqüenta anos. Sem eles, ainda estaria à procura do amor, ao invés de escrever sobre ele. Lar também significa Minha Esposa, com quem estou casado há mais de trinta anos. Se todas as esposas amassem seus maridos como ela me ama, bem poucos cometeriam atos de infidelidade. Sinto-me abençoado e sou muito grato. Jamais poderei pagar a influência que recebi de um grande número de Pastores, no que diz respeito a conceitos sobre o amor. Por último, e o mais importante, gostaria de expressar minha gratidão aos muitos casais que, ao longo destes vinte anos, partilharam comigo o mais íntimo de suas vidas. Este livro é um tributo à honestidade por eles demonstrada.
O que Acontece com o Amor Após o Casamento?
Estávamos por volta de uns 12 mil metros de altitude, quando o meu companheiro de viagem colocou a revista que lia na bolsa de seu banco, olhou em minha direção e perguntou: Que tipo de trabalho você faz? Sou conselheiro conjugal e dou seminários na área de família respondi. Ele me disse então que há muito tempo gostaria de fazer uma pergunta para um conselheiro conjugal, e aproveitaria para formulá-la a mim, naquela hora. E perguntou: O que acontece com o amor após o casamento? Desistindo de tentar tirar um cochilo, perguntei-lhe: O que exatamente você quer dizer? Bem, já me casei três vezes e em cada uma delas tudo era muito bonito até o enlace matrimonial. Em algum lugar, depois do sim, as coisas mudavam. Todo amor que eu imaginava que tinha por elas, e todo amor que elas pareciam ter por mim, evaporavam-se. Posso dizer que sou uma pessoa inteligente. Sou um empresário bem-sucedido nos meus negócios, mas não consigo entender o porquê dessa situação. Continuamos, então, a conversar: Quanto tempo você ficou casado? O primeiro casamento durou cerca de dez anos. O segundo, três, e o último, seis anos. O amor evaporou-se imediatamente após o casamento, ou foi uma perda gradual? Bem, o segundo casamento já não deu certo desde o começo. Não entendi o que aconteceu. Pensei que nós realmente nos amávamos! No entanto, a lua-de-mel foi um desastre e depois disso jamais nos recuperamos. Tivemos um período de seis meses de namoro, um romance arrebatador. Estávamos realmente entusiasmados. Mas... foi só nos casarmos, para que nossa vida virasse uma batalha sem trégua. No primeiro casamento, tivemos uns três ou quatro anos bons, antes que o primeiro filho nascesse. Daí em diante ela deu toda sua atenção para a criança e parecia que não precisava mais de mim! Você disse isso a ela? Disse sim! Mas ela respondeu que eu estava maluco e não compreendia o que era ser uma babá 24 horas por dia. Reclamou, inclusive, que eu deveria ser mais compreensivo e ajudá-la mais. Eu tentei, mas parecia que não fazia diferença alguma. Daquela época em diante afastamo-nos ainda mais. Depois de certo tempo não havia mais amor, só indiferença. Concordamos que o nosso casamento se acabara. E seu último casamento? O meu último casamento? Eu realmente pensei que ele seria diferente! Já estava divorciado há três anos. Namorei 24 meses com minha esposa. Achei que realmente sabíamos o que fazíamos e pela primeira vez na vida senti que realmente amava alguém. Pensei que ela me amasse de verdade!
Ele prosseguiu: Acredito que jamais mudei depois do casamento. Continuei a dizer-lhe que a amava, da mesma forma que fazia antes de nos casarmos. Declarava o quanto ela era bonita e como estava orgulhoso de ser seu marido. Porém... apenas alguns meses após o casamento ela começou a reclamar.
TEM CONTINUAÇÃO DIARIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário