quarta-feira, 10 de julho de 2013

AS LÍNGUAGENS DO AMOR-P/56—ULTIMA PARTE



10 e 11. Amar é um Ato de Escolha & O Amor Faz a Diferença

Conceito Importante

Optar por amar na linguagem de nosso cônjuge ofere­ce muitos benefícios. Pode curar feridas do passado e forne­cer um sentimento de segurança, autovalor e significado. As características instintivas da paixão diferem grandemente do ato da escolha, que é baseada na vontade e pode suprir a mais profunda necessidade emocional do cônjuge.
1. Como Brent no capítulo 10, nosso “tanque” do amor pode estar quase vazio sem que saibamos o porquê. Não quere­mos magoar nosso cônjuge, mas podemos ir atrás de mui­tas formas impróprias para tentar suprir nossa carência. Avalie honestamente estes pensamentos e ações, à luz das necessidades não supridas. Há alguma forma melhor de suprir suas carências? Você estaria disposto (a) a investir dois meses e testar o velho ditado: “Dai e vos será dado?” Por que não começar hoje mesmo e ver o que acontece?
2. Um alvo mais elevado é amar pela satisfação de dar, ao invés de receber. Examine suas mais recentes expressões de amor a seu cônjuge. O que você esperou receber em troca? Se não receber alguma coisa em troca, isso alterará seu comportamento? Algumas vezes esperamos resulta­dos imediatos. Lembre-se: “Roma não foi construída em um só dia!” O amor é mais importante do que a constru­ção desta cidade. Dê um tempo.
3. Focalize, agora, os atos de amor que seu cônjuge aprecia­ ria, mas que não são naturais em você. Quem sabe deixou de fazê-los e precisa agora que seu cônjuge, honestamen­te, o relembre.
4. Significado, autovalor e segurança. Estas três coisas são imprescindíveis ao nosso bem-estar. Sejam abertos e vul­neráveis um com o outro, e compartilhem a impossibili­dade de atingi-los sem o amor e atos de ambos.
5. A utilização da linguagem errada não é uma experiência neutra, mas sim extremamente negativa. Consulte no ca­pítulo 11 a experiência de Jean e Norman. O conflito ex­tremo de 35 anos baseava-se em um simples mal-entendido. Reveja as áreas de conflito e como elas se relacionam com uma ênfase imprópria na linguagem de amor errada.

Para Discussão em Grupo

Muitas vezes os casais procuram obter segurança ou autovalor ao coagir ou manipular um ao outro na tentativa de suprir suas necessidades emocionais. Por outro lado, uma dedicação total de seu melhor ao cônjuge não garante que receberá amor em troca. Debata sobre o risco que existe de não se chegar a ter as necessidades supridas, mesmo que se ofereça o melhor. Que outros princípios além da linguagem do amor podem melhorar um casamento?

12. Amando Quem Não Merece Nosso Amor

Conceito Importante

É possível, porém difícil, expressar amor para quem não merece nosso carinho. Mesmo que sejamos destratados (as) e aborrecidos (as), sem qualquer sentimento positivo, a não ser a dor. Apesar disso, atitudes positivas baseiam-se na es­colha, não nos sentimentos. A aplicação da linguagem certa do amor oferece possibilidades milagrosas.
1. Se o seu casamento está com sérios problemas, como os descritos neste capítulo, você deve estabelecer um sério compromisso da vontade, para assumir a experiência que se segue: Há riscos de dor e rejeição, mas existe também a possibilidade de que seu casamento torne-se saudável e realizado. Avalie os custos, pois é válido tentar. Os quatro passos a seguir (itens 2 a 5) provavelmente levarão por volta de uns seis meses para atingir resultados semelhantes à situação de Glenn e Ann. A fé na ajuda de Deus au­mentará grandemente as chances de sucesso.
2. Pergunte como você pode tornar-se um cônjuge melhor e, no que diz respeito à atitude do outro, aja com base na informação da resposta. Continue tanto na busca de mais informação, como na procura de atender aos desejos que lhe forem apresentados com todo seu coração e vontade. Assegure seu cônjuge de que seus motivos são puros.
3. Quando receber um “relatório” positivo saberá que existe progressos. Solicite a seu cônjuge um pedido não ameaça­ dor mas específico para facilitar-lhe as respostas. Quer ele (ela) responda imediatamente, ou não, peça um relatório a cada mês. Certifique-se de que se relaciona com sua pri­meira linguagem do amor para que comece a encher seu “tanque” vazio.
4. Quando seu cônjuge responder e suprir sua necessidade você estará apto (a) a corresponder não somente com a vontade, mas também com as emoções. Se  não houver reação, continue com um retorno positivo e afirmação.
5. Se o seu casamento desenvolver-se, certifique-se de não “descansar sobre os louros” e esquecer a linguagem e as necessidades diárias de seu cônjuge. Você está no cami­nho da realização de seus sonhos, mas continue assim. Mantenha o registro de suas atividades para avaliar o pro­gresso.

Para Discussão em Grupo

Muitos casamentos terminam em divórcio devido a uma recusa em humilhar-se e a servir um ao outro, mesmo em meio à rejeição. Debatam os méritos dos ensinos de Jesus Cristo neste capítulo, e também em Lucas 6.27. “Amai vossos inimigos”. Reveja também o significado das atitudes do Mestre, quando lavou os pés de seus discípulos (Jo 13.5,12-17).

13. Os Filhos e as Linguagens do Amor

Conceito Importante

As cinco linguagens do amor aplicam-se também aos fi­lhos, apesar deles não estarem conscientes de suas próprias ne­cessidades e poderem, ou não, entender suas devidas atitudes.
1. Palavras de Afirmação —Ao educarmos nossos filhos, te­ mos a tendência de criticar suas falhas. Se extrapolada, esta atitude pode provocar conseqüências nefastas em sua vida adulta. Determine a si mesmo elogiar seu filho por toda atitude correta que ele praticar na próxima semana. Um mínimo de dois elogios ao dia é um bom alvo.
2. Qualidade de Tempo — Desça ao nível de seus filhos. Des­cubra os interesses deles e procure conhecê-los o máximo possível. Quando estiver com eles, fique totalmente pre­sente, dando a eles atenção integral. Separe um momento diário para gastar com cada um de seus filhos, nem que sejam poucos minutos por dia, mas dê-lhes “Qualidade de Tempo”. Coloque isso como prioridade em sua vida.
3. Receber Presentes — Presentear exageradamente um fi­lho pode fazer com que estes brinquedos tornem-se sem sentido, e também transmitir à criança um falso valor das coisas. No entanto, presentes periódicos, premeditadamen­te escolhidos e dados juntamente com palavras afirmati­vas do tipo: “Eu amo você; então quis lhe trazer este pre­sente”, podem ajudar a suprir a necessidade de amor de uma criança. Da próxima vez que você comprar ou ofere­cer um presente a seu filho (a), expresse amor verbalmen­te quando for entregá-lo. (Outra forma de expressar amor a seu filho é negar-se a dar a ele algo que seja inadequado: “Eu amo você; por isso não vou lhe comprar uma cobra como animal de estimação!”)
4. Formas de Servir — Apesar de você constantemente reali­zar as coisas por seu filho, na próxima vez que terminar uma tarefa que seja especialmente significativa para ele, faça questão de dizer que realiza aquilo porque o (a) ama muito. Escolha algo que não seja especialmente agradá­vel a você, mas que seja muito importante para ele. Ad­quira uma nova habilidade na área acadêmica ou mecâni­ca, para ficar um pai mais completo.
5. Toque Físico —Abraços, beijos e toques adequados são muito importantes para o “tanque” emocional de seu fi­lho. Leve em consideração “a idade, o temperamento, a linguagem do amor, etc., de cada filho e determine uma aproximação especial nessa área. Quando eles crescerem, você precisará aprender a ser mais sensível, mas também deve continuar com o hábito de tocá-los para a afirmação dos mesmos.
6. Em caso de descobrir a primeira linguagem do amor de seu filho, ponha sua atenção nisso e use-a regularmente. Porém, não negligencie as outras quatro. Elas poderão ter muito significado uma vez que você já aprendeu a falar-lhe em sua primeira linguagem.
MEU FACEBOOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário