terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

AS LÍNGUAGENS DO AMOR-P/16



AS LÍNGUAGENS DO AMOR-P/16
Pastor, ela sempre reclamou disso! Nós não temos atividades em comum. Realmente não gasto sequer um momento com ela. Amelia lembra-me o tempo todo que antes de nos casarmos, costumávamos passear e tínhamos várias atividades juntos, mas agora vivo ocupado demais. Essa é realmente sua linguagem do amor, sem sombra de dúvida. Mas... Pastor, o que eu posso fazer, se meu trabalho realmente exige muito de mim!? Pedi-lhe, então, que me falasse sobre seu serviço. Por dez minutos ele me contou a história de como subira os degraus de sua firma, de quão arduamente trabalhara para isso e orgulhava-se de seus feitos. Falou-me também de seus planos para o futuro e que, pelos seus cálculos, dentro de cinco anos chegaria ao posto que sonhava. Perguntei-lhe então: Você quer chegar lá sozinho, ou deseja a companhia de Amelia e de seus filhos? Quero que eles estejam comigo. É por isso que sofro tanto quando ela reclama do tempo que gasto no serviço. Realizo o que faço por nós. Quero que ela participe disso, mas Amelia insiste em reagir negativamente. Você começa a entender o porquê dela ser tão negativa Roberto? A linguagem do amor de Amelia é “Qualidade de Tempo”. Você lhe dedica tão pouco tempo que o “tanque do amor” dela está vazio. Ela não sente segurança em seu amor. Por isso, em sua mente, ela rejeita o que o afasta dela, ou seja, seu trabalho. Ela realmente não odeia sua profissão. Ela detesta o fato de sentir tão pouco amor de sua parte.
Só há uma solução para isso, Roberto, e o preço é alto. Você terá de arrumar um tempo para gastar com Amelia. Você precisa amá-la na linguagem dela. O senhor está certo, Pastor. Como devo começar? Você ainda tem o caderno onde anotou as características positivas de Amelia? Tenho, está bem aqui. Ótimo. Faça uma outra lista. O quê, em sua opinião, Amelia gostaria de realizar em sua companhia? Procure lembrar-se de coisas que ela já mencionou ao longo dos anos. E a lista de Roberto ficou assim:
• Pegar nosso carro novo e irmos para as montanhas passar uma semana (às vezes com as crianças, ou somente nós dois);
• Encontrá-la para almoçar (em um bom restaurante ou, algumas vezes, até no McDonald’s);
• Contratar uma babá para cuidar das crianças e juntos jantarmos fora (só nós dois);
• Todas as vezes que eu chegar em casa à noite, sentar e contar a ela sobre meu dia e ouvir o que ela tem a dizer sobre o dela (ela não gosta que eu veja televisão ou leia quando conversamos);
• Gastar um tempo com os filhos, e discutir a vida escolar deles;
• Gastar um tempo só brincando com as crianças;
• Fazer em um determinado sábado um piquenique com ela e as crianças e não reclamar das formigas e nem das moscas;
• Tirar férias com a família, pelo menos uma vez por ano;
• Sair para conversarmos, enquanto caminhamos (mas sem andar na frente dela). Ao terminar a lista, Roberto disse: São essas as coisas das quais me recordo, que ela fala ao longo de todos estes anos. Você já sabe o que eu vou sugerir-lhe, não é, Roberto?
Colocar essa lista em prática, não é? respondeu ele. É isso mesmo. Um tópico da lista por semana, durante os próximos dois meses. Como você vai arrumar tempo? Dê um jeito. Você é um homem inteligente e não estaria onde está se não soubesse tomar decisões importantes. Você possui a habilidade para planejar sua vida e incluir Amelia em seus planos. Está certo. Vou dar um jeito. Outra coisa, Roberto. Tal projeto não implica na diminuição de seus alvos. Significa que, quando você chegar ao topo, Amelia e seus filhos estarão lá com você.
O aspecto central da “Qualidade
de Tempo” é estar próximo.
Não quero dizer simples proximidade...
O estar junto tem a ver
com o focalizar a atenção.
E isso o que eu mais desejo! Esteja eu no topo ou não, quero que ela seja feliz e pretendo desfrutar a vida ao seu lado e das crianças. E os anos se passaram... Roberto e Amelia chegaram ao topo, apesar de um pequeno revés na vida, graças à linguagem do amor. O mais importante, porém, é que alcançaram a vitória juntos.
TEM CONTINUAÇÃO DIARIAS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário