sexta-feira, 15 de junho de 2012

AS LÍNGUAGENS DO AMOR-P/26







                                               AS LÍNGUAGENS DO AMOR-P/26


O Presente da Presença. 
Existe um tipo de presente que é intangível e muitas vezes fala mais alto do que qualquer outro que você possa ter nas mãos. Eu o chamo de presente da sua presença, ou presente de si mesmo. Estar ao lado de seu cônjuge quando este precisa de você fala mais alto do que aquele cuja primeira linguagem é receber presentes. Jane disse-me certa vez: Meu marido Ronald gosta mais de futebol do que de mim! E eu então lhe perguntei: Por que você diz isso? No dia em que nosso filho nasceu, ele foi jogar bola. Eu fiquei a tarde toda sozinha, deitada em um leito da maternidade, enquanto ele se divertia com os colegas o tempo todo. Fiquei arrasada. Aquele era um dos momentos mais preciosos de nossas vidas. Queria que o desfrutássemos juntos. Desejava que ele estivesse ali comigo. Mas Ronald abandonou-me e foi jogar! Aquele marido poderia ter mandado dúzias de rosas para a esposa, mas elas de forma alguma falariam tão alto quanto se ele estivesse no hospital, ao lado da esposa. Posso afirmar que Jane ficou profundamente magoada com aquela experiência. O “bebê” tem agora 15 anos e ela ainda fala do ocorrido com todas as emoções presentes, como se tivesse acontecido no dia anterior. Procurei sondá-la com a seguinte pergunta: Você baseou sua conclusão, de que Ronald aprecia mais a futebol do que a você, naquela experiência? Não só, mas também. No dia do funeral de minha mãe, ele também foi jogar bola. Mas ele foi ao funeral? Foi. Mas assim que a cerimônia terminou, ele foi direto jogar. Eu não podia acreditar. Meus irmãos levaram-me para casa, pois meu marido tinha ido jogar futebol! Mais tarde tive a oportunidade de perguntar a Ronald sobre essas duas situações. Ele sabia exatamente do que eu falava: É, eu sabia que ela falaria ao senhor sobre isso. Eu estava lá durante todo o trabalho de parto e também quando o bebê nasceu. Tirei fotos. Eu estava muito feliz e não via a hora de contar para os meus colegas do time a boa notícia. Mais tarde, quando voltei ao hospital, “minha bola murchou”!
TEM CONTINUAÇÃO DIARIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário