sábado, 15 de janeiro de 2011

DIALOGO HONESTO NO CASAMENTO-P/3


DIALOGO HONESTO NO CASAMENTO-P/3
e requer apenas algumas anotações em sua agenda.
O sentimento de importância
MARIDO : Mudando para outra área da alma, a mente. Como marido, preciso acreditar que sou a principal pessoa em nosso casamento. Certamente não estou dizendo que mereço esta posição. E uma necessidade, e, quando minha ESPOSA permite-me ser o cabeça, proporciona uma grande parcela de importância em nosso relacionamento; isto me ajuda a crer que sou necessário, faz com que acredite que ela não pode prosseguir tão bem sem mim. Preciso disto. Realça meu senso de autovalorização em nosso casamento. Resumindo, preciso admitir que sou necessário.
Um Bom Ouvinte
ESPOSA : Posso compreender estas coisas, pois possuo necessidades similares. Preciso me achar competente, valorizada, importante e essencial em nosso relacionamento. Tenho todos estes desejos atendidos apenas sendo ouvida por meu MARIDO.
MARIDO : Apenas ouvindo você? Classifique na escala de um a dez a importância deste ato.
ESPOSA : Dez.
MARIDO : Confesso não compreender como as esposas conseguem fazer com que os ouvidos de seus maridos acumulem tantas milhas de conversa! Creio que a maioria dos homens é tão ignorante quanto eu sobre o que anima as mulheres a falar tanto. Precisamos ser humildes e ouvi-las, se desejamos que nosso casamento dê certo. A ironia de tudo isto é que elas podem ler-nos como a um jornal matutino! Necessitamos entendê-las, para aprendermos a gostar delas como Jesus ama sua esposa, a Igreja. E lembre-se que a palavra "amor" significa muito mais do que "estado de paixão". Na área física - o corpo - preciso do relacionamento sexual com minha esposa. De igual modo, as mulheres têm as mesmas necessidades que os homens possuem. O capítulo 9 trata especialmente desta parte da vida conjugal, mas minha ESPOSA fará agora um ou dois comentários para pensarmos melhor sobre o assunto.
Sexo e Afeição
ESPOSA : Bem, as mulheres apreciam o relacionamento sexual, mas há momentos que não o desejamos. Queremos apenas receber carinho. Isto nos transmite maior segurança. Se todas as vezes em que eu me sentar perto de meu ESPOSO e aninhar-me nele, após abraçar-me, formos para o quarto, ficarei com a impressão de que ele não está interessado em atender às minhas necessidades afetivas. Parecerá apenas que deseja satisfazer seus desejos sexuais. Se assim for, sabe o que pode acontecer? Posso decidir a não mais sentar-me ao seu lado e aninhar-me nele. As mulheres contam-me com freqüência: " o único momento em que meu marido presta atenção em mim é quando deseja fazer sexo". A propósito (na mesma escala de um a dez), esta é a nota máxima. Todos estes itens estão classificados com um dez para mim.
O Mundo e a Permissão de Deus
MARIDO : É interessante quando lemos um livro do sistema mundial elaborado nas diferenças entre os sexos. A maioria delas condiz com o que Deus tem dito desde que criou o homem e a mulher e os colocou no jardim do Éden. Por exemplo: as três necessidades masculinas: elogio, autoridade e relacionamento sexual, todas estão de acordo com o Status do homem, sua superioridade, e seu desejo de ver-se como o poderoso e no total controle da situação. Isto é reconhecido como a principal dinâmica do estilo de vida masculino na cultura atual.
ESPOSA : Todas as necessidades da mulher lidam com a intimidade: cuidado amoroso, ouvir e abraçar. Como já dissemos com tanta freqüência, somos criaturas centradas nas pessoas e no coração. Queremos envolvimento afetivo... não "status".
MARIDO : O homem dedica-se muito à sua independência, e muitos dos padrões carnais masculinos têm como objetivo manter esta performance, que é a base de todo o pecado. Achamo-nos como um "deus" e nos declaramos capazes de controlar nossas vidas... Somos muito independentes e extremamente errados.
ESPOSA : A mulher esforça-se para obter a independência, e ainda continua valorizando o relacionamento matrimonial para que exista proximidade, necessidade um do outro, comunicação afetuosa, e consideração profunda destas duas vidas que, uma vez vividas na condição de solteiros, podem agora tornar-se uma só pessoa. Palavras-chaves a serem consideradas: gentileza, interesse e compreensão.
MARIDO : Esta "consideração profunda" que você mencionou não faz parte da característica masculina. Os homens Constroem seus relacionamentos sociais fazendo as coisas juntos, mas não de forma tão amigável. É assim desde o princípio: os meninos brincam com jogos de competição, as meninas caminham de mãos dadas e conversando. E, quando adultos, procedemos da mesma maneira como quando éramos crianças.
ESPOSA : Outra grande diferença é que a mulher gosta de sentar e discutir o seu problema. Os homens apenas querem ouvir para resolvê-los, com a finalidade de provar a si mesmos que são capazes e não querem mais falar sobre o assunto. Há um outro ponto sobre o escutar sua esposa. Quando ela fala com você sobre um problema, não quer dizer necessariamente que precisa de conselhos, e sim deseja apenas transmitir seus sentimentos. Converse, então, com a mesma sobre esta dificuldade e concorde com ela. Muitas vezes compartilho algo com meu MARIDO e ele pega o telefone para "resolver o problema". Eu fico brava e digo: "Pare! Espere um momento! Não quero que você resolva o problema por mim, desejava somente compartilhar o fato. Precisava falar com você sobre o ocorrido".
MARIDO : Você sabe que apenas ouvir e não tomar qualquer decisão é considerado uma fraqueza do homem. Ele quer aparecer e demonstrar sua habilidade em "lidar com a situação". Acontece também que o marido fica muito alegre, ao ouvir sua mulher contar as suas amigas quão maravilhoso é ter um esposo que cuide tão bem dela. Sim, os sexos são divergentes com uma única exceção. Ambos possuem a necessidade de conhecer a Cristo.
A Necessidade Mútua de Conhecer a Cristo
ESPOSA : Quando procurávamos algo que expressasse a frase "Conhecendo a Cristo", lembramos de uma experiência de alguns anos atrás, quando estávamos envolvidos com o movimento Lay Witness Mission. Quando a igreja decidiu apoiar esta entidade, o pastor nomeou um coordenador, que providenciou uma lista de pessoas dispostas as quais haviam se comprometido com aquele ministério em particular, e dedicaram seus fins de semana a ele. Estes homens e mulheres, sucessivamente, iam a uma determinada igreja e contavam seus testemunhos cristãos, comprovando o poder de Jesus Cristo em suas vidas. Estivemos envolvidos no LWM. Nossa turma havia chegado cedo na sexta-feira, e o coordenador nos ajudava a nos interarmos com os outros membros do grupo. Ele apontou para o fundo da sala e disse: "Doug, venha até aqui e partilhe seu testemunho conosco". Este distinto cavalheiro levantou-se e foi até a frente do grupo. Estava vestido de maneira impecável - era um homem muito bonito. "Meu nome é Doug", ele disse. "Sou muito rico, tanto que cansei de tomar conta de todos os meus negócios e contratei alguém para fazê-lo por mim. Decidi adquirir algo mais em minha vida. Voltei para a escola e fiz o doutorado em Biologia. Então tornei-me professor em uma universidade aqui no Texas. Logo aquilo começou a me entediar e decidi possuir algo mais em minha vida. Então resolvi tornar-me cristão. Fui até a biblioteca e li vários livros sobre o assunto. Juntei-me à uma igreja local, e, devido ao meu prestígio na comunidade, fui imediatamente colocado em cargos importantes. Não fiquei surpreso quando o pastor me telefonou certo dia e disse: 'Doug, teremos um encontro da Lay Witness Mission em nossa igreja. Você presidiria o comitê que recepcionará o grupo visitante.'' E é claro que concordei". Como era previsto, Doug fez um excelente trabalho em seus preparativos. O fim de semana chegou, e todos os voluntários dirigiram-se à igreja dele. Na sexta-feira à noite os membros daquela comunidade evangélica dividiram-se em pequenos grupos de oito ou dez pessoas, e uma das testemunhas foi com cada subgrupo até uma área reclusa para contar seu relacionamento com Cristo. Doug, junto com vários outros membros de sua igreja, foi designado para um pequeno grupo. Deixarei que ele mesmo conte esta história: "Quando voltávamos para nossa sala, comecei a avaliar o jovem que iria partilhar conosco. Ele era logicamente um trabalhador humilde, e ainda tinha óleo sob suas unhas como se fosse um mecânico ou algo do gênero. Pensei: Eu realmente deveria estar na direção deste grupo. Estou certo de que faria muito melhor do que ele". Eles entraram na sala, sentaram-se, e o jovem começou a falar. Doug disse: "Quando ele testificou sobre seu relacionamento com Cristo, comecei a perceber algo: aquele rapaz conhecia o Jesus sobre o qual eu estava meramente informado".
Dias de Águas Profundas
MARIDO : A história de Doug ilustra o ponto mais cruciante de nossos corações. Meu querido irmão, minha prezada irmã, Minha ESPOSA e eu conhecemos a Cristo. Através de nossas dificuldades matrimoniais e de nossas vidas individuais, ambos viemos a conhecer a Jesus em um momento de profunda tristeza. Isto é muito mais do que apenas "conhecimento intelectual". Somente a informação não é suficiente quando as águas da provação ameaçam inundar todo o seu ser. As Escrituras não dizem: "Se passares pelas águas", mas "quando passares pelas águas"(Is 43.2; ênfases adicionadas).
ESPOSA : As águas vêm tempestuosas sobre cada um de nós.
Como conselheiros, marido e mulher durante muitos anos, não nos apresentamos em um pedestal, ou como seres perfeitos. Temos passado muitas "dificuldades e tribulações", mas em todas elas e através delas temos conhecido a suficiência do Senhor. A. W. Tozer diz que após a experiência inicial da salvação, vem "a gloriosa busca por conhecê-lo". Quando se trata dos desejos do homem e da mulher, a necessidade espiritual é a mais importante. E o aspecto mais interessante desta ansiedade é conhecer a Cristo, que nos assegura algo muito mais importante, o futuro Céu. Ao conhecê-lo, tomamo-nos mais cientes de sua presença em nossas existências. Ficamos mais dispostos a permitir que Ele estabeleça sua vida de amor ágape por nosso intermédio.
Um Exemplo do Compromisso de Deus
MARIDO : Um de meus heróis na Bíblia é Oséias; ele será um dos primeiros a quem vou abraçar quando chegar ao Céu, pois Deus tem usado seu exemplo em minha vida para demonstrar duas coisas. Primeiro, ele revela a fidelidade de Cristo para com a Igreja, sua amada noiva. Segundo, mostra-nos como Jesus anseia que verdadeiramente o conheçamos. Oséias tipifica o relacionamento de Deus com Israel, e você e eu estamos aptos a fazer o mesmo, pois, de acordo com as Escrituras, os cristãos são o Israel espiritual (Rm 9.6-8; Gl 3.29). O convívio de Oséias com sua esposa representa a comunhão de Cristo conosco. Gomer, a esposa infiel de Oséias, quase não tinha compromisso com seu marido. Contudo, ele continuou a amá-la, perdoá-la e constantemente juntar os pedaços de seu relacionamento. Nos capítulos 1 e 2, este profeta nos mostra como Cristo pacientemente nos conduz pelas águas até que Ele seja tudo o que nos reste. Alguém já disse: "A maioria de nós nunca descobre que Cristo é tudo que necessitamos até que Ele seja tudo que tenhamos". A água contínua fará isto por você. Através da experiência de Gomer, discernimos o necessário para chegarmos a esta maravilhosa descoberta: Jesus Cristo não é um capataz opressor para nós, e sim um amoroso marido. E acontecerá naquele dia, [o dia das águas] diz o Senhor, que me chamarás: Meu marido e não me chamarás mais: Baal. E desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e misericórdias. E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás o Senhor (Os 2.16,19,20; ênfase acrescentada).
Que Eu Possa Conhecê-lo...
ESPOSA : Como é maravilhoso compreender que Deus pode tomar nossa dor e transformá-la em algo belo! Amo Filipenses 3.10,11:
[Pois o seu propósito é] para conhecê-lo, e a virtude da sua ressurreição, e a comunicação de suas aflições, sendo feito conforme a sua morte; para ver se, de alguma maneira, eu possa chegar à ressurreição dos mortos.
MARIDO : Cremos ser este um dos principais versículos da vida de Paulo. Se o apóstolo dos gentios precisava conhecer mais e mais a Cristo, mesmo após ter sido pessoalmente confrontado por Jesus no caminho de Damasco e disciplinado pessoalmente por Ele (Gl 1.11,12), não deveríamos nós procurar compreendê-lo melhor? Cada um de nós precisa conhecer a Cristo, não obstante o sexo ou estado civil. As pessoas dizem: "O que desconhecemos não nos ferirá". Bem, no Cristianismo o que não conhecemos nos destruirá. É imperativo compreendermos que, através de Cristo, Deus realiza todas as coisas necessárias para que tenhamos um relacionamento com Ele. E uma coisa é certa, sem sombra de dúvida: apenas quando nosso convívio com Cristo for crescente e próspero, nossa amizade uns com os outros será a mais bela e completa, estando, assim, de acordo com a vontade de Deus.
Para Ser Verdadeiramente Masculino
O que é um verdadeiro homem?
Onde nós, homens, podemos encontrar
o autêntico modelo de hombridade
em nossos dias?
Humm... agora que os céus, a terra e os planetas estão todos em seus devidos lugares, precisamos estabelecer a obra-prima de toda a nossa criação! Então façamos o homem à nossa imagem e semelhança. (Adaptação de Gênesis 1.26)
ESPOSA : Não é segredo que o homem e a mulher sejam completamente diferentes um do outro, mas tentar compreender este fato requer muito mais do que um simples conhecimento sobre o assunto. Com o objetivo de prover alguns detalhes de como atua cada sexo em particular, vejamos algumas das diferenças específicas introduzidas por nós nos capítulos anteriores. Iniciaremos pelos homens.
Masculinidade Equiparada ao Poder
MARIDO : O que significa ser masculino? Como você se recorda da descrição de meus padrões carnais neste livro, lutei durante longo tempo para provar minha masculinidade, para que pudesse aceitar a mim mesmo. Lutando sob o sentimento de que eu era inferior aos demais homens (porém almejando ser como eles), esforcei-me para sentir como um "verdadeiro" machão. Meu sensor controlava-me. Se você pudesse ter me observado durante o colegial convivendo com fortes e agressivas garotas, poderia ouvir-me rebaixando-as através de minha língua sarcástica; suas forças impulsionavam-me a provar minha superioridade. Quando em companhia de outros rapazes, saía-me muito bem. Entretanto, caso houvesse um confronto do estilo John Wayne, eu passivamente o dissipava. Por qualquer atrito com uma pessoa do sexo masculino, eu recuava em meus esforços para obter a auto-aceitação. Estes incidentes colocavam-me em meu lugar, e eram dolorosos pois os interpretava como a dura evidência de que era inferior ao verdadeiro homem. Para mim, masculinidade equipava-se ao poder. De certa forma, esta definição é precisa. Mas naqueles dias, minha idéia de poderio era carnal - o poder da astúcia, da demonstração, do domínio sobre qualquer pessoa que tentasse sobrepor-me. E por nunca conseguir executar estes ideais, sentia-me falho. Meus filmes favoritos envolviam heróis complacentes que permitiam pacientemente ser importunados até que finalmente pudessem revidar. Então, diante de qualquer um dos inimigos, através de socos ou armas, eles venciam os bandidos, para o espanto de todos.
Procurando a Afirmação Masculina
Com freqüência o garoto não é tido como homem (principalmente por seu pai) durante seus anos de formação. "Ter como" significa firmar, declarar positivamente, confirmar, ratificar, validar. Como um pai poderia afirmar seu filho? Ele deveria passar algum tempo ensinando ao garoto certas atitudes, a fim de desenvolver nele os interesses masculinos - conversar sobre qualquer assunto para meninos. Eles deveriam lutar e emitir alguns grunhidos e rosnados durante a "agonia da defesa" enquanto deixavam o garoto vencê-los. Os pais precisam se empenhar realmente nas coisas que interessam a seus filhos (seja o piano, o atletismo, a coleção de selos ou a pesca). Devem demonstrar maior atenção aos seus garotos, e com freqüência permitir que estes recebam sua aprovação. No caso dos que fossem órfãos, na igreja, homens cristãos compassivos deveriam dar uma grande contribuição agindo como pais substitutos. Expressões como estas: "Eu amo você"; "Você é homem como eu"; "É uma pessoa muito valiosa para mim, e estou orgulhoso de ser seu pai", são necessárias para a boa formação de um adolescente. Em momentos especiais, o pai deve colocar a mão sobre os ombros dos seus filhos e dizer: "Agradeço a Deus pelo dia em que Ele me deu você. Estou muito orgulhoso de ser seu pai".
Homens Mal-afirmados e Mal-ajustados
ESPOSA : Caso o filho não receba a afirmação masculina, não percebe que seu pai está falhando em sua incumbência; e começa a estabelecer falsas pretensões sobre si mesmo. Ele imagina: "Não sou um homem o suficiente; por isso, não posso me aceitar como sou. Se eu fosse diferente, poderia então respeitar a mim mesmo". E, devido a estas falhas detectadas, o filho torna-se imitador dos outros. Ele procura também corrigir seu problema, compensá-lo ou escondê-lo dos olhos das pessoas.
MARIDO : À medida em que amadurece, o garoto costuma manifestar alguns tipos de desajustamento masculino. Sua reação pode oscilar:
• Da passividade para o domínio.
• Da homossexualidade para um insaciável apetite heterossexual.
• De uma sólida caminhada em direção ao sucesso para um sentimento de não ser digno e merecedor de nada.
• De muito introvertido para extremamente extrovertido.
As atitudes carnais e a falta de afirmação paternal são tão variadas quanto as dos homens que sofrem por esta razão.
ESPOSA : A falta de afirmação do filho como um "verdadeiro" homem pode ser também resultado da atitude de uma mãe dominante. Em virtude de Deus ter criado os homens para serem líderes amáveis de suas esposas e famílias, os garotos precisam ser conduzidos ao progresso, rumo ao objetivo da maturidade. A mãe é a principal mulher com quem o filho se relaciona em seus anos de formação. E se formos superfortes e agressivas, eles se sentirão intimidados. Parecerá monumental ou impossível acreditarem que podem desempenhar um papel de líderes em suas futuras famílias. Os resultados emocionais serão comparados aos mencionados por meu MARIDO.
Escolhendo alternativas carnais Mais e mais, o mundo tem rejeitado a verdade de Deus, e até mesmo alguns cristãos estão aceitando o radicalismo do movimento feminista como normal. Ademais, a atual epidemia do divórcio tem causado um efeito devastador sobre uma geração inteira de jovens rapazes. Muitos garotos não só estão sendo educados por mães agressivas, auto-suficientes, as quais têm raiva dos homens, como também não possuem a figura paterna para estabelecê-los como homens. Conseqüentemente, eles lutam insistentemente para afirmar a si mesmos como verdadeiros cidadãos.
MARIDO : Acredito que a frustração seguinte é o aumento assustador da homossexualidade, do estupro e abuso sexual das esposas. Isto é evidente principalmente entre as subculturas, encontradas em determinadas regiões da África e em alguns países em desenvolvimento, que adotam o sistema matriarcal em sua estrutura familiar. Alguns filhos perdem a esperança de ser verdadeiros ho¬mens. Algo acontece, e com a ajuda do Diabo, pois o garoto, ansiando a aceitação masculina a qual não pode outor¬gar sobre si mesmo, opta pela homossexualidade. Outros rapazes desistem da idéia de serem autênticos e tornam-se passivos aos homens e às mulheres. Eles buscam segurança através da fraqueza.
Ainda outros rebelam-se abertamente contra o domínio de suas mães, rejeitam seus pais (que são fracos e submissos ao poder das esposas) e Constroem uma fachada masculina para compensar seus sentimentos de impropriedade. Estes três fatores, e suas muitas variações, tornam-se identidades carnais estabelecidas pelos próprios homens quando brincam de "senhores do ringue". Eles representam suas vãs tentativas de obter a auto-aceitação. Os que dentre nós têm percorrido quaisquer destes caminhos não podem culpar seus amigos, "porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século..." (Ef 6.12). Somos nós quem estruturamos nossas atitudes carnais, não nossos pais. E agora devemos permitir que Cristo nos liberte delas. Mas como?
Quatro Passos para sua Nova Identidade Masculina
Primeiro, precisamos reconhecer que foi Deus quem inicialmente infundiu as necessidades masculinas e as características no homem. Ao invés de consultá-lo, temos nos padronizado à moda do mundo, padrões masculinos imperfeitos. Para resolvermos nosso problema, precisamos nos arrepender, adaptar nossa nova identidade em Cristo e começar a viver como novas criaturas que somos. Segundo, Deus é Espírito (leia Jo 4.24), e Ele nos criou segundo a sua imagem. Além de tudo isso, somos espirituais. Portanto, pense em você mesmo como um ser espiritualmente padronizado em vestes humanas, e não um homem fisicamente adaptado em um espírito. Deus é o seu pai espiritual (leia Hb 12.9). Terceiro, quando aceitou a Cristo, você foi crucificado com Ele (Rm 6.6). Renasceu então como um novo ser espiritual em Jesus e não é mais identificado de acordo com sua própria carne (2 Co 5.14-17). Estabelecido na última linhagem de Adão (ct. 1 Co 15.45-48), você possui um novo presente, um novo futuro e um NOVO PASSADO! Seu velho homem, suas velhas maneiras passivas ou homossexuais NÃO SÃO VOCÊ mais! São apenas antigos caminhos (que a Bíblia chama veredas da "carne",
lembra-se?), e agora "a ninguém reconhecemos segundo a carne" (2 Co 5.16). Você precisa acreditar nesta verdade... ela é REAL. Seu sensor não pode entender isto; mas precisa acreditar exclusivamente nisto, pois Deus afirma que é verdadeiro.
Quarto, você precisa encontrar o padrão correto. Mas onde descobri-lo? Onde nós homens podemos encontrar o padrão masculino ideal para os nossos dias, a fim de sermos perfeitos? Devemos adotar o modelo masculino da televisão, que apresenta um herói do futebol ou um magnata industrial? Com todo respeito, estes homens não nos servem como exemplo.
O Perfeito Padrão de Masculinidade
Existiu apenas um homem, e Ele foi e ainda é perfeito em todas as suas atitudes. Ele também demonstrava ser a perfeita figura do Pai quando disse: "Aquele que vê a mim, vê ao Pai". Este é Jesus. Não é tempo de adotarmos este padrão, em vez de imitarmos os incorretos (mesmo os do nosso pai) em toda nossa busca pela auto-aceitação masculina? E isto traz à tona algo importante. Temos recebido uma falsa impressão dos artistas plásticos de que Cristo era efeminado. Algumas pinturas fazem parecer como se Ele passasse mais tempo no cabeleireiro do que no trabalho! Jesus de Nazaré exerceu a profissão de carpinteiro, mas certos quadros o descrevem como se Ele não pudesse levantar sequer um martelo.
Não importa como era sua aparência física, pois o padrão de Jesus como homem ideal não está em seu tônus muscular, mas em seu caráter e sua integridade. Não importa se a sua altura era de 1,80 ou 1,90 metro. Cristo era verdadeiramente masculino, e genuinamente poderoso.
Autêntico Poder Masculino
Quando falo sobre o poderio de Cristo, não estou me referindo a suas condições de andar sobre a água ou transformá-la em vinho. Refiro-me ao seu poder de apresentar sua dedicação ao homem. A vida de Jesus demonstrava completamente a verdadeira definição do amor ágape: "Farei a coisa mais construtiva, edificante e remissora possível por você".
• Jesus perdoou as pessoas que o agrediram. Isto é poder.
• Jesus salvou a mulher pecadora que estava prestes a ser morta pelos homens que a apanharam em adultério, sabendo que perderia a credibilidade para alguns deles. Isto é poder.
• Jesus arriscou ser rejeitado pelos seus amigos, ao confrontá-los.
Isto é poder.
• Jesus viveu para o "bem" das pessoas, não para si mesmo. Isto é poder.
• Jesus rejeitou a chance de dizer: "Eu avisei você", diante da negação de Pedro; mas, ao invés disto, deu-lhe de comer. Isto é poder.
• Jesus teve uma morte agonizante, embora fosse inocente, e não implorou o castigo divino a seus algozes. Ele até mesmo os considerou ignorantes pelo ato que praticaram. Isto é um espantoso poder! Sim, a verdadeira masculinidade é poderosa, mas com que propósito? Com o objetivo de obedecer a Deus e amar as pessoas com o amor ágape. Deixar que Cristo viva através de nós pela fé, isto produz amor, compaixão, gentis porém firmes confrontos, paciência, bondade e integridade. Isto proporciona uma vida de trabalho, não apenas de sobrevivência. Esta é a genuína masculinidade à semelhança de Cristo, modelada por Deus que nos fez masculinos através de Jesus, que foi um exemplo para nós. E o Todo-Poderoso predestinou você para ser conforme a imagem de seu Filho (leia Rm 8.29). Dê um passo decisivo para tornar-se verdadeiramente masculino! O Pai celestial já estabeleceu em você este projeto! Cristo, Amando Através de Você
Agora, feito um novo homem, você está completamente equipado para "viver" todas as características da verdadeira masculinidade, pelo fato de Cristo viver dentro de seu ser. Ele fará isto por seu intermédio, quando você permitir. Sim, às vezes cometerá falhas. Mas ao acontecer isto, confesse-as, agradeça a Deus pelo seu perdão e comece tudo de novo. Então, levante a cabeça, novo homem em Cristo! Inicie cada dia contemplando no espelho um "verdadeiro" ser humano (mesmo que suas roupas dêem a impressão de precisarem ser passadas!). Permita que Cristo viva o amor ágape em seu próprio lar através de você. Assim fazendo, gradativamente se tornará um homem maduro, e será afirmado em sua masculinidade por seu verdadeiro amigo, Jesus Cristo. Você é filho de Deus (leia Jo 1.12), e Ele tem orgulho disso. Ouça-o dizer: "Você é meu, e estou desejoso que testemunhe sobre o meu nome. Hoje quero expressar a minha vida através de você, para que faça a minha vontade na Terra. Então demonstre o seu amor ágape, filho!" De Que os Homens Realmente Necessitam? As necessidades dos homens não são muito complexas mas extremamente intensas.
MARIDO: Quando se trata das diferenças existentes entre o homem e a mulher, não é preciso haver um debate sobre o lado direito ou esquerdo do cérebro humano. Tampouco necessitamos empreender pesquisas complicadas para descobrir apenas que os homens possuem grandes necessidades em seus relacionamentos com suas esposas. Os desejos dos homens não são muito complexos, mas extremamente intensos. É interessante avaliar o relacionamento homem/mulher contido nas Escrituras. Ao lermos sobre alguns personagens bíblicos, podemos observar rapidamente o papel que a mulher desempenhava, heroína ou vilã -e como ela também falhava ou era bem-sucedida, ao atender às necessidades de seu marido.
A Necessidade da Fidelidade
Sansão, por exemplo, derrotou todos os homens que o enfrentaram. Mas até então não era um autêntico vencedor. Poucos pais aceitariam que suas filhas trouxessem este notável homem para conhecer a família. Dalila era realmente a uva estragada nesta história (Jz 14 -16). Ele precisava de uma mulher fiel, e esta o vendeu aos seus maiores inimigos. Sansão deve ter ficado muito decepcionado com ela. Seu lema foi provavelmente...
P-R-O-B-L-E-M-A
É o que as mulheres têm sido para mim!
Chega de mulheres.
Chega de lutas e abalo.
Eu deveria ter ficado solteiro!
Sansão tinha todo o direito de ficar desapontado. E devem haver milhares de homens que entoam a mesma canção devido as suas expectativas frustradas pela infidelidade da mulher amada.
Os maridos precisam de esposas que lhes sejam fiéis.
A Necessidade de Ser Apoiado
ESPOSA : Há momentos em que a habilidade do marido em tomar alguma decisão não deve ser questionada, e Gênesis 19 registra a história que descreve tal fato. Ló precisava de uma esposa que o ouvisse - e seguisse sua liderança. Ao ler a história da destruição de Sodoma, temos a impressão de que Ló não tinha muita autoridade ou influência sobre sua família. Até mesmo os jovens que logo mais seriam seus genros não o levaram a sério quando ele disse: "O Senhor destruirá esta cidade". O homem precisa saber que poderá contar ao menos com a ajuda da esposa quando surgirem as crises - mesmo que ninguém mais o apoie.
A Necessidade de Encorajamento
MARIDO : Então lemos sobre Jó. Lutando com sua tragédia e seu sofrimento, o comportamento de sua esposa é nada menos do que chocante. Ou ela foi indiferente com ele, ou não compreendeu o momento pelo qual seu marido passava (Jó 1-2). Aparentemente, ambos não possuíam a mesma compreensão espiritual. Assim sendo, não é difícil imaginar alguns atritos verbais antes deste momento crítico de suas vidas. Jó precisava desesperadamente da simpatia e do encorajamento de sua esposa, o que não obteve.
A Necessidade de Ser Importante
ESPOSA : Rebeca, a esposa do patriarca Isaque (Gn 27), era uma mulher muito independente. Ela fez seus planos e os executou sem que seu marido tomasse conhecimento, alguns deles decididamente contra sua vontade. Isaque precisava de uma esposa que discutisse com ele sobre os assuntos domésticos. Ao invés disto, casou-se com alguém que agia segundo a sua própria vontade. E o que dizer de Adão? Este precisava de uma esposa que o reconhecesse como líder espiritual, viesse a ele e compartilhasse tudo sobre os acontecimentos. O ditado: "Duas cabeças pensam melhor do que uma" é de grande valia desde a criação do primeiro homem. Como teria sido diferente a história da humanidade se Eva dissesse: "Bem, antes de comer este fruto, acho que vou consultar meu companheiro Os maridos precisam ser consultados antes que suas esposas tomem qualquer decisão.
MARIDO : Por outro lado, a esposa que nunca dá qualquer palpite nas decisões do marido, não está agindo como deveria, sendo sua companheira. Ela precisa mostrar-lhe sua perspectiva, e ele deve considerá-la. Algumas esposas são logo privadas de fazerem isto ou aquilo, porque certos homens sentem-se ameaçados pelas mulheres que expressam a sua opinião. O homem que não admite receber conselhos de sua esposa está querendo dizer que ela não possui inteligência suficiente para discutir assuntos importantes, e não precisa que uma mulher o complete ou complemente. Neste particular, ele é uma ilha. E isto é degradante para ela e também uma afronta para Deus. O Senhor não honra "ilhas" que escolhem viver como se não necessitassem dos outros para existir.
Ágape É o Conselho Apropriado
Enquanto falamos sobre o "discutir os assuntos" entre marido e mulher, citemos o exemplo de Pedro. Uma boa esposa aconselhará seu marido sobre a sua aparência, e o ajudará a não passar por vexames em público. É como dizer-lhe discretamente que o zíper de sua calça está aberto. Portanto, ele precisa do auxílio dela. Sabemos que Pedro tinha uma esposa e ele era um homem impulsivo. Sua companheira o conhecia muito bem e talvez o tenha ajudado a controlar seu temperamento através de conselhos apropriados.
Consellho apropriado é uma faceta crítica do amor ágape. Este versículo: "Pelo procedimento de sua mulher seja [o marido] ganho sem palavra" (1 Pe 3.1), não significa que a esposa jamais deva advertir seu marido, caso ele esteja "andando segundo a carne".
Ajudadoras Precisam Correr Riscos
ESPOSA : Como esposa, estou mais familiarizada com certas atitudes carnais de meu marido do que qualquer outra pessoa em sua vida. Se permito que ele dê continuidade a estes comportamentos destrutivos e anticristãos, eles se aprofundarão mais e mais. Quem o aconselhará neste sentido, se eu não o fizer?
Não significa que eu precise trazer o assunto à tona seis vezes ao dia - isto aborrece bastante. Toco na questão quando Deus me permite. Oro primeiro, ensaio o que vou dizer, e, então, com voz branda e postura serena (posso estar tremendo por dentro, com medo ou raiva), aconselho-o sobre sua necessidade de permitir que Cristo o controle naquela determinada área. Isto é permitir que Jesus manifeste o amor ágape através de mim.
MARIDO : Chegamos a um ponto, o qual a maioria dos homens não incluiria em sua lista dos "Dez Atributos que Desejo Ver em uma Esposa". Você aceitaria uma pessoa que lhe apontasse uma de suas atitudes carnais com o objetivo de corrigi-lo? Entretanto, quando um homem cresce em Cristo, e aumenta seu desejo em agradá-lo, seu coração implora ao Espírito Santo para ser um campeão. E é difícil ser um vencedor a menos que você saiba o que está tentando derrotá-lo. Precisamos anular o nosso orgulho e dar às nossas esposas a liberdade de nos ajudar a identificar nossos procedimentos carnais. Embora não seja meu passatempo favorito que minha ESPOSA fale sobre meus deslizes, louvo a Deus por minha esposa ter maturidade suficiente para fazê-lo. Acho que estou alguns degraus acima em meu crescimento espiritual por este motivo.
ESPOSA : Meu MARIDO e eu precisamos ajudar-nos mutuamente; porém sendo cuidadosos em nunca envergonhar um ao outro em público ou diante da família. Por exemplo: digamos que meu marido tenha o hábito de monopolizar as conversas. Quando alguém mais está falando, ele não ouve esta pessoa; apenas espera para dar a sua versão ou opinião sobre o assunto. Este pode ser um hábito ruim para as nossas amizades. Ele pode nos impedir de sermos convidados para festas ou termos amigos mais próximos. Caso estejamos em casa de alguma pessoa e meu marido coloque em prática esta atitude egocêntrica, não escolho aquele momento para fazer um comentário do tipo: "Acho que Tom tem algo a dizer caso você lhe dê uma chance!" Também não me esquivo completamente da situação. Procuro falar-lhe mais tarde a portas fechadas. Esta é uma atitude carnal; ele não está vivendo de acordo com a sua verdadeira identidade. MARIDO : Um exemplo claro na Escritura, onde a mulher falhou em aconselhar seu marido sobre um problema muito significativo está em Atos 5.1-10. Safira prejudicou seu esposo Ananias nesta área. Ele precisava de uma mulher que o aconselhasse e ajudasse a vencer a ganância. Ao invés disto, ela concordou com seus planos malignos. O homem precisa de uma mulher com padrões morais definidos. O respeito dele por você como sua esposa pode demorar a acontecer, ou talvez ele jamais o expresse. Mas você não perderá seu auto-respeito. Assim como existem os maus, há também os bons casamentos descritos na Palavra de Deus. Por exemplo: olhe para Rute e o respeito que demonstrou por seu marido Boaz. Os homens gostam deste tipo de procedimento. No Novo Testamento, os nomes de Áquila e Priscila estão sempre juntos. Eles formavam um sublime casal. Maria e José constituíam uma perfeita unidade no verdadeiro sentido da palavra. Enfrentaram a vida juntos. O homem precisa da participação de sua mulher em sua existência. ESPOSA : Façamos uma lista das qualidades que o homem necessita encontrar em sua mulher:
Fidelidade
Submissão as suas decisões, especialmente em situações críticas
Encorajamento quando as coisas vão mal
Ser consultado para aconselhar quando forem tomadas
decisões ou forem feitos planos
Ser aconselhado sobre certas atitudes carnais
Que ela tenha padrões morais
Que ela o reconheça como líder espiritual
Que o respeite e permita que os outros reconheçam isto
Que seja sua companheira na vida
Todas estas necessidades são muito importantes para o bem-estar do marido. Entretanto, cremos haver três desejos masculinos específicos mais importantes de todos, tanto que dedicamos um capítulo especial para cada um deles.
Ao prosseguir com a leitura, você aprenderá sobre a necessidade única do homem de receber elogios. Descobrirá a verdade sobre seu desejo congênito de ser o cabeça da casa. E por último, não menos importante, teremos uma grande compreensão da necessidade masculina de afetividade -um profundo desejo compartilhado tanto pelos maridos como pelas esposas. Muitas coisas as quais realizamos em benefício de nossos maridos poderiam ser feitas por alguém mais - cozinhar deliciosas refeições, cuidar da roupa, da casa, controlar as despesas - mas o que somos para nossos esposos está reservado somente à pessoa a qual ele escolheu para preencher a qualificação apropriada de "esposa" em sua vida.
A Necessidade de Reconhecimento Estabelecida por Deus
A esposa tanto pode encorajar o marido assumir seu papel de líder estabelecido por Deus, como também contender com ele por isto.
Eu não estava disposta a servir de instrumento para a satisfação do egocentrismo de meu marido! E esta tem sido minha atitude - há 13 anos. Realmente pensei que fosse um problema desta natureza, e recusei-me a fazer algo. Então li seu artigo sobre como o esposo precisa de reconhecimento - que isto não é uma atitude egocêntrica, mas uma necessidade dada por Deus - então decidi fazer uma tentativa. Isto foi há duas semanas. Eu estava procurando meios de elogiá-lo, ser sua encorajadora ao invés de crítica. Bem, ontem à noite - pela primeira vez em 13 anos - meu marido chegou em casa e disse: "É tão bom encontrar você ao chegar em casa". É o que eu vinha ansiando há muito tempo. Estranho, não? Eu fiz algo - à maneira de Deus - e venci! ESPOSA : É verdade - os maridos precisam ser reconhecidos por suas esposas. Receber elogios é uma necessidade que se inicia cedo em suas vidas. Como regra geral, todos os meninos respondem de maneira positiva ao elogio. Mas, ao se tornarem mais velhos, os adolescentes arriscarão a vida pelo reconhecimento feminino.
O garoto aprende cedo que isto é como colocar gasolina em seu carro ou fogo em seu carvão - o primeiro corre bem e o segundo realmente clareia! Infelizmente, muitas mulheres cristãs parecem fazer exatamente o oposto - estão caindo na prática errônea de "piamente" juntar os pedaços do esposo. De alguma forma, elas têm se convencido de que se apontarem cada defeito - passado, presente ou futuro - o produto final será um marido impecável. Então, rapidamente apontam as fraquezas e ignoram as forças. E (isto é muito importante) esquecem-se de dizer "obrigado" por tudo que eles fazem. Estas táticas são inacreditavelmente prejudiciais para a auto-estima do esposo.
O Reconhecimento É um Ministério
MARIDO : Para o bom início do relacionamento marido/mulher, o reconhecimento feminino é um bálsamo inigualável para os homens. O garoto de escola que adora tirar fotos de trens fica extremamente motivado quando uma das garotas de sua classe pára em sua carteira e diz: "Você mesmo fotografou? Estou impressionada! Não sabia que podia fazer coisas como estas". O homem que gosta de criar peixes exóticos fica orgulhoso e satisfeito quando a amiga diz: "Oh, peixes lindos! Você teria tempo para mostrá-los?" A professora do segundo grau orgulha-se de seus diversos alunos e os resultados dos seus testes estarrecem o diretor: "Como você fez com que eles se conscientizassem para este tipo de trabalho?" Ela apenas responde: "Oh, apenas os elogiei".
Reconhecimento Sincero, Jamais Bajulação
ESPOSA : Meu MARIDO fica felicíssimo quando digo algo como: "Você me surpreende! Pode consertar quase tudo!" Ele precisa sentir que tenho orgulho dele. Meu reconhecimento é necessário, e existe uma explicação nas Escrituras para esta necessidade: Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins. O coração do seu marido está nela confiado, e a ela nenhuma fazenda faltará. Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida (Pv 31.10-12).
MARIDO : Adoro esta passagem. Que maravilhosa verdade da Palavra de Deus! Pedi a minha ESPOSA que a colocasse em uma moldura e a pendurasse em meu escritório, mas por alguma razão ela parece nunca ter tempo suficiente para ocupar-se com isto... O fato é que nós homens necessitamos do reconhecimento feminino. A Bíblia diz que "a língua falsa aborrece aquele a quem ela tem maravilhado, e a boca lisonjeira opera ruína"(Pv 26.28). Embora alguns de nós exagerem, não é que sejamos egocêntricos. Deus nos criou com a necessidade específica do reconhecimento feminino. Nascemos com isto assim como as mulheres vieram ao mundo com a necessidade da atenção masculina.
"Ei, Mamãe!"
Deixe-me ilustrar. Vejamos um garoto de seis anos. Ele está seguro pelos calcanhares em um ramo de uma macieira, no quintal. Que nome ele grita para que venha observar sua façanha? O de sua mãe, é claro: "Ei, mamãe, venha aqui!" O garoto está tentando demonstrar para a principal mulher de sua vida quão hábil ele é e pode fazer uma coisa física e masculina que ela não consegue. Seu desejo é que ela fique abismada com sua audácia! Caso ela chegue na porta e diga: "Uau! Como você consegue fazer isto? Não tem medo de cair?" vai deixá-lo louco de alegria. Os garotos adoram este tipo de coisa. Fazem sentir-se machos. Saímos da fábrica já desta forma.
ESPOSA : Você pode imaginar se eu fosse aquela mãe e decidisse ir ao seu encontro, mostrar minha perícia e imitá-lo? Duvido que ele pudesse verbalizar seus sentimentos naquela idade, e cada garoto é diferente. Um filho pode ficar desapontado ao ser superado por "sua mulher" e perder o interesse por subir em árvores. Outro poderia ranger os dentes e prometer que aprenderá a apoiar-se em apenas um pé para me vencer. Porém você pode ver que não é uma atitude sábia que a mãe demonstre, de maneira consistente, de igual ou melhor que seus filhos, quando estes testam suas habilidades masculinas.
MARIDO : Está certo. Isto causará um impacto nas atitudes carnais dos garotos, causando-lhes "atrasos de masculinidade". Observemos o mesmo menino aos dez anos. Está agora um pouco mais desprendido da mãe, e desenvolvendo seu interesse pelas meninas da mesma idade. Ele não pode pendurar-se em um galho e dizer: "Ei, garotas, olhem!" Não seria legal. Então, quando vê as meninas se aproximarem, ele sobe na árvore com apenas um dos pés para atrair a atenção delas. Então, ele imagina que a opinião das garotas é a mesma que sua mãe costumava expressar: "Uau, olhem isto!" Ele sente a mesma sensação agradável, e presume que elas o acham "o maior". Quando estiver no segundo grau, o mesmo processo ganha mais sofisticação. As garotas de sua turma esperam algo mais espetacular. Então nosso adolescente torna-se um atleta. Ele sua bastante no campo de futebol, e quando finalmente consegue vestir a camisa do time, fica em frente ao espelho praticando olhares, o andar e as maneiras de agir. Após esta prática, caminha pelos corredores do colégio com aquele uniforme e deleita-se com os olhares admirados das garotas. É disto que elas gostam! Elas sabem que se trata de um jogo de sedução, assim como os rapazes. Todos já o desejamos. Foi assim que Deus nos fez. Quando as câmeras focalizam o rapaz que marcou o gol, o que ele diz? "Ei, mãe!" Sei que isto inclui o pai, porém ele não fala: "Oi, pai", não é verdade? Vale repetir - nós homens precisamos do reconhecimento feminino, especialmente da mulher a quem amamos.
Palavras Insensatas e Sensatas
ESPOSA : Lembro-me de um dia em que tomava sol à beira de uma piscina. Dois jovens casais eram as únicas pessoas existentes naquele local. Aparentemente, um deles apresentava um bom relacionamento afetuoso, mas o outro apenas estava no início deste processo. O rapaz deste segundo par de namorados subiu ao local apropriado para o pulo olímpico e chamou a moça para ir com ele - ela era bem pequena. A garota então entrou na piscina e começou a nadar.
Ele porém se encaminhou para a beirada do trampolim e começou seus preparativos. Aguardava que todos os olhares estivessem voltados para ele para que pudesse iniciar sua exibição. Eu podia ouvi-lo murmurar sob sua respiração: "É bom que todos vocês me assistam". Então, finalmente ele pulou executando uma breve, porém, boa performance. Sem uma palavra sequer, a garota saiu da água para o trampolim, equilibrou-se sobre as pontas dos pés por um momento, e então executou um belo salto, com uma queda suave devido ao seu pequeno corpo. Ao saírem juntos da piscina, ouvi o rapaz dizer: "Vamos jogar basquete..."
Quando as Atitudes São Reconhecidas
MARIDO : Identifico-me com este fato. Minha ESPOSA sempre me elogiou, mesmo durante aqueles anos quando eu era tão miserável. Foi realmente maravilhoso. Certa noite eu ainda estava acordado e ela já se encontrava na cama. Tentei ser o mais discreto possível ao deitar-me e puxar as cobertas, para não incomodá-la. Mas minha ESPOSA estava acordada. Ela me alcançou, deu um tapinha em meus quadris e disse: "Tenho orgulho por você ser meu marido". Fez-me parecer um gigante. Ter aquela doce mulher para dizer tais palavras fez com que me sentisse um rei. Em outra ocasião, um homem ofereceu à nossa família sua cota de duas semanas em um hotel-fazenda no Canadá para passarmos as férias. Após alguns segundos de oração, achei que deveria aceitar! Deus deseja que seus filhos também descansem, certo? Então fomos, e, certa noite, Minha ESPOSA estava sentada na espreguiçadeira fazendo seu bordado. O dedal caiu do seu dedo, deslizou pelo meio do material de costura, caiu entre as madeiras e desapareceu no lago. Ela voltou para o quarto, pegou outro dedal e voltou para sua atividade. Aquele caiu também, bateu em sua perna e estava a caminho da água novamente. Então eu pulei de minha espreguiçadeira, peguei-o no ar e devolvi-o para ela. Ela sorriu e disse-me: "Sua coordenação é fantástica!" Ei, adoro este tipo de coisa!
Eu estava contando esta história em um de nossos seminários, e no intervalo um homem aproximou-se e disse: "Se minha esposa me dissesse coisas como estas, eu teria ido à caça do outro dedal!"
A Mentira do "Sargento Pecado": "Não Sou Digno de Reconhecimento!"
Por outro lado, tenho aprendido que alguns homens não se identificam com estes exemplos. Quando converso com certos maridos sobre suas necessidades de reconhecimento pelas suas esposas, pensamentos como este vêm às suas mentes: Eu não gostaria que minha esposa dissesse que tenho coordenação. Gillham é diferente, provavelmente merece, mas eu não. Tais pensamentos não estão sendo gerados pela "mente do Senhor" naquelas que pertencem às "novas criaturas" (1 Co 2.16); estas pessoas estão sendo vítimas do poder do pecado (Rm 7.23). Para ser um vencedor, é imperativo compreender que a batalha travada em sua mente não é "civil", e sim "bipartidária". Enquanto parece que seu pensamento luta contra si mesmo (seu "lado mau" contra seu "lado bom"), na verdade isto não acontece. A "mente de Cristo" não gera desejos malignos (1 Co 2.16; 1 Jo 5.18). Lembre-se, o poder denominado pecado que promove a guerra contra nossa mente é um pronome pessoal (representado como pessoa) o qual apelidei "Sargento Pecado". Ele é um agente secreto do Diabo que lança os mísseis de pensamentos enfrentados por você na primeira pessoa (através dos pronomes singulares: eu, meu, etc), a cada momento. Esta é a forma pela qual a pessoa é enganada a "fazer exatamente o que não desejava", quando na realidade não é ela quem o faz e sim o pecado que nela habita (Rm 7.19,20). Estes pensamentos parecem ser nossas idéias ("Acho que vou adicionar esta soma em minha despesa de viagem; meu chefe nunca saberá"), quando, na verdade, este som recebido por sua mente é proveniente do "Sargento Pecado", o agente do diabo, e você decide apropriar-se dele. Então pecou, porém não gerou a idéia. Ouça: A única maneira pela qual Satanás pode fazê-lo pecar é convencendo-o a aceitar estes pensamentos
- somente então eles se tornam desejos, através de sua opção - seu pecado.
ESPOSA : Meu MARIDO e eu acreditamos que o marido cristão o qual rejeita o reconhecimento da mulher amada está sendo enganado pelo poder do pecado. De alguma forma durante a infância, provavelmente pelas condições de sua vida familiar, ele começou a não se considerar digno do reconhecimento de alguém. Suas emoções antes do casamento reagiam desta forma e agora estão estagnadas. Hoje, se ele recebe um elogio, sente-se indigno e desconfortável. Ou acha que a pessoa é falsa, não sabe discernir ou tem algo escondido.
MARIDO : Embora este homem tenha aceitado a Cristo como seu Salvador pessoal, o "Sargento Pecado" (o agente do Diabo) trabalha continuamente através de sua carne. O pecado o impede de aceitar os elogios da esposa - ou de qualquer outra pessoa - que o faça segundo a vontade de Deus. Ele está sendo impedido pelo seu detector, aceitando as mentiras do pecado: "Sou realmente um perdedor". A solução para este problema está na compreensão de sua verdadeira identidade. O homem que não pode receber elogios precisa aprender a aceitar-se como novo, transformado, recriado em Jesus, e admitir que Cristo recebe os elogios da esposa por ele.
O Equilíbrio do Pensamento Provocante
ESPOSA : Eis uma interessante comparação: alguém equiparou a emoção que a mulher sente quando seu marido está tendo um caso, com a que o homem tem quando sua esposa recusa-se a elogiá-lo. A princípio você pode reagir: "Não há como fazer esta comparação". Sim, mas eles fazem. Veja, se meu marido quisesse procurar outra mulher, o que ele estaria dizendo essencialmente para mim era: "Sua feminilidade não está me agradando. Vou procurar outra pessoa cujo procedimento me satisfaça". O que estou dizendo ao meu marido quando não o elogio é: "Desculpe, mas sua masculinidade não está me agradando. Para ser mais franca, não vejo motivos para elogiá-lo".
Certa vez realizávamos nosso seminário na Geórgia. Uma senhora escreveu-me esta carta, e pedi-lhe permissão para compartilhá-la com você: Eu estava no seminário como se você estivesse falando diretamente comigo, ao falar sobre a "mulher forte". Sou uma mulher forte. Fui criada por minha mãe divorciada, que era o símbolo da independência e força. Precisava de um homem? Ah, isto não fazia parte dos meus propósitos. Era necessário algum homem para tomar decisões? Está brincando! Sou independente e esforçada, embora não aparente. Sou pequena em estatura, porém tenho uma vontade de ferro, e isto está arruinando minha vida. Há um poder muito forte lutando entre meu marido e eu. Sou salva e leio as Escrituras, mas elas parecem não penetrar em mim. Deus falou comigo na noite passada quando você disse algo sobre a comparação das emoções da mulher (ao saber que seu marido tem um caso) com as que o homem possui quando não tem o reconhecimento de sua esposa. Eu não pude acreditar no que ouvia! Veja, eu nunca elogiei meu marido. Sempre pensei: "Ele não consegue tomar uma decisão certa". Ontem à noite tive um sonho. Contemplei naquela visão que meu marido tinha um caso. Ele foi muito detalhado. Realmente senti as emoções como se fossem verdadeiras. Doeu muito! Acordei às 4:30 da madrugada soluçando. Naquele momento percebi o que estava fazendo! Deus começou a trabalhar em mim!
Anos de Vazio
Em uma de nossas sessões de aconselhamento, falávamos com um casal que havia contraído matrimônio há 13 anos. Eles estavam juntos na sala, e no auge da discussão daquele marido, ele se virou para sua esposa - com toda veemência possível e a hostilidade acumulada durante os anos - e disse: "Nunca, minha querida esposa, nunca, durante estes longos anos de casamento você me elogiou em frente a qualquer pessoa!" Talvez você esteja inclinado a resmungar: "Grande coisa. Pobre homem!" Bem, sim. Pobre homem, pois você já sabe que Deus colocou em cada esposo a necessidade do reconhecimento feminino.
E ele uniu-me ao meu marido para satisfazer esta sua necessidade.
MARIDO : Corta meu coração ouvir uma de minhas irmãs em Cristo fazer comentários desmerecedores aos seus filhos sobre as qualificações do esposo como homem ou líder da família. Entristeço-me por ele, imaginando como seria estar na sua pele. Ninguém poderá saber quantas vezes agradeço a Deus por ter dado a mim uma mulher que nunca denegriu minha imagem desta forma diante de meus familiares.
ESPOSA : Durante o seminário na Califórnia, um homem disse-me: posso falar-lhe por um momento?" Ele era um senhor já de uma certa idade, e achei interessante a maneira como virava seu chapéu enquanto falava. Ficamos em um lugar à parte, e ele começou: PASTORA, sabe a história que você contou sobre o homem cuja esposa nunca o elogiou durante 13 anos?" "Sim", respondi. Ele olhou para seu chapéu, virou-o mais um pouco, e quando me contemplou novamente, seus olhos estavam marejados de lágrima. Observou novamente o seu chapéu, recompondo-se, e finalmente disse: "Você acredita que há 39 anos, não recebo um elogio de minha esposa" "Quanto tempo?" Perguntei-lhe. Ele respondeu-me: "39 anos".
Obediência, Não Bajulação
Você pode perguntar: "Ela não seria falsa caso começasse a elogiar seu marido, se não o achasse digno disto? Isso não a faria uma pessoa hipócrita?" Não. Você pode ir a um seminário sobre matrimônio e voltar com os braços cheios de livros e o cérebro lotado de boas intenções, mas, ao invés de tornar-se a "mulher total", em duas semanas será a esposa "completa". Isto não pode ser feito a menos que saiba como confiar que Cristo tudo fará por você, através da sua própria pessoa. Tenho ouvido mulheres dizerem de maneira irracional: "Veja, PASTORA. Isto não é uma brincadeira. Meu marido é um perdedor, um verdadeiro perdedor. Não vou maquiar as coisas para elogiá-lo por elas". Sempre que isto acontece explico: "Minha querida irmã, quando você elogia seu marido, não está 'brincando'; e sim, sendo obediente.
Não está 'maquiando' as situações para elogiá-lo e sim confiando que o Espírito Santo, o qual habita em seu ser, faça-a enxergar o lado bom. Serão coisas válidas, não bajulações. Você então atenderá a uma necessidade, dada por Deus ao seu marido".
MARIDO : Nosso filho, Press, faz a seguinte afirmação em sua aula: "O encorajamento deveria ser tanto para as coisas pequenas como para as grandes. Não deveria ser limitado aos nossos bons desempenhos. Características, atributos, desejos e qualidades admiráveis são bons objetos para o encorajamento. Esta perspectiva servirá para animar a pessoa por quem ela é e não pelo que tem feito".
Provérbios para o Reconhecimento
ESPOSA : Aprecio os provérbios que compartilharei a seguir, pois enfatizam as necessidades dos maridos em sentirem que suas esposas orgulham-se deles: Grande miséria é para o pai o filho insensato, e um gotejar contínuo, as contenções da mulher. A casa e a fazenda são a herança dos pais; mas do Senhor vem a mulher prudente (Pv 19.13,14). A mulher virtuosa é a coroa do seu marido (Pv 12.4a). Através do meu comportamento, posso tornar-me uma "coroa" para meu marido: Meus filhos o verão como um rei. As pessoas ao redor o verão como um rei. Concederei a ele todos os direitos, responsabilidades e honras de um rei. Ele verá a si mesmo como um rei.
Quando corôo meu marido com elogios, ele fica seguro em sua posição. Não é maltratado, tampouco forçado a compensar excessivamente sendo dominador ou sarcástico, e nem é levado a abdicar de seu papel por falta de confiança. A esposa torna-se a coroa do marido através de suas atitudes, seus comportamentos e sua interação com ele e todas as outras pessoas do lar. Vejamos outros provérbios; lembre-se: "A mulher virtuosa é a coroa do seu marido" (Pv 12a). Agora preste muita atenção a estes versículos: Mas a que procede vergonhosamente é como apodrecimento nos seus ossos (Pv 12.4b). Melhor é morar num canto de umas águas-furtadas do que com a mulher rixosa numa casa ampla (Pv 21.9).
Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda (Pv 21.19).
Catorze Atitudes que Levam ao Amor
Eis aqui 14 maneiras práticas para que você expresse amor pelo seu marido. Caso execute 11 ou mais destes simples atos, não será necessário definir o amor para assegurar que gosta de seu esposo, e ele saberá retribuí-la. Mesmo que haja menos respostas do "sim" você ainda pode amá-lo, mas ele provavelmente não terá certeza disso. Encontrar outras maneiras de demonstrar seu amor adiciona um novo significado ao casamento para ele:
1. Sempre diga a seu marido que o ama.
2. Prepare os pratos que ele mais aprecia.
3. Chame-o por algum nome carinhoso.
4. Arrume-se para esperá-lo, quando ele chegar do trabalho.
5. Deleite-se em seus elogios para você.
6. Faça-o sorrir.
7. Faça com que esteja sempre com a melhor aparência possível.
8. Conforte-o quando estiver mal.
9. Pense sempre em como ele é maravilhoso.
10. Sinta sua falta quando ele estiver viajando.
11. Saliente suas qualidades para seus amigos.
12. Tente igualar seus modos.
13. Faça o melhor para agradá-lo.
14. Sinta-se mais próxima dele com o passar do tempo.
Cristo em Você, Habilitando-a
A esposa tanto pode encorajar seu marido para que ele assuma seu papel de líder estabelecido por Deus, como também contender com ele por isto. Não há como qualquer mulher fazer o que lhe é requerido em seu casamento. Mas quando a esposa permite que Jesus Cristo, o qual habita dentro dela e agora é sua própria vida (Cl 3.4), atue através dela, Ele atenderá esta necessidade do marido - de maneira maravilhosa! Uma grande vitória nos aguarda quando aplicamos a verdade da "vida transformada" (nossa existência para Cristo como vida) em nossos casamentos. Há esperança nesta realidade: "Cristo em nós, a esperança de glória". Jesus quer fazer tudo isto por nós. Porém precisamos cooperar com Ele para passarmos pela maravilhosa transformação que com certeza acontecerá.
Precisamos escolher o caminho da cruz. Devemos conduzi-la diariamente e "oferecer-nos como sacrifício vivo". Então Cristo poderá amar nosso cônjuge - e elogiá-lo - através de nós.
Nascido para Ser um Líder Piedoso Submissão é um ministério em beneficio de nossos maridos; quando enxergamos desta forma,
torna-se mais agradável que obrigatório.
Pat e eu estamos separados desde o dia 23 de março. Vemo-nos uma vez por semana, porém não temos tido muito êxito. Ao meu ver, fico ressentido e com raiva por ela ser muito "mandona". Parece que está sempre pegando no meu pé recriminando-me, e eu apenas agüentando. Então, para não fazer algo que possa me arrepender mais tarde, separei-me dela. Ela alega ter perdido o respeito por mim pois eu não tomava qualquer decisão séria. Mas quando o fazia, ela não concordava a menos que fosse exatamente de acordo com a sua vontade. Ela até me ridicularizava ou ofendia. Caso fosse algo muito importante, chegava a perder a calma e danificar alguma coisa. Como podemos superar esta situação? Foi o que perguntei a ela muitas vezes. Talvez eu tenha tomado a decisão errada, ou seja, muito dogmática ou algo parecido. Simplesmente não sei como lidar com ela. MARIDO : Os maridos precisam acreditar que são os líderes dos relacionamentos matrimoniais, e esta carta ilustra tal ponto com muita propriedade. Mas, antes de começarmos a analisar os enganos cometidos pelas mulheres nesta área, iniciemos tomando consciência do fato de que eu e muitos outros homens temos negligenciado nisto. Por isso, nossos relacionamentos matrimoniais têm sofrido bastante. As maneiras pelas quais os maridos algumas vezes ganham a submissão de suas esposas podem devastar e destruir seus casamentos. Cristo através de mim jamais agirá desta forma com minha ESPOSA.
Ganhando sua Esposa com Gentileza
Freqüentemente os homens se expressam desta maneira: "Os canários-da-terra machos são mais bonitos que suas fêmeas"; "Por ser maior que você, posso lançar uma pedra muito mais longe";
TEM CONTINUAÇÃO DIARIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário