segunda-feira, 19 de novembro de 2012

AS LÍNGUAGENS DO AMOR-P/43



                                      ASLÍNGUAGENS DO AMOR-P/43

Formas de Servir. Se você fica muito triste porque faz muito tempo que seu cônjuge não lhe dá um presente, então, talvez, sua primeira linguagem do amor seja Receber Presentes. Se sua maior dor é proveniente de que seu cônjuge raramente lhe dedica um momento de atenção, então Qualidade de Tempo é sua primeira linguagem do amor. Outra forma de se descobrir sua primeira linguagem do amor é olhar para o passado do seu casamento e perguntar:
“O que eu mais solicitei de meu cônjuge?”
Aquilo que você mais requisitou é, possivelmente, algo que faz parte de sua linguagem do amor. Tais solicitações que, provavelmente, foram interpretadas por seu cônjuge como “superficiais”, são, no entanto, tentativas de assegurar o amor dele para com você. Eliza, utilizou-se dessa forma para descobrir sua primeira linguagem do amor. Ela partilhou comigo, ao final de um sessão do seminário: Ao olhar para trás, aos dez anos de meu casamento e perguntar a mim mesma o que mais solicitei de Pedro, minha linguagem do amor tornou-se óbvia. Tenho, quase sempre, requisitado dele “Qualidade de Tempo”. Repetidamente sugiro que façamos um piquenique; passemos um fim-de-se¬mana na praia; desliguemos a televisão e conversemos por, pelo menos uma hora; caminhemos juntos e assim por diante. Sinto-me negligenciada e mal-amada porque ele raramente aceita minhas propostas. Tenho recebido lindos presentes em meu aniversário e em ocasiões especiais e Pedro não entende por que não tenho demonstrado mais entusiasmo com eles. Fez uma pequena pausa e continuou: Durante seu seminário, surgiu uma luz no fim do túnel e nós dois percebemos isso. Durante o intervalo, meu marido pediu-me perdão por, durante todos estes anos, ter sido tão duro e resistente às minhas solicitações. Ele prometeu que as coisas serão diferentes daqui para frente, e eu acredito que sim. Outra forma para seu cônjuge descobrir sua primeira linguagem do amor é observando o que você faz e diz para expressar amor a ele. Há grandes chances de que o que realiza por ele (ela), seja exatamente aquilo que gostaria que ele (ela) fizesse por você. Se, porventura, constantemente se utiliza de Formas de Servir para com seu cônjuge, talvez (nem sempre) essa seja sua linguagem do amor. Se Palavras de Afirmação fazem com que você se sinta amado (a), há grandes chances de que as utilize para transmitir amor ao seu cônjuge. Portanto, você pode descobrir sua própria linguagem do amor ao perguntar-se: Como, de forma consciente, expresso amor a meu cônjuge? Mas... lembre-se de que essa é apenas uma possível dica para se descobrir sua linguagem do amor; não é um indicador infalível. Por exemplo: um marido que aprendeu com seu pai a expressar amor à esposa através de presentes, faz isso por seguir os passos de seu pai. No entanto, Receber Presentes talvez não seja sua primeira linguagem. Ele, simplesmente, faz o que via seu pai praticar.
Dê uma parada e escreva em um papel,
o que, em sua opinião, é sua linguagem
do amor. Depois aliste as outras
quatro em ordem de importância.
São três as sugestões para se descobrir a primeira linguagem do amor:
1.  O que seu cônjuge faz, ou deixa de realizar, que mais o (a) magoa? O oposto a isso é, provavelmente, sua linguagem do amor.
2.  O que você mais solicita de seu cônjuge? Aquilo que mais requisita dele, é provavelmente o que faz você sentir-se mais amado (a).
3.  Qual a forma mais freqüente de você expressar amor a seu cônjuge? Essa pode ser uma indicação de que, através da mesma, também se sentiria amado (a).
Ao utilizar estas três indicações, provavelmente será possível descobrir sua primeira linguagem do amor. Se ficar em dúvida entre duas delas, e achar que qualquer uma poderia ser a sua, existe a possibilidade de você ser bilíngüe. Desta forma, as coisas ficam mais fáceis para seu cônjuge. Agora, ele tem duas escolhas em que ambas lhe comunicarão amor de forma mais profunda. Dois tipos de pessoa terão dificuldade em descobrir suas primeiras linguagens do amor. A primeira delas é a que mantém seu “tanque do amor” cheio durante longo tempo. O cônjuge expressa seu amor através de várias formas e ele não tem certeza sobre qual delas faz com que se sinta mais amada (o). Ele simplesmente sabe que é amada (o). O segundo tipo é aquele cujo “tanque do amor” está vazio há tanto tempo, e não se lembra mais o que o (a) faz sentir-se amado (a). Em ambos os casos, se voltarem à época em que se apaixonaram e perguntarem-se a si mesmos: O que me atraía nele (nela) naquela época? O que ele (ela) fazia, ou dizia, que me motivava a querer ficar ao seu lado? Se você conseguir “cavoucar” essas reminiscências, obterá uma idéia de qual seja sua primeira linguagem do amor. Outro método seria o de perguntar-se a si mesmo (a): Que tipo de esposo/esposa seria melhor para mim? Se fosse possível ter um cônjuge perfeito, como ele seria? A imagem que você projetar do (a) esposo (a) ideal pode lhe dar alguma dica de qual seja sua primeira linguagem do amor. Depois disso tudo, gostaria de sugerir que gastasse um pouco de tempo e escrevesse a respeito de qual você acha ser sua primeira linguagem do amor. Depois, aliste as outras quatro, em ordem de importância. Registre, também, qual em sua opinião é a primeira linguagem do amor de seu cônjuge. Se desejar, relacione também as outras quatro em ordem de importância. Sente-se com seu (sua) esposo (a) e conversem sobre qual, em sua opinião, é a primeira linguagem do amor dele/dela. Daí, digam um ao outro quais vocês acham ser suas próprias linguagens do amor. Uma vez que tenham compartilhado essas informações, sugiro que “brinquem” três vezes por semana um jogo chamado “Checagem de Tanque”. Divirtam-se da seguinte maneira: Ao chegarem em casa, perguntem um ao outro:
TEM CONTINUAÇÃO DIARIAS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário