domingo, 16 de janeiro de 2011

DIALOGO HONESTO NO CASAMENTO-P/04


DIALOGO HONESTO NO CASAMENTO-P/04
"Sei de que lado fica o norte"; "Você precisa me reconhecer como seu líder". Isto magoa profundamente as esposas, e não é de se admirar! Meu amigo Russ Kelfer tem uma opinião sobre o conceito da submissão feminina aos homens: "Em lugar algum das Escrituras encontramos a frase: 'Maridos, façam com que suas esposas sejam submissas a vocês...' Um dos grandes impedimentos para a submissão da esposa e um dos maiores proveitos para o movimento da liberação feminina, têm sido os autocráticos, insensíveis e tolos conhecidos como maridos evangélicos cristãos. O problema da submissão é entre a mulher e Deus. O papel do marido é amá-la (amor ágape) tanto e de maneira tão consistente que ela não resista à condição santa da submissão". Considere o presidente de uma empresa, o qual possua vários funcionários sob seu comando. Até onde ele irá para desenvolver um empreendimento de sucesso com uma força de trabalho leal, satisfeita e produtiva? Como ele motiva seus empregados a cumprirem suas diretrizes? Quais são algumas implicações de suas responsabilidades na liderança?
• Estabelecer condições de trabalho seguras e eficientes.
• Utilizar técnicas efetivas e motivacionais.
• Prover cuidados com a saúde.
• Estabelecer bons relacionamentos entre os funcionários.
• Estar atento às necessidades emocionais de cada empregado.
• Dar férias.
• Delegar poderes dentro de determinadas áreas do trabalho.
• Fazer críticas construtivas e encorajadora.
• Ser consistente como um líder íntegro e digno.
Caso o presidente da empresa incorporasse todas estas qualidades em seu estilo de liderança, ele nunca precisaria ordenar, manipular ou maltratar qualquer pessoa. Ao contrário, devido à sua atitude altruísta e senso de responsabilidade para proporcionar o bem-estar a todos, o desejo de fazer o melhor trabalho possível impregnaria toda a empresa. Os maridos precisam aplicar os mesmos mecanismos motivacionais em suas posições de líderes.
Responsável, Não Prepotente.
ESPOSA : Gosto da palavra responsabilidade. O marido é responsável por sua casa e pelas pessoas sob seus cuidados. Mas imaginem como seria frustrante ter tal responsabilidade e ninguém reconhecer sua posição. Seria como ocupar o cargo de presidente de uma empresa e ninguém dirigir-se a você para dar satisfações, ouvi-lo ou cumprir suas ordens. Estas mesmas pessoas, as quais não cooperam, ainda esperam que você organize eventos e planeje projetos para aumentar o orçamento! Quantas vezes tenho me rebelado (mais em pensamentos que em atitudes), ao pensar que meu MARIDO está tentando me controlar, quando, na verdade, deseja apenas cuidar de mim. Ainda assim, muitos homens interpretam o "líder" como um "ditador". Não é este o significado, e não me admiro que uma esposa não aceite estar submissa a um marido inseguro e ameaçador, que precisa dar a primeira, a última e a palavra do meio, para que sua vontade seja satisfeita.
MARIDO : O marido não deve agir como um fanático autocrata, ordenando: "Submeta-se à minha autoridade!"; "Faça o que eu mando!"; "Não ouse questionar minhas decisões!" Ele não é um general, mas um líder gentil. E, ao desempenhar suas responsabilidades como o cabeça da família, ele obterá mais facilmente os resultados almejados: companheirismo, compatibilidade, unidade, lealdade e respeito.
O Papel de Liderança dado por Deus
ESPOSA merece nota dez como excelente encorajadora que é. Mas não vou dar a mesma nota para esta categoria: sua insubmissão à minha liderança. As minhas subseqüentes tentativas dominadoras de controlá-la causaram-nos uma experiência denominada por ela como: "o bem-aventurado estágio do matrimônio chamado inferno na Terra". Aqueles dias estão perdoados, e ela passou a ver-me como um homem com um vazio que somente ela poderia preencher. Deus criou-me desta forma. Não que eu seja um líder violento, mereça a submissão dela ou seja egocêntrico, mas vim ao mundo para liderar algo
e, sendo minha esposa, Ela foi a eleita. Só porque fui criado pelo nosso Pai para ser líder, não quer dizer que sou melhor do que ela. Apenas fomos feitos com papéis diferentes para "desempenhar" na face da Terra. Minha ESPOSA e eu precisamos ser um, e para tal, temos de trabalhar para atender às necessidades um do outro.
ESPOSA : Sinto como uma ferroada o fato de ser submissa a Meu MARIDO, quando leio na Escritura que sou sua semelhante. Nosso relacionamento é o mesmo do que Jesus com seu Pai. Cristo é Deus; no entanto, submete-se totalmente à autoridade da primeira Pessoa da Trindade (1 Co 15.28; Fp 2.6-8). Eles são iguais, porém cada um possui papéis diferentes em seu convívio eterno. Algumas esposas preferem resistir ao seu papel ordenado por Deus e tentam controlar seus maridos. O que se segue é um trecho da carta de um marido, a qual ilustra claramente este ponto. É um círculo vicioso! Janice manda em nossa casa, mas contra a minha vontade. É impossível satisfazê-la! Sua necessidade de precisão e ordem é interminável, e minha habilidade para agir desta forma em todos os níveis é deficiente de acordo com seus padrões. Ela então crê que nosso relacionamento é desequilibrado e não se sente capaz de proporcionar-me as coisas que preciso desesperadamente naqueles momentos em particular. Começo a me sentir rejeitado e não aceito por ela como marido e pai, e fico estimulado a procurar aceitação em qualquer outro lugar... nos braços de outra mulher. Odeio esta situação, mas apenas não sei como modificar as coisas. Em Busca de Estima MARIDO : Lembro-me de um casal que vi há alguns anos. Eram novos convertidos, mas quando ele confessou que tivera 11 casos (contados), os dois decidiram que era hora de buscar aconselhamento. Certo dia sua esposa veio falar comigo sozinha. Ela chegou tarde, explicando que seu carro não dava partida. Quando perguntei como ela então conseguira fazer com que funcionasse, ela disse: "Levantei o capo, detectei a peça defeituosa, consertei-a, e o carro funcionou "Você deve estar brincando!" acrescentei. "Oh, não! Quando algo está errado, eu conserto. Semana passada uma peça do meu fogão apresentou um defeito. Tirei-a, fui até a oficina autorizada, comprei uma nova, instalei no lugar da antiga e o fogão voltou a funcionar. Pode acreditar que se eu fosse esperar aquele molenga consertar as coisas elas nunca mais funcionariam". Então eu respondi: "Você não está agindo como eu aconselhei. Concordo que seu marido tenha uma grande parcela de culpa, mas você é a maior parte do problema. Por ser auto-suficiente, tem feito com que ele se sinta desnecessário. Sua força causa-lhe a impressão de que você vive melhor sem ele". É claro que ele também era culpado pelo que estava acontecendo. Não estou minimizando isto, mas consideremos suas necessidades masculinas. Mais tarde falaremos também das femininas. Por isso, agüente mais um pouco. Este marido ocupava as camas extraconjugais tentando sentir-se atrativo e necessário a uma mulher. Estava desesperado à procura da confirmação de sua masculinidade. Por acaso cometeu um pecado? Sim. Seu comportamento tem desculpa? Não. Ele é responsável pelos seus atos? Sim. Mas o que o estava motivando? O que o Diabo desejava capitalizar? A sua esposa o fez sentir desnecessário em seu próprio lar.
ESPOSA : Lar para alguns homens significa insegurança; para outros, derrota, tumulto, hostilidade ou pressão.
Pelo que dizem lar significa rejeição...
Rejeição pelo que eles fazem...
Rejeição pelo que são.
E o papel desempenhado pelas esposas nos lares, aos olhos dos maridos, não pode ser excessivamente enfatizado.
O Caso do Marceneiro Desmotivado
MARIDO : Tive dois anos de curso profissionalizante na área de marcenaria, no colegial, cujo professor era o treinador de futebol, e fiz apenas um cassetete e uma pequena estante para a guarda do material esportivo - nada de extraordinário. Após a formatura não me interessei mais pelo trabalho com madeira. Entretanto, aproxi-madamente aos trinta anos, comecei a acreditar que poderia fazer alguns móveis.
A marcenaria parecia uma profissão de homem para mim. Então estava ansioso para fazer uma nova tentativa. O sucesso preencheria minhas necessidades masculinas. Comprei uma serra especial, algumas toras de madeira e fiz um pequeno armário. Dei-o de presente a minha ESPOSA, que o pendurou na parede e colocou dentro dele seus objetos pessoais. Quando chegavam as visitas ela dizia: "Olhe o que o meu hábil marido fez". Eu tentava agir naturalmente, mas por dentro adorava aquilo. Então tornei-me um "expert" em fazer pequenos armários. Eles estão agora por toda a casa. Fiz este trabalho até abusar-me dele; então abandonei este "hobby". Como já sabemos, a "carne" nunca está satisfeita e tudo isto fazia parte de minha jornada para satisfazer a auto-estima masculina, e não a fim de fazer armários para minha ESPOSA.
Os anos se passaram, e certo dia minha ESPOSA disse, preciso que você faça outro armário para o quarto dos meninos". Naquele momento não consegui compreender o que, na verdade, ela me dizia: "Marido, ame-me mais uma vez como você costumava fazer". Pensei que ela estava me pedindo para fazer um armário! Eu já tinha feito tantos... Aquilo não me satisfazia mais. Por isso ignorei o seu pedido. Após um mês ela pediu novamente. Mais uma vez não a atendi, trinta dias depois, outra solicitação que também foi esquecida. Uma tarde cheguei em casa vindo do escritório e ela disse: "Oi, tenho uma surpresa para você!" Segurou a minha mão e levou-me até o quarto dos meninos. Ali na parede estava o novo armário feito por ela, e parecia ser tão bom quanto os meus. Algo dentro de mim morreu quando vi aquele objeto. Não recordo qual foi minha resposta; provavelmente disse que estava ótimo, mas interiormente eu estava arrasado. Anos mais tarde, ao ministrar um aconselhamento, o Senhor trouxe este episódio à minha mente e deu-me uma nova compreensão do que me acontecera. Quando vi o armário feito por minha ESPOSA, achei que ela pudesse viver muito bem sem a minha companhia e, na verdade, significava, que ela não mais precisava de mim.
ESPOSA : E com freqüência somos questionados: "Certo. Mas o que esta mulher deveria ter feito?" Para certos homens aquilo não seria uma ameaça. Eles até diriam: "Vá em frente e faça o armário!" Entretanto, esta é uma situação rara. Muitos homens sentem-se realizados quando "consertam" ou "constroem" alguma coisa. De certa forma estas atitudes reforçam suas necessidades interiores para serem competentes e estarem no controle da situação. Eles estão aptos a dominar seu mundo de "coisas". E, é claro, a maioria deles sente muito prazer ao demonstrar suas habilidades e forças em qualquer área, devido à admiração e elogios que recebem. Mas se você é casada com um homem que, assim como meu MARIDO, sente-se ameaçado por suas habilidades e forças, pode então esperar certas repercussões negativas quando superar ou igualar-se a ele em suas performances. Coloque-se no lugar dele e tente compreender o que poderia acontecer a você caso ele deliberadamente exagerasse em uma de suas atitudes carnais. O ideal é que vocês dois possam estabelecer o diálogo e trabalhar juntos na solução deste problema. Caso seja casada com um homem passivo, ele permitirá que você tome conta da casa! Mesmo neste caso, ambos terão de conversar sobre as atitudes carnais que não são expressas por Cristo, cuja vida se manifesta através do marido e da mulher. Apenas lembre-se: quando você apontar suas falhas humanas, esteja preparada para também receber o mesmo tratamento. Então o que você faz? Explique que precisava do armário e via este ato como uma expressão de amor, e, da forma como dissemos anteriormente, diga o quanto (na escala de um a dez) isto é importante para você. Assim, ele terá elementos para avaliar o motivo de sua necessidade de um novo armário. Acima de tudo, permita que Cristo viva por seu intermédio.
Homens Fortes, Casamentos Fracos
MARIDO : E quanto a você? Deus a criou como uma nova mulher em Cristo que acredita em suas próprias forças seu talento, sua sabedoria e habilidade? Não, você é um produto da "gravidez espiritualmente planejada". Foi feita novamente em Jesus. Bem, a idéia não é minha; leia sobre o assunto nas Escrituras. Leia Efésios 2.10 e observe: "Somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras", não por intermédio de sua mãe.
ESPOSA : Qual a proveniência de suas afirmações? Talvez você precise ser forte para sobreviver, ampliando então sua fortaleza. Quem sabe, tenha sido criada por pessoas corajosas e a chave para a aceitação delas e sua própria foi a sua força. Então, você pode ter conseguido este conceito brincando de "senhor do ringue". Mas agora tudo isto é obra da carne. É lógico que precisamos ser fortes... mas "no Senhor e na força do seu poder" (Ef 6.10)... não em nós mesmas. E esta força nEle nos capacita a nos submetermos quando não queremos. Sua fortaleza nos dá o poder de refrearmos nossa língua, não sermos mandonas e dominadoras. Seu poder nos dá condições de amarmos quando nos sentimos desprezadas; servirmos quando não queremos; sermos humildes e pedir perdão quando a culpa na verdade não é nossa. A fortaleza de Deus e a que você desenvolveu em seu próprio mundo estão em pólos opostos. A sua é ofensiva para o Todo-Poderoso. Somente a dEle é aceitável.
MARIDO : Descobrimos que a mulher a qual possui uma natureza agressiva provavelmente não é casada com um homem mais forte do que ela. Seu marido deve ter uma natureza passiva ou uma masculinidade carnal. Caso seja a primeira alternativa a verdadeira e ambos estejam casados há vinte anos, a oração constante dela é: "Senhor levanta este homem do sofá e faça com que ele se envolva em alguma coisa dentro de casa. Ele apenas senta ali e diz: 'Pergunte a sua mãe'. Se for a segunda, deve provavelmente haver uma batalha ferrenha na terra, na água e no ar. Ele pode insultá-la com observações humilhantes na frente dos amigos, da família ou até mesmo de pessoas desconhecidas. Você é o objeto da ridicularização, ou até mesmo do sarcasmo. Ele pode ter se envolvido em alguns casos amorosos durante anos, embora seja considerado um superastro na igreja. Como eu sei? Pois esta é a descrição de centenas de conselheiros assim como eu é minha esposa. Mas, graças a Deus, Ele transformou as coisas para nós através das verdades que estamos oferecendo a você neste livro. Eis um conselho amigável: se você é casada com um homem ameaçador, não concorra com ele! Caso o faça, ele será forçado a tomar alguma atitude masculina através da qual você não possa convencê-lo. Não o afronte (caso saiba que ele nunca irá vencê-la, seria uma sábia atitude não tomar a frente das coisas!), ou ele adotará um "hobby" individual e insistirá para que você vá aos compromissos sozinha.
ESPOSA : Em um certo verão, lembro-me de estar ensinando em uma concentração de atletas cristãos. Após compartilhar este conceito com aquelas jovens bem-sucedidas e ativas, fui interrogada pela maioria delas com a seguinte pergunta: "Então deveríamos recusar a jogar ou competir nos esportes? Precisamos fingir que perdemos? Isto não está correto!" Mais uma vez, seu marido pode estar apto a lidar com suas qualidades superiores em certos aspectos. Preciso ser honesta e dizer que tenho encontrado poucos deles. Nos primeiros anos de casamento eles podem até dizer: "Esta é minha esposa! Ela não é o máximo?" Porém, com o passar dos anos cresce o ressentimento. Caso tenham filhos pode ser prejudicial para eles verem sua mãe dominar seu pai. Isto produzirá uma filha tão "forte como alho" que compete com sua força. Ou um filho ameaçado que não possui a mesma consistência do pai. As coroas que você recebe pela atuação exacerbada, podem transformar-se em cativeiro controlador da vida de seus filhos ou filhas. Ter um livro cheio de recordações de suas conquistas ou um armário cheio de troféus pouco contribue para acalmar um coração ferido. Lembre-se que sua classificação de trabalho possui uma área prioritária Cristo faz parte de sua existência, e permitir que Ele expresse esta vida através de você é o seu maior objetivo e o mais precioso troféu. Não Há Vencedores no Cristianismo Competitivo MARIDO : Eis um problema ainda mais devastador - estes apelos dos maridos ferem nossos corações: "Querida, não concorra comigo em sua vida cristã, ou deixarei de freqüentar a igreja com você. Você vai a dois estudos bíblicos por semana. Recita os versículos memorizados por toda a casa. Comprou cinco Bíblias - todas de luxo - uma repousa aberta sobre a mesa do café esperando que eu a leia. Ouço você conversando com sua companheira de oração ao telefone, e a conversa soa como se estivesse lendo as Escrituras. Você utiliza palavras como 'vivificar' e 'tardar'. Ei, ninguém mais utiliza este vocabulário a não ser a linguagem bíblica! Tornar-me um cristão como você é coisa que me assusta". Caso estas palavras pareçam ter sido escritas por seu marido, e ele tenha aceitado a Cristo, há chances de ele ser um cristão introvertido até que você parta primeiro para a eternidade. Ele não irá mais aceitar competir com você. Como um novo crente, ele precisa iniciar em uma bicicleta com rodas de apoio enquanto você já está em um Mercedes de tanque cheio. Se sua atitude carnal é sua segurança, pode então pensar que morrerá caso a perca. Ao contrário, é exatamente o que o Espírito Santo está desejando tirar de sua vida para que Cristo possa tornar-se sua força. Aprenda com Gideão. Deus diminuiu o seu exército de 32.000 para trezentos homens, pois não reconheceriam a vitória que o Senhor lhes concederia em breve (Jz 7.2). Você trocará suas forças humanas pela do Todo-Poderoso... e ser aperfeiçoado nas suas fraquezas? Diga-lhe que este é seu desejo. O processo do refinamento não será fácil, mas você ficará satisfeitíssimo com os resultados.
Confortável em um Mundo Invertido
ESPOSA : Algumas vezes homens e mulheres acostumam-se a conviver com os papéis invertidos. Tomemos os pais de meu MARIDO como exemplo.
Sua mãe era definitivamente uma líder. Porém, se pudéssemos ter conversado com ela sobre seu "relacionamento invertido", ouso arriscar que ela teria dito: "Mas eu gosto de liderar. Sempre fui uma pessoa competente, cheia de força e agressividade. Não me incomoda o papel de liderança. Na verdade sinto-me muito confortável nele". E se pudéssemos ter entrevistado seu pai sobre o assunto, ele teria dito: "Oh, ela gosta de tomar decisões e confrontar as pessoas. Eu não. Ela sempre está no comando, e é assim que eu gosto". Você pode estar vivendo este mesmo tipo de situação - com os papéis invertidos - e perguntar: "Por que deveríamos trocar se gostamos deles assim? Ambos estamos confortáveis. Para que modificar as coisas?" MARIDO : Voltamos à lei da gravidade. Quando o casamento é construído com base na liderança da esposa, e o marido desempenha o papel de submisso, como já disse anteriormente, tudo está errado. Algo sofrerá, seja o casamento, as crianças ou mesmo os adolescentes, pois não podemos violar a vontade de Deus sem causar problemas. Mas lembre-se: as maneiras divinas são todas para o nosso bem (leia Rm 8.28,29). Então a mudança é um esforço válido. O Senhor lhe pagará dividendos tanto no presente como na eternidade.
ESPOSA : Talvez a melhor maneira de demonstrar este ponto seja permitir que a esposa competitiva partilhe sua experiência conosco. A carta abaixo, de uma determinada amiga, ilustra perfeitamente este tipo de casamento. O eventual resultado enfrentado por esta querida irmã foi, contra sua vontade, ser transferida novamente para o grupo das solteiras: Querida AMIGA, Encaixávamo-nos perfeitamente no modelo da família ERRADA. Que bagunça inacreditável. O inferno na terra foi criado de maneira tão silenciosa sob o telhado da casa que parecia ser o lar ideal aos olhos do mundo. Um de nossos problemas era a competição. Eu venci meu marido em todas as atividades físicas das quais já participamos. Comecei a andar de bicicleta há alguns anos e rapidamente dominei o esporte.
Pedalar trezentos quilômetros em dois dias era uma recreação! Eu o achava meio sem importância, pois ele não conseguia pedalar quarenta (apenas um passeio para mim) sem ficar exausto. Tênis? Ah, eu podia eliminá-lo em minutos. Eu tomara apenas algumas lições e tinha muita habilidade natural. Mal podia esperar para levá-lo até a quadra e demonstrar minha destreza. No ano passado entramos para uma corrida de barcos à vela, de 75 metros. Ele há muito sonhava com esta embarcação e passou meses aprendendo a manejá-la e navegar nela. Como você sabe, é preciso um pouco de habilidade para colocar o recuo sem raspar as laterais ou bater no arco. Bem, adivinhe quem qualificou-se como expert na primeira tentativa? Eu realmente fiz uma coisa inédita. Nunca tentei velejar enquanto ele estava a bordo. Oh, eu realmente afirmei a mim mesmo em muitas áreas. Infelizmente, nenhuma delas encorajou meu marido a passar "qualquer" momento de recreação comigo.
"Da Próxima Vez, Eu Vencerei!" Fomos vê-los o mais rápido possível e conversamos com ela primeiramente. Ela estava ciente do que havia ocorrido e queria desesperadamente uma segunda chance. Então nós o visitamos. Não sabíamos precisamente seu endereço. Por isso, ele foi ao nosso encontro em um local combinado previamente - em seu Porsche. Nós o seguimos até sua nova casa. Ele tirou o casaco, a gravata, e ofereceu-nos alguns refrescos. Enquanto conversávamos, ouviu-nos com muita educação e, quando terminamos, disse-nos: "Vocês não imaginam o quanto apreciei seu amor e interesse. Mas não tenho a intenção de voltar à condição de homem casado. De modo algum". Fez uma pausa e acrescentou: "Mas caso isto acontecesse, eu venceria da próxima vez". Que tristeza! São tantas as histórias - de pessoas reais. Certa vez estávamos em uma conferência - como conferencistas - e um dos casais que mais nos atraiu neste encontro estava conosco em uma atmosfera confortável. Ele era um empresário bem-sucedido. Sua esposa era sua sócia nos negócios. Ele falou sobre seus clientes, e ela também se referiu à mesma coisa. Eles pareciam completar um ao outro tão bem! Certa manhã, antes do término da conferência, alguém bateu à porta de nosso quarto. Era aquele empresário, e o convidamos para entrar. Antes que pudéssemos iniciar qualquer conversa, ele exclamou: "Estou deixando minha esposa". Olhei para o meu esposo e em seguida para ele e perguntei: "Por quê?" Nenhum de nós jamais esquecerá sua resposta: "Mary não precisa de mim. Ela ficará bem sem a minha companhia. Encontrei uma mulher que necessita de mim".
"A Mulher que Precisa de Mim"
MARIDO : Isto é muito comum hoje em dia. Como o inimigo tem sutilmente corroído os lares. Até mesmo os programas de televisão enviam esta mensagem, através dos filmes, novelas e seriados onde os homens são passivos, calmos e as mulheres mandonas e autoritárias.
ESPOSA : Quantos registros nós temos - arquivos contendo histórias trágicas! Quantos casos em que o homem abandona a esposa eficiente, capaz, independente e voluntariosa, por "uma mulher que precisa de mim"! Isto não significa que o marido deixe de amar sua esposa e apaixone-se por outra. Ao contrário, ele se decepciona com a primeira e encontra satisfação com a segunda... e chama isto de amor. Suas necessidades estão sendo atendidas no novo relacionamento.
Casamento "Autodestrutivo"
MARIDO : Passamos a acreditar, após aconselhar muitas centenas de casais, que o casamento mais vulnerável ao divórcio é aquele onde o marido passivo ou machista une-se a uma mulher autoritária. E a única maneira garantida e infalível para "desarmar" tal casamento "autodestrutivo" é fazendo com que ambas as partes abandonem seu comportamento carnal e permitam que Cristo expresse sua vida por intermédio deles, para que possam atender às necessidades um do outro, pois será apenas uma questão de tempo até que o casamento comece tanto a explodir como a implodir.
ESPOSA : A esposa pode ser bastante destrutiva neste tipo de relacionamento, caso não seja sensível às coisas julgadas importantes por seu marido. Ela com freqüência resiste à vontade dele, expressando falta de confiança em suas decisões, corrigindo-o em público (mesmo brincando, gesticulando e dizendo não), ou através da correção excessiva, geralmente denominada censura. Submissão é um ministério em benefício de nossos maridos; quando enxergamos desta forma, torna-se mais agradável do que obrigatório.
Tomando a Decisão Correta
Enquanto falamos do tópico submissão, tratemos do processo da "tomada de decisão". Esta parece ser uma área de grande discussão, ou deveríamos dizer grande dissensão? Já enfrentei algumas lutas difíceis com ela, especialmente quando vejo meu MARIDO tomando decisões familiares as quais sinto que realmente não estão corretas. Tem levado algum tempo, mas o Senhor sempre faz com que meu esposo fique mais sensível a mim neste aspecto do nosso relacionamento. MARIDO : Na figura a seguir, o lado esquerdo representa o marido, e o direito a mulher. Lembre-se que cada um é dotado de certos talentos, habilidades e dons espirituais concedidos por Deus, que os criou. O principal objetivo desta ilustração é ensinar, sob a autoridade divina, como proceder o amor ágape um para com o outro pela fé. Criemos uma situação hipotética - digamos que minha ESPOSA e eu estejamos questionando: "Deveríamos plantar um grande jardim na primavera?" Falando genericamente, como homem, tomo decisões pela perspectiva lógica; já minha ESPOSA utiliza sua intuição. Eu diria: "Eis minhas razões para acreditar que deveríamos plantar um grande jardim: A,B,C, etc". Minha ESPOSA, por sua vez, afirmaria: "Bem, apenas não sinto que devamos plantar um jardim este ano". Caso eu perguntasse o motivo, ela seria duramente pressionada a dar sete motivos lógicos para seus pressentimentos. Durante muito tempo eu considerei suas idéias sem lógica
mas finalmente o Senhor me esclareceu que minha ESPOSA não é ilógica, é intuitiva, o que é excelente! Ela é a principal fonte de intuição em nosso relacionamento, e, caso a ignore, eu estarei sendo ilógico e prejudicando a mim mesmo por despeito. Deus falará comigo através de minha ESPOSA somente se eu a ouvir. É maravilhoso podermos partilhar os problemas com nossas esposas em áreas pouco conhecidas por elas e termos a solução do Senhor por intermédio delas. Ele honrará o fato de você ter se humilhado e dado a devida atenção. UM EM CRISTO, UM NO SUCESSO Deus ensinou-me o sentido literal da "unidade" designada por Ele para os cristãos no matrimônio não muito após minha entrada para o ministério do aconselhamento. Eu havia abandonado meu trabalho como professor de psicologia e juntamente com minha família mudamos, onde estabeleci um consultório de aconselhamento. Por muitas semanas, minha agenda de consultas ficou em branco. Meu orçamento estava apertado. Durante aqueles meses difíceis, comecei a sentir que Deus desejava que minha ESPOSA fizesse um curso bíblico para senhoras, e ela concordou. Colocamos um pequeno anúncio convidando as mulheres a virem até nossa casa na quinta-feira seguinte, e para nossa surpresa apareceram 47! Nossa residência não comportava aquela multidão. Então, mudamo-nos para uma maior. Na semana seguinte, ao recontar, havia 75. A segunda casa também tornou-se pequena. Então alugamos um auditório para 120 pessoas sentadas.
No sábado seguinte, eu lavava os pratos (ajudando minha ESPOSA) e ao mesmo tempo falava com Jesus: "Senhor... não compreendo nada disto. Minha ESPOSA tem suas centenas e não possuo ao menos um de cada vez! Foi a mim que enviaste para salvar esta CIDADE de seus pecados, não minha ESPOSA! Não estou tentando afrontar-te, Senhor. Sou um homem quebrantado, e caso tenhas um pequeno ministério para mim, está ótimo. Não preciso de uma grande multidão, mas certamente apreciaria se me explicasses o que está acontecendo".
Alguns pensamentos começaram a brotar em minha mente e, pela fé, creio terem sido a resposta do Senhor para mim: "HOMEM, você realmente admira sua ESPOSA, não?" "Sim, Senhor. Ela é uma pessoa muito competente". "Diga-me, HOMEM, você e sua ESPOSA não são uma só pessoa?" "Sim, Senhor". "E você sempre teve o desejo de ser uma testemunha viva do Evangelho, como ela, não?" "Sim, Senhor eu tenho". "Bem, parabéns. Agora você é". Você percebeu o que o Senhor disse?! Ele afirmou que aquela linha divisória na figura anterior não existe. Minha ESPOSA e eu somos um! Você pode dizer: "Oh, você está sendo muito literal; Deus apenas vê vocês como uma só pessoa". Certo, vou aceitar isto. Agora, uma vez que o Senhor constituiu as regras e Ele nos vê como um, o que somos? Um! Isto significa que estou livre! Não preciso mais discutir sobre este assunto! Qualquer atitude dela, sou eu quem estou fazendo; qualquer coisa que eu faça, é ela que estará realizando. Somos um. Não competimos ou invejamos um ao outro! Estamos juntos nisso tudo!
Falando e Ouvindo
Apliquemos então esta unidade ao processo da tomada de decisão. Minha ESPOSA e eu já discutimos os prós e os contras do jardim. Ela expôs seus pontos de vista e eu os ouvi. Enquanto ela falava, eu a olhava, não para as páginas da revista ou jornal, dizendo: "Sim, estou ouvindo. Diga tudo o que quiser". Ambos oramos sobre o assunto, e finalmente disse a ela: "Bem, gostaria de plantar o jardim". O que ela não precisa falar é: "Estranho, também orei sobre o assunto, e esta certamente não é a resposta que recebi do Senhor". Isto me deixaria louco. Realmente seria devastador e dificultaria minha atitude de permitir que Cristo vivesse através de mim naquela situação. Desarmando uma Bomba Poderosa ESPOSA : Neste momento, meu MARIDO precisa que eu o encoraje, apoie e anime. Preciso dizer: "Certo. O que plantaremos? Se pudermos decidir agora, irei hoje mesmo comprar as sementes". MARIDO : Naturalmente este tipo de encorajamento faria-me muito bem.
Mas se três meses depois, após uma das maiores secas na história do país, estivermos à mesa tomando café da manhã e o homem do rádio disse: "Bem amigos, parece que vem aí mais uma semana com tempo quente e seco". Digamos que os filhos ainda sejam novos e nós seis estejamos à mesa. O que eu não gostaria de ouvir de minha esposa?
ESPOSA : Eu poderia ser extremamente cruel e dizer algo deliberadamente designado a denegri-lo perante as crianças: "Vocês já estiveram no jardim, meninos? Nós o apelidamos 'tolice dos Gilhams'. Qualquer dia seu pai vai aprender a me ouvir - mas oh, não! Ele precisava ter o seu jardim! Com o dinheiro que gastamos neste pequeno projeto, eu poderia ter ido ao supermercado e trazido para casa legumes frescos para os próximos dois anos!" Ou poderia ser cínica: "O que disse a previsão do tempo? Eu... bem... não ouvi".
MARIDO : Caso minha ESPOSA falasse alguma coisa deste gênero, você pode apostar que o pecado falaria comigo, utilizando pronomes na primeira pessoa, tentando fazer com que eu reagisse aos seus insultos à minha credibilidade. Através da minha natureza machista, o pecado colocaria pensamentos em minha mente do tipo: "Cale a boca, não fale mais sobre este jardim, estou avisando pela última vez!" Eu ficaria cheio de rancor e mágoa pelo fato de ter sido inferiorizado e ridicularizado perante as crianças. Mas se possuísse uma natureza passiva, o pecado colocaria pensamentos em minha mente mais ou menos assim: "Por que eu falei em plantar um jardim? Oh, Senhor, se permitires que tudo isto passe e seja esquecido, ficarei extremamente grato! Quando vou perceber que nunca tenho boas idéias e ela sempre está com a razão? Ah, se eu fosse diferente, mas nunca vou mudar!" Após lamentar por alguns momentos, eu murcharia. Esta passividade natural, não - espiritual, é como a natureza dominante. Ela é desenvolvida dia-a-dia, desde a infância. A pessoa deste tipo procura a aceitação humana e deseja ter suas necessidades de conforto e segurança
atendidas através da fraqueza, assim como o cachorrinho balança o rabo e gira ao seu redor tentando pegá-lo. O pecado controla a pessoa passiva tanto através da autojustificativa quanto dos pensamentos auto-humilhantes que possam justificar a ausência de ação, ou onde for essencial a sua atuação pessoal.
E Quanto às Crianças?
ESPOSA : Quantos danos teriam causado aos meninos, caso meu
MARIDO permitisse a ação de sua natureza machista? Um filho poderia pensar: "E isto mesmo, pai. Mulher nenhuma jamais falará comigo desta forma!" E, mesmo concordando com as atitudes do pai, suas emoções seriam de hostilidade ou raiva. Ele as levaria para a escola e despejaria seu veneno nas meninas ou envolver-se-ia com outros garotos hostis e nervosos. Começaria então a ser programado à semelhança de seu pai. Mas e sobre o outro filho que possui uma personalidade mais sensível? Ele poderia ficar com dores de estômago, pediria desculpas e retirar-se-ia da mesa. Iria então para o seu quarto, fecharia a porta, sentar-se-ia na cama e choraria. Suas emoções também aflorariam. Ele sentiria insegurança e odiaria as cenas feitas pelos seus pais. Detestaria a si mesmo. E diria: "Sou muito velho para chorar" e pensaria mais ou menos assim: "Nunca vou me casar! O que há de errado comigo? Eu não gosto de mim. Gostaria de estar morto! Se meus pais soubessem o que estão fazendo comigo. Detesto ficar em casa. Gostaria de ir embora e nunca mais voltar". Ele já não se interessa em estar com a família, pois sabe o que acontecerá. Assim, passa a maior parte do tempo sozinho, ou encontra outra criança que sinta o mesmo que ele. "Deus misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficiência e verdade... que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira geração"(Ex 34.6b; 7c). Nosso Deus não é nervoso. Este é o resultado final de pais que se apegam tenazmente às suas naturezas carnais, recusando-se a permitir que Cristo viva através deles. Desta maneira, passam para as crianças as atitudes que os atormentaram a vida inteira. O que teria acontecido a nossos filhos se meu MARIDO reagisse segundo a natureza passiva? O mais forte poderia pensar: "Cara! Eu daria um soco em minha mulher se ela fizesse isto comigo! Queria ver o papai colocar a mamãe no lugar dela ao menos uma vez". Este filho perderia o respeito pelo seu pai, e acenderia a chama do ódio pela mulher. O filho mais sensível provavelmente reagiria da mesma maneira quando seu pai atuou como um machão. Cristo, o Grande "Desarmador de Bombas"
MARIDO : Esta é uma nítida descrição do que eu não preciso de minha esposa. O que necessito ouvir de você, quando o radialista der a previsão do tempo no rádio? ESPOSA : Você precisa que eu fale algo como: "Ei, não se preocupe com o jardim, pois todos os pomares morreram. Nós fizemos o que achamos melhor. Oramos sobre o assunto. Esqueça isto por favor. Tentaremos no próximo ano".
Amor em um Pedestal MARIDO : Você notou as expressões usadas por ela em sua afirmação? Nós... fizemos... tentaremos...? Quando sou tratado desta maneira por minha mulher, oro: "Obrigado, Senhor, pela minha esposa. O Senhor sabe o quanto lutei por aquele jardim, mas esta querida mulher salvou minha pele perante meus filhos!" Esta resposta de minha ESPOSA faz com que meu amor por ela aumente tanto que minha vontade seja de colocá-la em um pedestal.
ESPOSA : Não é o que toda esposa espera? Ser valorizada pelo marido?
MARIDO : Porém quero dizer algo com toda sinceridade. Seu marido nunca poderá colocá-la em um pedestal até que você o alcance e lá permaneça.
ESPOSA : Precisamos ter sempre em mente que a mulher nunca estará em posição inferior quando permanecer no local reservado por Deus para ela.
Unidade Sexual Além do quarto
Seu marido precisa acreditar que você o escolheu dentre todos os outros homens no mundo para ser somente seu, e você o acha extremamente masculino, forte, capaz, e o ama mais do que nunca. MARIDO : Ouvimos esta história há alguns anos - nenhum de nós consultou a fonte. Porém ela ilustra as diferentes maneiras pelas quais homens e mulheres vêem o relacionamento conjugal. A história é sobre um jovem casal, muito fiel ao Senhor, prestes a contrair matrimônio.
Mais Duas Semanas de Frustração
Já passava da meia-noite, e eles haviam estado em um shopping Center. Ele lhe deu dois ou três carinhosos beijos e foi em direção ao seu carro. O jovem então orou: "Senhor, agradeço-te por teres me dado forças para controlar os meus impulsos sexuais durante todo este nosso encontro. Compreendes que não tem sido fácil! Tu sabes que faltam ainda duas semanas para o casamento e preciso me controlar. Sei que a tua graça me basta, mas se o Senhor pudesse fazer com que estas duas semanas voassem, eu certamente ficaria grato". Falamos de um jovem frustrado. Na escala de um a dez, seu nível de contentamento está em quatro.
Duas Preciosas Semanas para Saborear
Olhemos agora para a noiva. Ela está dentro de casa encostada na porta, e os beijos dele ainda aquecem seus lábios, arrebatando seu olhar. Eles haviam comido pipoca juntos, e, para ela, esta foi uma experiência tão íntima e especial que guardou um grão no bolso de seu casaco para que pudesse pegá-lo todos os dias. Constantemente tira-o do bolso e segura junto aos lábios. Ela também orou: "Oh, Senhor, que noite maravilhosa e gloriosa (beija o grão de pipoca com ternura)! Em duas semanas estaremos casados! Estes serão os melhores quinze dias de minha vida! Deixe-me apreciar cada momento. Quero viver esta adorável experiência o máximo possível, para que me lembre de todo este precioso acontecimento". Você pode notar que o nível de satisfação desta jovem está registrando a casa dos oito ou mesmo nove, na escala de um a dez.
Vivendo em Dois Mundos Diferentes
Passadas as duas semanas, o rapaz finalmente carrega sua princesa castelo adentro.
A atitude dele é: "Certo, vamos logo ao que interessa! Chega desta história de pipocas!" Rapazes, precisamos entender que, quando se trata de mulheres, estamos lidando com pessoas do tipo "pipoca". Não é raro descobrir em sessões de aconselhamento que, se o marido está satisfeito com sua vida sexual, ele acha que o casamento vai bem. Pode até conceder-lhe a nota sete ou oito, e fica chocado ao descobrir que sua esposa dá o conceito dois, pois sua visão vai muito além do relacionamento sexual. Caso suas necessidades de CASAMENTO não estejam sendo atendidas, seu desejo sexual será um dos primeiros a desaparecer. É raro descobrir um caso onde o sexo esteja segurando o casamento. Posso contar um entre dez casais que possuam uma vida sexual ótima e todas as outras coisas estejam indo mal. ESPOSA : Esta história da pipoca começa apenas a ilustrar a diferença entre a visão sexual masculina e a feminina. Na realidade, a disparidade é tão grande que se torna difícil defini-la. O ato sexual, para a mulher, é a maior prova de dar e expressar amor. Infelizmente, muitas delas hoje em dia mantêm este tipo de relacionamento sem estarem casadas, apenas para não perder seu homem. Mas qualquer uma confessa que este é o "seu homem especial", o amor retribuído, a maior satisfação feminina. Sexo para a mulher começa às 6:00 da manhã. Ela nota o modo como seu marido diz: "bom-dia", e é acalentada por sua gentileza, atenção e carinho durante todo o dia. Isto cria uma vontade interna de expressar seu amor por ele, e corresponderá aos seus desejos sexuais.
MARIDO : Por outro lado, o homem teve um dia de trabalho angustiante, não recebeu elogios amáveis ou agradáveis de qualquer tipo, e então pensou em sua adorável esposa durante o caminho para casa e está pronto para o momento de paixão assim que colocar os pés em seu lar. Não queremos dizer que o sexo é pouco agradável para as mulheres, mas os dois gêneros, tanto o masculino como o feminino, certamente possuem diferentes pontos de vista. Em um de seus livros, o autor Josh McDowel cita uma pesquisa que descreve esta questão com clareza. Ele pediu aos crentes solteiros que haviam mantido relações sexuais pré-nupciais que escrevessem o motivo pelo qual haviam feito isto. Os homens responderam: "Eu precisava". As mulheres afirmaram: "Eu o amava". Considere as implicações disto.
Infelizes Iniciações Sexuais
ESPOSA : Duvido que exista uma mulher que esteja lendo este livro e seja completamente livre de qualquer aspecto negativo da intimidade sexual. O sexo tem sido degradado a tal nível de exploração vulgar e demonstrações públicas que precisamos lutar para manter este ato santo aos olhos de nossos filhos. É difícil para nós lembrar que Deus criou as relações sexuais, que o Senhor vê este ato quando ele acontece, e que, dentro do relacionamento matrimonial, é um procedimento santo perante Ele.
MARIDO : Algumas vezes este aspecto negativo da sexualidade começa logo cedo para a mulher. A garota aprende sobre si mesma, através das experiências vividas com outras pessoas, e sua mãe é o primeiro exemplo. Caso ela demonstre sinais de rejeição à filha, esta então não estará apta a fazer amizade com as outras meninas, pois conclui: "Não sou uma pessoa feminina. Algumas garotas são, outras não. Oh, gostaria de ser diferente". Bem mais tarde esta menina descobre que fazendo favores sexuais para os garotos ela consegue atraí-los. Isto "prova" a ela que realmente é feminina. Então ela vai mais além. Pode até tornar-se sexualmente agressiva a ponto de seduzir os homens.
Ela É Ninfomaníaca?
Sabe o que descobrimos ao aconselhar estas queridas e magoadas mulheres? Elas raramente ou nunca alcançam o orgasmo. Respondam-me: É do sexo que elas estão em busca? São elas do tipo maníacas sexuais como os filmes nos induzem a crer? Não. Elas estão tentando provar sua feminilidade para aceitarem a si mesmas como mulheres. Assim, voltamos à mesma dinâmica:
as pessoas precisam estar aptas a aceitarem (amarem) a si mesmas e, sem compreender que sua aceitação necessita estar ancorada em Cristo, elas usam todos os tipos de projetos faça-você-mesmo para alcançar este ideal. Por outro lado, a mulher que foi rejeitada por seu pai na infância será sempre promíscua sexualmente para obter a aceitação masculina. Ela está disposta a trocar favores sexuais por três horas de CARINHO do homem. Ela também raramente, senão nunca, atinge o orgasmo. Podemos desta forma observar que não é do sexo que ela está à procura, e sim de amor e aceitação masculina dos quais foi privada. Esta mulher deveria ser salva, pois assim aprenderia a descansar na total aceitação de Deus, que a libertaria desta busca tão acirrada pela aceitação masculina. Cada uma delas, com o objetivo de obter uma auto-imagem nova e positiva, precisa concordar com a Palavra de Deus e compreender que já morreu para o seu velho eu e agora é uma nova criatura em Cristo - isto é, uma "nova civil" que não precisa mais obedecer ao comando do "Sargento Pecado". Isto a ajudará a construir uma auto-estima totalmente nova, saudável e bíblica.
Vítimas de Abuso Sexual
ESPOSA : Enquanto falamos sobre os aspectos negativos do sexo, precisamos nos lembrar daqueles homens e mulheres que sofreram abuso sexual. As vítimas desta prática infame possuem problemas específicos devido seu total envolvimento neste ato. Os resultados podem variar de pessoa para pessoa, ou seja, a partir do medo pela prática sexual para o total repúdio, por sentir-se "suja"; do rancor sentido contra quem a envolveu para o ódio de si mesma; da promiscuidade para a impotência; da homossexualidade para a frigidez; da raiva para a culpa. Estas reações podem preencher um livro inteiro de emoções negativas. Apresentamos esta analogia: digamos que você tenha dez anos de idade. Está em uma floresta durante um passeio familiar, dando uma volta sozinho. Ao ouvir um barulho, vira-se e vê um ursinho procurando algumas formigas. Você se aproxima para olhar. De repente, a mãe dele surge! Ela suspeita que você não está com boas intenções, e então ataca-o. A ursa o machuca e deixa-o banhado de sangue e lágrimas. Isto acontece com você uma vez apenas. O que lhe acontecerá todas as vezes que se encontrar com um urso, mesmo que seja o Zé Colméia? Você já os conhece. Já se encontrou com um, e suas emoções são negativas com relação a tudo que diga respeito a eles. No momento em que avista um deles, fica emocionalmente incapacitado! Sua tolerância emocional é menor do que um na escala de um a dez, quando o assunto envolve ursos! Você pode permitir que esta situação o impeça de ir à floresta novamente, ao zoológico ou mesmo de ler O Ursinho Puff para seus filhos. Agora, apliquemos esta história ao abuso sexual. Você sofreu esta agressão física e suas emoções estão estagnadas a respeito deste assunto, e qualquer estímulo sexual causa-lhe desconforto emocional e nenhum desejo de envolvimento com isto.
Liberto do Passado - em Cristo
MARIDO : Minha ESPOSA e eu temos aprendido através do aconselhamento que as pessoas as quais sofreram abuso sexual podem experimentar a vitória em Cristo sobre os efeitos debilitantes desta situação. Isto ocorre quando se identificam com o Senhor através de sua morte e ressurreição. Haverá ainda uma luta, pois o Diabo não desiste com facilidade. Mas Jesus fará você mais do que vencedor. Caso a batalha seja intensa, sugiro que você abertamente repreenda o Diabo e suas legiões de demônios pelo medo que estes colocaram em você e ofereça-se a si mesmo ao Espírito Santo, para ser cheio da paz de Cristo. Aprendendo a viver em Jesus, você pode se libertar do passado e esquecer a intensidade da ação sofrida. Você foi morto, sepultado e ressuscitou em Cristo e está totalmente perdoado de todos os pecados que cometeu no passado, quando não conhecia a verdade que liberta. Além do mais, o Filho de Deus é agora a sua própria vida, que habita em você por intermédio da terceira Pessoa da Trindade. Ele purificou a sua alma! O Senhor diz: "Não chame de sujo o que eu limpei!” (At 10.15; Cl 2.12,13; 3.3,4). O Espírito Santo diz aos Coríntios: "Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo” (2 Co 11.2). Você é a "virgem pura" novamente na opinião de Deus. Tenha estas palavras como letras pretas escritas em papel branco e será liberto deste pressentimento pelo sangue de Jesus. Tenha-as como realidade e suas cadeias mentais que o aprisionam serão quebradas!
Sexo com o Significado de Manipulação
ESPOSA : É muito comum a mulher utilizar o sexo para manipular e controlar o esposo. Muitas de nós têm tomado esta atitude: "Se você, marido, for bom para comigo, hoje à noite será recompensado e faremos amor. Caso não seja gentil (significa que não atendeu minhas necessidades de maneira correta), mesmo que tenha uma grande dor de cabeça antes de ir para a cama, nada farei por você". Isto não é ter Cristo vivendo por seu intermédio. Saiba, minha amiga, que Jesus não sai da nossa vida quando vamos para o quarto. Ele é a nossa existência em tempo integral.
O Tempo Especial de Oração
MARIDO : Nossos pensamentos têm sido contaminados pelo mundo, e temos crido na mentira de que precisamos deixar o Espírito Santo no livro da sala ao entrarmos no quarto. Isto não é apenas apropriado como também uma incumbência nossa orar, antes do ato sexual: "Senhor, confio que expressarás carinho e amor através de mim para minha esposa. Use-me para fazer deste um momento especial e agradável para ela". Ei, se oramos por coisas mais simples, como pelo carro quando o estacionamos em determinado local, não faz sentido fazer o mesmo para algo significativo como o ato sexual, proposto pelo próprio Deus? Já aconselhei vários homens com problemas de ejaculação precoce, impotência e outras anomalias (não de origem física), os quais têm obtido melhoras significativas durante o ato sexual com suas esposas. Nota: Estou certo de não ter ensinado que Cristo faz amor com seu cônjuge por seu intermédio. Apenas afirmei anteriormente que Jesus deve abençoar o propósito deste ato santo.
Uma Nova Criatura, uma Nova Mente
Lembre-se que este não é o tipo de filosofia baseado na "força do pensamento positivo" para que obtenha uma vida vitoriosa em sua caminhada cristã. Tampouco trata-se de um truque para ajudá-lo fora da pista enquanto ainda não está preparado o suficiente para voar sozinho! Este é o comporta¬mento normal do cristão até deixar esta existência. Como disse¬mos no primeiro capítulo, este é o Evangelho. É a realidade! Cada cristão é uma nova criatura em Cristo: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (2 Co 5.17).
ESPOSA : O que disse meu MARIDO aos homens sobre a atitude correta no ato sexual vale também para as mulheres. Assim cada uma de nós deve se expressar: "Senhor, usa-me para agir de acordo com as necessidades do meu marido". A decisão de que Ele viva dentro de nós dá-nos o poder que precisamos para termos as intimidades sexuais com nosso cônjuge mesmo quando este ato seja a última coisa no mundo que desejamos naquele momento. Muitas mulheres concordam que em certos momentos têm respondido prontamente aos desejos sexuais de seus maridos mesmo que não cheguem ao orgasmo. Suas atitudes durante estes momentos têm gerado um certo conforto, pelo fato de terem atendido aos seus esposos.
Mentiras sobre a Sexualidade
MARIDO : A mensagem do mundo via televisão, cinemas, impressos, livros e revistas é que, a menos que o marido possa produzir um êxtase impecável para sua esposa, sempre que os dois vão para a cama, ele não é o mesmo de sempre.
Isto é mentira. Estas coisas são escritas por pessoas com imaginação fértil. Assistir, ouvir ou ler estas mentiras causa frustração às pessoas. Conhecemos esta realidade: é impossível para qualquer ser humano manter as mesmas condições de sua última performance indefinidamente em qualquer localidade da Terra. Isto inclui também o ato sexual. Da mesma forma, o mundo nos diz que, a menos que a esposa seja um tigre na cama, ela é um fracasso como parceira sexual. Outra mentira. A proposta deles para este problema é que o marido deve procurar pastos verdejantes fora do matrimônio. Isto também é um engodo.
Regras Quebradas Produzem Lembranças Doentias
Lembre-se que as leis de Deus são para nosso supremo bem-estar. Ele não é um desmancha-prazeres por nos limitar ao sexo apenas com nosso cônjuge. E para nosso bem! Gostaria que você desse atenção a algumas histórias que tenho ouvido de alguns homens e mulheres que violaram esta lei divina e agora estão lutando com tais lembranças. Lembro-me de ter sido procurado por um empresário que não achava sua esposa uma parceira sexual excitante. Sua secretária começou a insinuá-lo, sugerindo-lhe favores que poderia fazer a ele. Ele caiu na armadilha do Diabo e ela, logicamente, era mais excitante do que sua esposa. (Tenhamos em mente que a secretária tinha um plano oculto, pois desejava ser sua nova parceira sexual. Assim, sem dúvida, ela tentou fazer o possível para mostrar-lhe o que ele estava "perdendo" na vida.) Após alguns encontros amorosos, este empresário tinha alguém com quem comparar sua esposa, mas de forma negativa e não positiva. Naquele dia, quando "acordou-se", ele daria tudo para não ter caído naquela armadilha preparada por Satanás. O pecado sempre lhe vinha à mente. Ele teria sido muito mais feliz, caso tivesse mantido distância daquele "pasto verdejante".
Quatro Chaves para o Sucesso da Sexualidade Feminina
ESPOSA : É claro que as esposas têm a responsabilidade de se manter a chama viva da atração sexual em seus maridos.
Fisicamente a esposa deve ser:
Atraente
Acessível
Agradável
Agressiva (em certos momentos)
Atraente. Deus fez o homem para responder aos estímulos visuais. Isto não quer dizer que ele seja um ser de "mente suja", pois esta é uma particularidade da natureza masculina. A esposa deveria reconhecer isto e cuidar de seu corpo. Ela deve ser atraente para seu marido. Precisa vestir-se para ele, pentear seu cabelo como ele gosta, cheirar bem e ficar de olho na balança. A maioria dos homens trabalha cercado de mulheres com boa aparência e bons perfumes. Por isso, cuide bem de seu corpo, para ser sempre atrativo ao seu esposo. Acessível. Não se esforce muito durante o dia até ficar exausta e ir para a cama sem qualquer interesse - mesmo pequeno - em fazer amor, por estar muito cansada. Isto quer dizer que você planeja seu tempo para que o marido não a inclua em sua lista de afazeres, devido a sua muita ocupação. Estar disponível significa a sua afirmação: "Eu já esperava por isto quando aceitei me casar - e estou pronta para cumprir a minha parte no contrato". Agradável. Realize alguns de seus planos românticos. (Os homens sempre os possuem, mas confesso que os das mulheres são mais sugestivos. Não fique ressentida. Apenas tome as rédeas e vá em frente.) Agressiva. Significa exatamente isto! De vez em quando planeje um tête-à-tête romântico, e tome a iniciativa. Coloque uma camisola provocante, planeje uma massagem, tome um banho com ele. Seja criativa!
Maus Hábitos Podem Danificar o Sexo Saudável
MARIDO : Estas coisas são importantes para mim, e estou certo que outros maridos farão orelha nesta página do livro. Caso não seja comedida, a esposa pode estragar o relacionamento sexual, se Desleixada e preguiçosa
Indisciplinada e desorganizada
Descuidada com o dinheiro
Descuidada com sua aparência física
Sexualmente incompatível com seu marido
Ditadora, resmungona e mandona
Qualquer uma destas coisas pode fazê-lo reagir de maneira contrária, especialmente na área física do relacionamento.
porventura for: Muitas mulheres não compreendem que o ato sexual é mais do que a necessidade física do marido - é o maior relaxante emocional, também. E caso você, sua esposa, for a causa de tal pressão (fazendo algumas das coisas acima descritas), ele ficará tentado a procurar este relaxamento em outro lugar. Incidentalmente, as coisas que listamos aqui aplicam-se também aos maridos.
O que o Desperta?
ESPOSA : Ele pode também chegar em casa desejoso de fazer sexo - intensamente - por ter sido aborrecido pelo chefe, ou porque o projeto que estava pesquisando durante dez meses resultou em completo fracasso. Ou porque seu companheiro de trabalho foi promovido. Ou porque ele me vê no mesmo vestido que venho usando há um ano e seu salário não permite que eu compre um novo. Qual a necessidade do seu marido? Ele precisa de você, esposa, para assegurar-lhe que ele ainda é "o maior". Ele deseja acreditar que você o escolheu dentre todos os homens do mundo, para ser somente seu, que o acha muito masculino, forte, capaz, e o ama mais do que nunca.
O Amor Significa Apenas S-E-X-O?
MARIDO : Algumas vezes a esposa desesperada pergunta: "O que fazer com um marido faminto sexualmente?" Já aconselhei homens na faixa dos quarenta anos que desejavam fazer sexo com as esposas três vezes ao dia! Elas devem dedicar o dia inteiro a serem parceiras sexuais? Esta é a vontade de Deus para suas vidas? Alguns homens nascem desta forma? Não há esperança? Quero dizer, que esta mulher não pode ao menos assistir ao telejornal da noite vivendo com um homem destes? Invariavelmente, achamos que um cristão com um apetite sexual exagerado não teria a aprovação de sua igreja. Eis um caso típico registrado em meus arquivos. Este homem era um atleta famoso na Universidade. Era um jogador imprescindível ao seu time. Adivinhem a quantos jogos seus pais compareceram? Nenhum! Por este fato você pode imaginar o fim da história. Seus genitores nunca passaram um tempo com ele. Assim, sentia-se solitário, rejeitado. Achava que não era valioso; por isso, seus familiares não lhe davam atenção. Não se sentia amado. Iniciou seu relacionamento sexual no segundo ano da faculdade. Foi a primeira experiência "amorosa" que ele havia tido, e aquilo o impulsionou. Ele prontamente tentou todas as colegas da escola. Vejam que sua satisfação sexual estava sendo atrelada a sua intensa necessidade de amor. Este foi o resultado de uma vida de privação paternal e maternal. Rapidamente ele aprendeu a soletrar o vocábulo "amor": s-e-x-o. Finalmente, o jovem foi salvo e se casou. Entretanto, forçava sua esposa a ser a fonte de seu suprimento amoroso, ao invés de pedir a Cristo uma solução para o seu problema. E ele quase desgastou sua esposa. O rapaz precisava de amor, mas não conhecia outra maneira de obtê-lo. Ele não havia experimentado outro além do sexual. Tinha a necessidade de compreender sua verdadeira identidade em Jesus, seu melhor amigo. Ele precisava entender que embora o amor de Cristo não seja sempre sentido, precisa ser reconhecido. E, recebendo confiança, torna-se conhecido. Aquele atleta, no entanto, adaptou sua verdadeira identidade em Jesus. Ele rejeitou o pecado na primeira pessoa, o ataque violento no pronome singular. E assim aprendeu como alcançar o "descanso de Deus", e começou a relaxar em sua total aceitação por Cristo. A Bíblia tornou-se viva para ele, reforçando sua nova identidade e seus hábitos sexuais mudaram completamente. (Sua esposa ficou espantada, depois de certo tempo sem vê-la, como a apresentadora do telejornal da noite que envelhecera com o passar dos anos.)
Vestida para a Ocasião
ESPOSA : Vamos repetir: Deus criou o sexo, e deseja que os casais tenham prazer neste aspecto de sua criação. Ele contempla este ato e o tem como santo. Guardando esta informação em sua mente, é necessário que adentremos ao casamento com menos inibições. Admiro a esposa de um pastor que me confidenciou o presente de aniversário que deu ao seu marido.
Ela foi a uma loja de lingerie e escolheu uma roupa íntima muito feminina; levou-a ao departamento de roupas masculinas e mandou fazer um lindo embrulho (para o espanto de alguns funcionários). Quando entregou ao seu marido, ele disse que foi um dos presentes mais apreciados que já recebera. Nossos maridos não querem que sejamos sempre agressivas em nosso relacionamento sexual, mas realmente adoram quando ocasionalmente os surpreendemos.
MARIDO : Alguns homens ficariam realmente surpresos caso algo parecido acontecesse! Lembro-me de um marido, o qual reclamava que sua esposa (uma senhora muito atraente) vestia roupas cafonas para dormir e enrolava o cabelo. Ele pediu que, na intimidade do quarto, ela vestisse camisolas transparentes. Ela se recusou, alegando não ver propósito para tal pedido. E disse que se sentiria desconfortável, caso atendesse a sua solicitação. Certo dia notei que ela estava mais bem vestida na rua do que como o marido descrevera seu hábito de dormir. Sim, o homem sente prazer quando sua esposa adiciona uma surpresa em sua vida sexual. Quero dizer, entretanto, que algumas vezes o marido faz algumas exigências para a esposa, as quais vê como inovação e excitantes, mas que para ela são ofensivas. Caso ele insista no pedido, não será Cristo expressando sua vida através do marido. Jesus nunca imporá sua vontade apenas para que suas necessidades sejam satisfeitas. Isto é um comportamento carnal.
Fazendo a Lição de Casa
ESPOSA : Gostaria de sugerir que, se sua vida sexual não está como deveria, tente educar-se. Olhe desta maneira – quando você se casou e descobriu que torta de maçã era o prato favorito de seu marido, você, querendo agradá-lo, tentou várias receitas. Finalmente chegou o dia em que, após inúmeras tentativas, colocou um pedaço de torta na frente dele, ele provou e disse: "É isto! Do jeito que mamãe costumava fazer!" Bem, aperfeiçoar o ato sexual é muito mais importante do que fazer uma torta de maçã "do jeito que mamãe costumava fazer".
TEM CONTINUAÇÃO DIARIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário