sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

DIALOGO HONESTO NO CASAMENTO-P/2


DIALOGO HONESTO NO CASAMENTO..P/2
e não espera que algo agradável ocorra no dia seguinte. Eu vivia apenas o presente, a lição ensinada por meu marido que não agia corretamente até aquele momento. Precisava de uma saída, e a única aceitável para um perfeccionista é o suicídio, assim não precisamos enfrentar as pessoas após uma má performance. Esta era a minha situação quando o Senhor falou comigo. Oh, como desejava que nosso casamento desse certo. Eu havia lido e relido Efésios 5.33 sobre respeitar, amar e honrar seu marido. Não conseguia fazer todas estas coisas. Nem mesmo queria estar perto dele. Eu não gostava mais dele. Eu tinha ido dormir após um péssimo dia; porém não me recordo o motivo, devido ao grande número das decepções diárias. Estava soluçando e falando com o Senhor: "Jesus, não compreendo o que está acontecendo em minha vida. Meu casamento está muito distante do almejado pelos seus planos. Meus filhos não seguem o caminho desejado e, Senhor, estou tão cansada, deprimida! Tenho me esforçado muito, acho que não tenho mais forças para fazer qualquer coisa". Então eu disse uma coisa inédita em meus quarenta e tantos anos de existência, algo muito difícil para qualquer perfeccionista declarar: "Senhor, eu desisto. Não posso fazer mais nada! Se algo precisa acontecer neste casamento ou nestas crianças, tens de fazer por mim, pois eu não posso". Deus falou comigo naquela noite. Pensamentos completamente diferentes da minha maneira de pensar vieram à mente, e pela fé eu cri ser uma mensagem do Senhor. Foi uma pequena e simples frase: " Farei tudo por você". Este foi o início. Passo a passo, às vezes através de passadas dolorosas, aprendemos a verdade de Gálatas 2.20: Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o que me amou e se entregou a si mesmo por mim. Que incrível diferença esta verdade fez em minha vida! MARIDO: Aqueles foram tempos difíceis. Para ambos, e declaro-me culpado por tudo o que aconteceu. Eu deveria ter sido morto. Massacrava minha esposa com minha língua ferina, assim como ela me matava com sua força. Estávamos nos destruindo mutuamente. Não compreendíamos como Cristo, que vivia em nós, poderia acabar com aquela bagunça. As coisas estavam mudando, porém, ainda tínhamos muito o que aprender.
O Casamento é Para Ser Real? Venerado seja entre todos, o matrimônio e o leito sem mácula (Hb 13.4).
MARIDO: As mudanças que transformaram nosso casamento não ocorreram da noite para o dia. Ao dar continuidade a esta leitura, você descobrirá mais histórias sobre os Gillhams, assim como outros casais a quem temos aconselhado. Esperamos que alguns de nossos duros aprendizados o ajudem a detectar as forças e fraquezas em seu próprio relacionamento conjugal.
A Nossa Cultura Matrimonial É Amigável?
O primeiro contribuinte para o alto índice de divórcios em nosso país é a cultura popular que nos rodeia. E esta é uma forte razão pela qual nós dois iniciamos nossa lua-de-mel destinados a enfrentar muitos problemas existenciais. Eu havia sido muito influenciado pelo meio ambiente no qual nascera e crescera. Minha visão sobre a mulher refletia o modelo de John Waine com o qual queria me identificar. Minha esposa também era o espelho de sua formação cultural. Muito conquistadora, uma ótima detalhista e ajustava-se ao mundo que gradativamente encorajava a competitividade, o poder e a independência nas esposas. Além do mais, nossa idéia sobre o casamento em si era errônea. Ele foi acrescido de nossas influências familiares, filmes e fantasias que havíamos desenvolvido. Ao prosseguirmos este assunto, utilizaremos nossa jornada matrimonial para ilustrar pontos e sugestões. Você está buscando respostas, e queremos ajudá-lo de todas as formas possíveis. Muitas pessoas atualmente têm deturpado a visão do casamento, e o modelo bíblico estabelecido por Deus é geralmente considerado arcaico. Há muito o temos preservado no sótão em uma caixa com a seguinte mensagem: "Não jogue fora pode voltar à moda". Mas o fato é que ele nunca se tornará obsoleto. Esta maravilhosa citação do diálogo entre um homem idoso e um mais jovem revela uma pequena parcela do que seja um casamen¬to cristão: Sua esposa deve amá-lo muito. Claro! Ela é minha esposa. Isto não quer dizer necessariamente que ela o ama. Muitas esposas deixam de gostar de seus maridos. Ah, isto demonstra quão pequena é sua verdadeira compreensão sobre o casamento. Nenhuma esposa deixou de gostar de seu marido quando ele realmente a amava como um homem deve dedicar-se a uma mulher. Você quer dizer que as pessoas não se apaixonam e depois deixam de amar? O que estar apaixonado tem a ver com casamento? Nada! Você não é casado, é? Na verdade, sim. Então para seu próprio bem, e de sua esposa, espero que você logo deixe estas tolices sobre estar "apaixonado". Nenhum casamento pode sobreviver a menos que passe desta fase para a do amor sacrificial. Ah, mas você é jovem! MAS você afirmou que sua esposa o amava. Presumo que também a ame. É claro! Certamente! Estamos apaixonados agora, pois aprendemos primeiro como sacrificar a nós mesmos um pelo outro. Temos aprendido a servir, oferecer voluntariamente nossas vidas, lavar os pés um do outro, e também conversar. Estas coisas não são feitas ano após ano a menos que a pessoa esteja determinada a amar. Não estar apaixonado, e sim gostar de alguém. Não, meu amigo. Amor, este vem em segundo lugar! Primeiro está o comprometimento e o sacrifício. Então, apenas depois, vem o verdadeiro e duradouro amor. Este é o motivo pelo qual minha esposa e eu nos amamos hoje.
ESPOSA: Isto está muito longe de nossa atual cultura sobre a perspectiva do casamento, não? A visão atual é formada por uma vasta classificação de muitas variáveis.
Casamentos de Fantasia
Primeiro acontece a aproximação da fantasia. Nossos filhos são constantemente bombardeados com tais relacionamentos através dos filmes, da música e da televisão. A mídia nos leva a crer que o amor é uma tentativa romântica a paixão parece nunca declinar e, caso isto aconteça, simplesmente tenta-se outro relacionamento.
É muito difícil convencer duas crianças cheias de sonhos que a Bela Adormecida e o Príncipe Encantado existem apenas nos contos de fada, e a última proposta do casamento é soletrada assim: C-O-M-P-R-O-M-I-S-S-O. É necessário dedicar-se a isto. Assim como o diálogo anterior indica de maneira tão eloqüente, o amor não mantém o casamento unido. É o matrimônio que sustenta o amor coeso.
Votos Casuais
Há então a aproximação casual. Mesmo estando o noivo no altar assistindo a esta visão de encanto, aproximando-se pelo corredor central, ambos, ele e a noiva podem ter em mente este pensamento: "Se não der certo, podemos nos divorciar". O divórcio é socialmente aceitável hoje, não existe mais estigma atrelado a ele, o que facilita dizer: "Não estou feliz ao seu lado. Não sabia que seria assim. Não quero mais viver com você". Sempre que estas palavras são proferidas, aumenta a estatística dos casamentos desfeitos.
MAS SAIBA NÃO EXISTE DIVORCIO DE CRISTÃO.
Tabus Culturais versus Restrições do Espírito Santo
MARIDO: Deus está atuando de forma diferente em nossos dias. Ele tem permitido que o Diabo declare sem efeito todos os tabus culturais contra o pecado, enquanto o Senhor revela sobremaneira a sua disponibilidade de nos ajudar a vencer a tentação. Há trinta anos, em qualquer cidade pequena, caso um homem abandonasse sua esposa e casasse com sua secretária, os cidadãos locais o criticavam assim como à sua nova companheira. Caso ambos desejassem evitar maiores vexames, teriam de deixar a localidade e iniciar uma nova vida bem distante dali. Vejam que o Espírito Santo não estava impedindo que os casamentos fossem desfeitos. O que os restringia era o tabu cultural contra o pecado e o medo da rejeição. Isto não ocorre hoje! Mesmo alguns pregadores, os quais têm adotado tais comportamentos, são recebidos de braços abertos para continuar pastoreando. Não há arrependimento, tampouco disciplina. Creio ser apenas o começo. Deus permitirá que a situação fique ainda pior para que nenhum crente que viva segundo a carne tenha uma vida de vitória. Nosso maravilhoso e zeloso Pai celestial tem deixado que todos os cristãos passem por momentos difíceis, de extrema aflição, para que possam descobrir Cristo como vida, pois apenas Ele é poderoso para vencer o pecado por nós.
Vivendo Vidas Separadas
ESPOSA: Penso que a visão deturpada do casamento mais freqüente é a "construção de vidas separadas". Se a esposa pudesse verbalizar seus pensamentos, ela diria: "Realmente não me importo, meu marido, que viajes por todo o país, estejas em Londres em uma semana e nos EUA na outra". Ou então: "Não me importo que pratiques esporte três noites por semana e pesques com freqüência. Sabe, meu marido do, eu sou mais bem-sucedida sem a tua presença do que quando estás por perto. Não preciso mais da tua ajuda. Já construí minha própria vida sozinha. Tenho estudo bíblico para líderes na segunda-feira, chá na casa de minhas amigas na terça, cultos de doutrina na quarta e trabalho voluntário no hospital às quintas. Corro às segundas, quartas e sextas. Realmente não preciso mais de ti". E, se ela for uma esposa que trabalha fora, pode proferir uma mensagem diferente: "Minha profissão é brilhante. Tenho grande prazer nela e acredito estar fazendo a diferença no mundo. Minha vida é completa - não necessito mais de tua ajuda".
MARIDO: Corta meu coração ver estes casais os quais já foram cheios de sonhos e fizeram doces promessas deixarem que seus casamentos se rompam por terem construído vidas separadas. Deus nunca intentou isto para o matrimônio. Ele disse: "E serão uma só carne". Quando contamos estas coisas em nossos seminários, alguns casais parecem não compreender. Eles acham engraçado e dizem: "Oh, acenamos um para o outro ao nos encontrarmos em uma rua, ou quase isto".
ESPOSA: Alguém me disse certa ocasião: "Nosso casamento está unido por frágeis fios denominados 'filhos', ou 'nosso Status financeiro', ou 'nossa reputação perante a comunidade'". Tais pessoas não sabem coisa alguma sobre a maravilhosa unidade que Deus almeja para nós em nossos matrimônios. A carta abaixo revela como cresce este sofrimento profundo:
Querida ESPOSA, Entre meu MARIDO e eu nada existia. Comprometemo-nos e construímos nosso caminho através de milhares de crises; mas após dez anos apenas compartilhando a mesma casa, onde até mesmo uma fútil conversa terminava em brigas, o que mais poderíamos fazer senão desistir? Sentei-me e registrei: "O que Aconteceu de Errado Durante o Percurso", como cabeçalho, em uma folha de papel, na máquina de datilografar, um dia antes do divórcio ser consumado. Escrevi durante três horas e meia até desistir. Era um processo gradual de vinte anos. Oh, éramos muito felizes quando o meu mundo deu uma reviravolta em torno do dele e do seu trabalho. Penso que isto teve uma forte relação com a construção de nossas vidas em separado. Foi uma súbita e profunda rachadura em nossa linha de sustentação que aumentou gradativamente. Ele se fechou dentro de si e construiu um muro raramente aberto para mim. Eu desisti de tentar entrar e voltei-me para o meu mundo da música e do trabalho na assistência social da Igreja e sentia solidão nos momentos de quietude. Isto, é claro, era apenas uma parte do problema; mas, no entanto, a principal. Como você sabe, a unidade é muito importante, e meu MARIDO e eu nunca fizemos qualquer coisa juntos. A maioria das pessoas nunca soube que eu tinha um marido, pois estava sempre sozinha. E ele ia sempre desacompanhado quando se dirigia a algum lugar o que raramente acontecia. Então éramos duas pessoas solitárias que apenas moravam juntas.
MARIDO: Considerando toda a dor que sentimos, não nos surpreende que jovens vivam juntos sem contrair o matrimônio. A razão é muito simples. Eles afirmam: "Se vivermos com uma pessoa durante seis ou oito meses manter-nos-emos longe do inferno que meus pais denominam casamento. Então tentaremos isto sem compromisso algum com alianças". Infelizmente, as estatísticas nos mostram que o fato de apenas morar juntos não garante um final feliz, casais que assim o fazem na verdade enfrentam um índice maior de separação do que os que contraem o matrimônio.
A NULIDADE FEMININA
ESPOSA: Eis a visão sobre o casamento que foi desposada nos púlpitos há pouco tempo e ainda paira sobre muitos. Ela glorifica o abençoado, grande e nobre homem que tolera. na verdade, assume a tímida, indecisa, retraída e nula chamada mulher, a qual nunca tem um pensamento digno em sua mente. "Nulidade" significa a pessoa ou coisa de pequena ou nenhuma importância,
MARIDO: Há alguns anos, nosso pastor em um determinado culto citou o exemplo de um casal de nossa igreja como padrão do autentico casamento cristão, e fomos ensinados a seguir aquele modelo. Chamaremos estes cônjuges de João e Maria. Havíamos estado na casa deles naquela mesma semana para ver como se processava a nova decoração de sua residência. "Maria, de que cor você vai pintar a cozinha?" perguntei. "Eu não sei. João ainda não decidiu", ela me respondeu. Era uma situação típica daquele relacionamento. Você pode ficar com a impressão de que, ao sentir fome, João estalava seus dedos e dizia: "Cozinha!" Ela então corria para preparar-lhe um sanduíche. Às vezes, acho que ele fazia o mesmo quando afirmava: "Quarto!" e ela o atendia de imediato. Maria comportava-se tão bem quanto um cachorrinho ensinado.
Amigos, ao compreendermos a Bíblia, tal exemplo de passividade não é o que Deus deseja para a esposa. Esta querida irmã agia com seu marido como se nunca tivesse conhecido a Jesus. Isto não é submissão cristã e, sim, "escravidão". Ela atuava sob pressão. (Ficamos felizes em saber que João e Maria já resolveram esta situação. Fizeram as mudanças necessárias ao terem uma nova compreensão de como adequar Cristo como vida através deles.)
ESPOSA: Mas como uma mulher torna-se tão passiva quanto Maria? Ela nasceu assim? Não! Ela desenvolveu tal passividade por si própria. Quando criança, aprendeu que se submetessem às pessoas poderosas, ambos, tanto o homem como a mulher, poderiam ganhar sua aceitação e amor. Quanto mais se subjugassem, menos atrito experimentariam, o que para ela significava a paz e tranqüilidade.
MARIDO: Seu objetivo era não desapontar as pessoas. Caso expressasse sua opinião e sentisse que esta era rejeitada por alguém, ela tomava como pessoal, crendo estar sendo abandonada por ele ou ela. Uma vez que este sentimento a incomodava sobremaneira, desenvolveu a prática de nunca expressar seu pensamento. Finalmente chegou ao ponto de nem mesmo saber qual era sua própria opinião em momentos significativos. Voltando à casa de Maria: ela simplesmente se tornara um cão de caça. Considere a seguinte questão: esta mulher estava "vivendo" sua nova identidade em Cristo, ou manifestando sua versão única da carne? Ela era controlada por suas antigas maneiras, oriundas do "velho homem" (leia novamente Fp 3.4-7). Deus não concede a vida a novos homens e mulheres em Cristo para que sejam passivos. Esta passividade não é um projeto de existência aprovado pelo Senhor. A submissão bíblica verdadeira é muito diferente disto. Porém, muitas mulheres cristãs - e seus maridos - interpretam mal este assunto.
Um "Pecado Imperdoável"?
Uma mulher de mais ou menos quarenta anos aproximou-se de mim. Preocupada em não ser notada, ela me relatou entre lágrimas como havia sido uma "esposa submissa", mas seu marido, um homem crente a quem muito amava, tinha um temperamento agressivo. Ela me garantiu nunca ter mencionado isto a alguém. Então começou a contar que, quando ele certa vez perdeu a calma e gritou com ela, aquilo a deixou chocada. Sua reação, após a explosão de sua raiva, foi dirigir-se ao seu quarto em silêncio, fechar a porta e chorar, sem deixar que o marido visse sua reação. Ela disse que talvez tivesse cometido um pecado imperdoável três meses antes, quando o enfrentou, dizendo: simplesmente não consigo mais lidar com seu temperamento! Acho que não posso mais continuar com isto. Vou acabar morrendo. Tenho tido grandes dores de cabeça". Então afastei-me chorando. Sempre fui o tipo de esposa submissa. Não sei como pude fazer uma coisa tão terrível como aquela. E chorou quieta com o seu lenço nos olhos. "O que ele disse quando você o confrontou desta forma.'" perguntei. "Ele me tomou em seus braços e segurou-me e disse que sentia muito por ter-me magoado durante todos aqueles anos e nunca mais faria aquilo. Na verdade ele mudou seu temperamento. Porém, eu me senti tão mal por ter feito aquilo, pois sempre fui uma esposa submissa e sei que pequei contra o Senhor. Não entendo por que fiz tal coisa. "Como ele sentiu-se com este fato?" "Oh, ele lastima muito sobre seu comportamento anterior". "Querida irmã", prossegui com aquele diálogo, "o amor ágape significa 'farei a coisa mais redentora, edificante e construtiva possível por alguém'. Creio que você estava sob o domínio do Espírito Santo ao enfrentar ele. Deus a levou a tal ponto de desespero, frustração e raiva, para que seu marido fosse confrontado. O Senhor esperava fazer isto por seu intermédio durante anos, e agora, através da mudança do comportamento de seu esposo, Deus tem dado a você evidências concretas que estava trabalhando através de sua pessoa". E concluí o meu diálogo: "Você agora permite ser acusada pelo pecado quando na verdade apenas ministrou o amor ágape a seu marido, e está crendo que esta condenação interna é proveniente do Espírito Santo. Não! Ê uma falsa acusação de Satanás. Você não se rebelou contra teu MARIDO, mas fez uma coisa muito louvável por ele. Durante todos estes anos vinha agindo sob pressão. Devido ao seu medo de rejeição, sua técnica de 'senhora do ringue' foi a de nunca contrariá-lo. A maioria de sua submissão passiva não era a Cristo. Ao contrário, era baseada no medo de perder o amor de seu marido, deixando que ele a entristecesse. Era uma atitude carnal".
Busca Trivial ou Chamada Divina?
ESPOSA: Além de amargas experiências, outra reclamação constante das esposas é que os maridos algumas vezes as fazem sentir-se inúteis, quando se referem ao trabalho doméstico como algo sem importância. Certa vez assistimos a um desenho, mostrando um esposo que dizia: "Dedique-se ao seu trabalho de lavar, passar, cozinhar e limpar. Esposa minha não trabalha fora!" Isto ilustra muito bem o ponto de vista de alguns homens , o cuidado da casa é rotulado como "atividade trivial". E a sociedade concorda com esta atitude. O sistema de propaganda mundial que nos inunda age mais ou menos assim: "Você realmente deveria colocar seu filho em uma creche. Isto ajudaria no seu ajuste social, e facilitaria sua ambientação no jardim de infância". Eis o papel da maternidade que muitas mulheres acreditavam ser tão interessante. Qual era a importância deste ato? Que a mãe realmente mantivesse seu filho fora da escola mais um ano para que pudesse lhe ensinar seus padrões, valores morais e profundas convicções. Isto tem sido desprezado pois a maternidade não parece realmente mais tão importante. Há então a sugestão de que a vida sexual dos homens seria intensificada caso pudessem experimentar um tipo de "bufê" com várias parceiras. Qualquer mulher pode dar plena satisfação algumas vezes de maneira mais efetiva do que a esposa com padrões vitorianos. E aí vai o relacionamento íntimo que nós pensávamos ser apenas nosso. Deveria ser um convívio exclusivo, e assim quando meu marido e eu nos entreolhássemos, haveria uma mensagem secreta em nossos olhos, ele me conheceria como nenhum outro homem. Acabou. Hoje em dia isto não tem mais importância. E, é claro, propagandas têm bombardeado a mensagem de que o saber fazer a coisa certa significa apenas que qualquer idiota pode manter a casa em ordem, sair em tempo record, olhar para o chão e encontrar a verdadeira satisfação no mundo real do trabalho. Não sou uma empregada doméstica, mas uma dona de casa. Existe uma diferença incrível nestas duas assertivas. A classificação do nosso trabalho não gira em torno de "trivialidades".
A Carreira Vitalícia
Vocês sabem que, quando há várias senhoras reunidas e é solicitado a elas que se apresentem e digam sua ocupação profissional, aquelas que não trabalham fora de casa sentem certa dificuldade para nomear suas funções domiciliares, e manifestam-se como "engenheiras domésticas" ou "experts em manutenção do lar". Há algo errado em dizer: "Somos esposas"? "Somos mães"? E muito importante para as crianças sentirem o cheiro do bolo ao forno quando chegam do colégio. E interessante também que nossos maridos sintam o aroma do jantar no fogo (mesmo que haja apenas cebola e alho como tempero). As mães precisam treinar seus filhos sobre esta lição: O que espero de uma esposa! e ensinar suas filhas como desempenhar o papel de cônjuge e mãe. Elas necessitam construir um refúgio, um céu, o lugar seguro envolvido e governado pelo amor. As esposas precisam criar um ambiente onde seus maridos não precisem competir, a ordem prevaleça e as pressões sejam aliviadas tanto quanto possível. Estes são conceitos importantes. São vitais para o bem-estar de toda família. Porém, na cultura atual, tudo isto está sendo denegrido pela mulher. Elas se levantam e lutam dizendo: "Eu sou alguém, e provarei isto a você, homem! Posso fazer qualquer coisa tão bem quanto você até melhor! Não sou uma nulidade.
A Mulher que Possui uma Profissão
MARIDO : Muitos homens tentam construir seus casamentos baseados em suas próprias forças, quando a maioria necessita compreender o papel estabelecido por Deus. Mas isto significa que a esposa e mãe nunca pode estar na vontade do Senhor caso esteja bem empregada?
ESPOSA : Esta é uma pergunta que sempre fiz como mulher. Muitos citarão Provérbios 31 como um modelo das Escrituras para a esposa bem sucedida nos negócios. Entretanto, ao ler sobre este audacioso estilo de vida feminino e tentar vê-lo como seu modelo de mulher/profissão, esteja certa de colocar uma equipe de empregados em sua casa e tenha consciência de que seu marido deve "sentar-se à cabeceira da mesa". Isto significa que ele é o líder da família e muito bem-sucedido. Ele não é passivo, tampouco ameaçado. Isto faz uma incrível diferença. Algumas mulheres precisam trabalhar, pois são o arrimo de famílias fragmentadas. Outras necessitam ajudar na melhoria da renda familiar devido a certas circunstâncias da vida. Elas não têm escolha. Compreendemos isto, mas a Bíblia esclarece o papel da esposa que não tem outra alternativa.
A Vontade Revelada versus o Expresso Desejo de Deus
MARIDO : Você já percebeu a diferença entre a vontade revelada e o expresso desejo de Deus? A vontade revelada é a Palavra de Deus escrita na Bíblia. Não há dúvidas sobre ela. Quando a vontade do Senhor é revelada na Escritura, não espero "sentir" alguma coisa; jamais a encubro; nem pergunto a Deus 36 vezes se Ele tem certeza daquilo. Apenas a leio e considero. Por exemplo: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" não dá margens à dúvida. A vontade de Deus revelada c a instrução direta, a qual necessito ter como prioridade para a minha vida. O expresso desejo de Deus é diferente. Ele não está destacado ou grifado nas Sagradas Escrituras. Não posso achá-lo na concordância bíblica. Apenas "creio" que o Espírito Santo está na direção, determinando tudo e, uma vez que esta vontade divina não pode ser revogada pela Bíblia, isto é o que devo fazer: com quem vou me casar, onde trabalhar, a oferta para a obra missionária, qual escola preciso freqüentar tudo isto está sob o "expresso desejo de Deus".
Detecte sempre a Impressão Errada
ESPOSA : Eis uma história que ilustra a diferença entre a vontade revelada e o expresso desejo de Deus. Suponha que você e seu marido sejam cristãos muito dedicados. Ele c um pastor, e os dois se mudaram recentemente para uma outra cidade a fim de que o mesmo lidere a nova igreja. Juntos, têm a certeza de que este é o "rebanho" o qual Deus deseja que ele pastoreie. Assim, ambos estão de acordo com o expresso desejo de Deus. Mas seu marido precisa dedicar muito mais tempo a esta nova igreja do que inicialmente se esperava. Ela é maior do que a anterior e as pessoas o procuram para cada decisão. Os seus compromissos consomem duas noites por semana; há almoços quase todos os dias com um dos líderes da igreja; o número de aconselhamentos aumentou e faz com que pareça que o mundo inteiro repousa sobre seus ombros. Neste meio tempo... Você é negligenciada. O "ninho" é negligenciado. Ele está tão estressado que quando está em casa você pode senti-lo muito tenso. Embora creia que ele esteja de acordo com o expresso desejo de Deus, ele na verdade está violando a vontade revelada pelo Senhor na Bíblia Sagrada. Suponhamos que você, como esposa deste pastor, diga ao povo: "Tento não aborrecer meu marido com detalhes domésticos ou com problemas que sinto poder resolver com as crianças. Sei que ele já tem tantos na igreja, e ainda chegar em casa para enfrentar mais alguns, bem, apenas protejo-o como posso. Minhas necessidades parecem sem importância diante das responsabilidades religiosas que ele tem de lidar diariamente". Você percebe que, em seu zelo para "proteger" seu marido do envolvimento familiar, está permitindo que ele aborte sua responsabilidade revelada na Bíblia com relação ao seu lar, para andar no expresso desejo de Deus? O Senhor deu instruções específicas ao marido com respeito às esposas, aos filhos e às responsabilidades do lar. (Daremos mais atenção a estas instruções nos capítulos a seguir.) A vontade de Deus está revelada na Bíblia para seu marido e você. Quando tenta protegê-lo de tais obrigações, com certeza está desobedecendo às instruções dadas pelo Senhor.
MARIDO : Quando alguém estiver fora da vontade de Deus, revelada na Bíblia, sempre haverá péssimas repercussões. Estas se manifestarão em nossas vidas através de insatisfações, obsessões ou compulsões pela busca de algo que pareça perdido em nossas existências. Ou poderão afetar nosso relacionamento familiar. O marido, por exemplo, talvez nem perceba que há alguma coisa errada em casa até que seus filhos estejam crescidos e deixem o lar, e sua esposa tenha estabelecido sua própria vida sem ele. Este homem pensa que está no centro do expresso desejo de Deus, enquanto minimiza a vontade revelada de Deus, na Bíblia, quanto às suas responsabilidades familiares. Este é um momento quando o cristão precisa "detectar a impressão errada".
Encontrando as Prioridades Certas
ESPOSA : Ouvimos muitas histórias como estas - apenas as descrições eram diferentes. O marido pode ser um professor, um médico, um contador, um empresário bem-sucedido, um caminhoneiro ou um engenheiro. Não é o tipo de profissão que importa, mas as prioridades desordenadas resultam em vidas desajustadas.
MARIDO : Há três palavras que precisam ser compreendidas se queremos estar de acordo com as prioridades bíblicas:
• Vontade - o ato de utilizar o arbítrio; o exercício do arbítrio ao decidir o que fazer; uma decisão ou escolha deliberada e consciente.
• Obrigação - o vínculo através de contrato; promessa, senso de dever.
• Integridade - incorruptibilidade; firme apego aos valores morais;
qualidade ou estado de um ser completo. ESPOSA : Deixe-me falar sobre minhas prioridades bíblicas como esposa e mãe. As suas estarão na mesma ordem, porém com nomes e detalhes diferentes.
1. Tenho um relacionamento pessoal com Jesus. Sou uma filha amada e preciosa, irmã cuidadosa, e noiva imaculada, um membro da "eterna família" de Deus. Meu objetivo é conhecê-lo.
2.Sou uma companheira.
Desempenho meu papel dado por Deus no relacionamento matrimonial, tornando-me uma só pessoa com meu marido, espiritual, física, perceptiva e emocionalmente.
3.Sou Mãe.
Sou mãe de treis filhos. Preciso educá-los, ser um exemplo de mulher cristã para eles, colocando em suas mentes o que precisam procurar em uma companheira. Meu objetivo é fazer de meu lar um refúgio, o céu, o lugar seguro para eles.
4.Sou um membro da família terrena.
Sou HOYLE . Tenho de honrar meus pais, expressando minha gratidão a eles, cuidando deles.
5.Sou uma pessoa com talentos dados por Deus e dons espirituais.
Sou uma conselheira, escritora e professora chamada por Deus, abençoada pelo Senhor. Permito que Cristo ensine através de mim com os dons que Ele me tem dado. Trabalho meio período na Lifetime Guarantee Ministries há muitos anos. Creio ser isto aceitável para meu ESPOSO e para mim apenas, quando olhamos pela perspectiva de que sou uma funcionária da LGI, porém sou esposa e mãe que dedica tempo integral à família. A compreensão e ajuda de meu ESPOSO neste aspecto é absolutamente necessária.
6.Sou Amiga.
Sou MULHER, amiga de algumas pessoas as quais Deus tem dado especialmente a mim. Amo-as, sou sensível a elas e estou disponível quando precisam de minha ajuda.
7. Sou um membro da igreja.
Sou membro de uma família muito grande. Alguns deles estão magoados. Preciso ensinar-lhes e ser parte ativa deste corpo.
8.Sou uma testemunha para o mundo.
Preciso ensinar às pessoas magoadas que estão no mundo redimido por Deus através de seu amado Filho, rejeitado por milhares. Serei seu instrumento, para que Ele revele a si mesmo
a todos. Voluntariamente escolhi estes três ideais:
1-Aceitei o plano da salvação de Deus, e, ao fazê-lo, firmei um acordo com Ele.
2-Escolhi tornar-me parceira em um relacionamento matrimonial.
3-Escolhi ter filhos, atendendo ao plano reprodutivo de Deus.
Você notou as palavras "escolhi"? Ninguém me forçou a tornar-
me cristã, esposa e mãe. Foi uma escolha deliberada. Minha decisão.
Os números de quatro a oito requerem certas coisas de mim como resultado de minha escolha ao aceitar e comprometer-me com o número 1 - um relacionamento crescente, vital e pessoal com Cristo. Além do mais, obrigo-me a desempenhar estes outros papéis e responsabilidades de maneira confiável. Integridade aqui é a palavra-chave. Ela é perfeita e impecável. Minha reputação como pessoa íntegra - que é firme em suas decisões - está em jogo com Deus e as pessoas em minha esfera de ação.
MARIDO : A Bíblia afirma que "glorificar o nome de Deus" significa simplesmente realçar sua reputação pela maneira como vivemos nossas vidas.
ESPOSA : As pressões culturais aumentam o stress sobre todos nós nestes dias difíceis os quais atravessamos. Cada incumbência entregue a mim causa-me a impressão de ser a de número um em minha vida! Preciso utilizar o critério bíblico para andar com Deus e manter sua paz interior.
MARIDO : Logicamente estas prioridades são autênticas tanto para o homem como para a mulher. Com freqüência, priorizamos nossa profissão em primeiro lugar, ao invés de colocá-la na quinta posição, a qual realmente pertence. A seguir vem o relacionamento com Cristo e nossa família. Pense sobre o assunto: Você já ouviu falar sobre algum homem que em seu leito de morte lamentou: "Oh, se eu tivesse passado mais tempo naquele escritório"?
Caso o homem ou a mulher escolhesse as "prioridades menores” (4-8), omitindo as "maiores"(l-3), inevitavelmente ficaria frustrado. O Espírito Santo exercerá pressão sobre nós, para nos colocar de acordo com a vontade de Deus. Tal atitude pode variar de média para intensa, mas seu motivo é puro. E, ao estarmos de acordo com as prioridades estabelecidas por Deus, ao amarmos aqueles que Ele nos tem dado e os treinarmos, sucessivamente, ao hábito do amor, então o mundo será inundado pela pessoa de Jesus Cristo através de nosso testemunho vivo. Por intermédio do maravilhoso instrumento do casamento, assim como de nossas próprias vidas, somos testemunhas para o mundo. O autor da Carta aos Hebreus disse: "Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula..."(13.4a). Depois da salvação, o casamento é o relacionamento prioritário disponível a nós; e muitas vezes, nas Escrituras, o convívio matrimonial é um microssomo do viver entre Jesus e os filhos de Deus. De humano para humano, é tão real quanto parece.Ele Nos Fez Diferentes. Mas Por quê? Para compreendermos as diferenças entre marido e esposa, precisamos voltar ao princípio da criação. A Bíblia nos conta como Deus fez o homem, a mulher e o que tinha em mente para o relacionamento mútuo entre os casais. A mulher casa-se com o homem pensando que pode mudá-lo. O homem casa-se com a mulher pensando que ela nunca mudará. ESPOSA : Há pouco tempo, recebemos esta carta de uma moça:O Senhor tocou em mim profundamente através do que vocês dois disseram sobre suas necessidades como homem e mulher. Pensei de que maneira posso aplicá-las para atender às necessidades de meus irmãos crentes, estimando, respeitando-os e não competindo com eles. É maravilhoso o quanto Deus tem me capacitado nesta área.
Estou vendo isto de maneira completamente nova. Pelo fato de eu ter necessidade de ser amada e cuidada e por saber o quanto fico prejudicada quando isto não acontece, agora vejo que para o homem esta é uma prioridade: ser respeitado e sentir que pode ser confiável e querido. Antes eu via este assunto apenas como um mandamento para os casais. Mas que profundidade é a sabedoria do Senhor! Ela pode operar em mim como uma moça solteira que deseja ser usada desta forma para atender às necessidades de meus irmãos.
Seguindo as Instruções do Fabricante
A sensível e cuidadosa moça que escreveu tal carta respondia ao nosso ensino sobre semelhanças e diferenças entre as necessidades do homem e da mulher. A maioria das pessoas sabe que isto é uma realidade. Na verdade coleções completas tem sido escritas sobre o assunto. Falamos através de nossas próprias experiências, como conselheiros e marido e esposa. Porém temos recursos muito mais importantes para o que diremos.
MARIDO: Caso você tenha dúvida sobre o funcionamento de um determinado objeto, provavelmente procuraria o manual de instruções do seu fabricante. No caso do homem e da mulher, nosso Criador deu-nos sua Palavra como "Manual de Instruções" para nos proporcionar a melhor compreensão sobre todas as coisas. Para entendermos as diferenças entre o marido e a esposa, precisamos voltar ao princípio da criação. A Bíblia nos conta como Deus fez o homem, a mulher e o que tinha em mente para o relacionamento mútuo entre os casais. Em Gênesis 2.18 lemos: E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele. Façamos uma figura de Adão.
MACHO..... Deus olhou para o homem e falou: "Ele não vai correr como deveria, pois é semelhante a um carro de oito cilindros que utiliza apenas quatro. Preciso criar uma segunda pessoa para completá-lo. Então o Senhor fez Eva, colocou-a na companhia de Adão e declarou-os como se os dois constituíssem uma unidade. O Todo-Poderoso afirmou que sua criação era "muito boa", e então fechou a oficina criadora.
.....MACHO E FEMEA..... Aprendendo a Viver como Unidade
O plano original de Deus é que o marido e a mulher sejam uma perfeita unidade. O Senhor trancou minha ESPOSA e eu em um pequeno laboratório com nossas escovas de dentes dentro da mesma embalagem. Este é o local apropriado para aprendermos como o amor ágape é necessário a um e ao outro cônjuge. Certamente haverá momentos difíceis em nossas vidas. Porém, se fosse sempre fácil, nunca teríamos sido transformados através de nossas experiências laboratoriais. Entretanto, infelizmente muitos casais não enxergam este processo. O lema de hoje é: "Quando as coisas ficarem difíceis, vamos direto a um advogado". Este não é o plano de Deus. É tão-somente um escape do "senhor do ringue".
ESPOSA : Certamente compreendemos, após anos de aconselhamento, que há circunstâncias extremas, tais como abuso físico e molestamento de crianças, onde a separação precisa ser considerada. No entanto, estamos nos referindo ao fato de que muitos cristãos estão se divorciando meramente por estarem descontentes com os seus casamentos. Isto pode aliviar temporariamente a pressão, porém nunca os moldará à imagem de Cristo. Uma Imagem = Mil Palavras Fizemos o diagrama de um modelo mostrando as necessidades dos maridos e esposas. Esta é uma visão de tudo o que falaremos até o término do livro. Ao contemplar nosso diagrama, você notará que as áreas do espírito, da alma e do corpo estão em contraste. Observará também que em sua parte branca, ambos, marido e esposa, estão exatamente na mesma área do espírito onde temos uma mesma necessidade -precisamos conhecer Jesus. Mas, ao sairmos da parte espiritual em direção à alma, somos diferentes. A alma é dividida em três partes: mente, arbítrio e emoções. Olhe primeiro para as emoções.
MARIDO : Como marido, necessito sentir que minha ESPOSA possui orgulho de mim. Preciso que ela me elogie. Falaremos mais sobre as necessidades emocionais específicas dos maridos nos capítulos seguintes. Preciso de Cuidado Afetuoso e Amoroso
ESPOSA : Entrarei no assunto das necessidades emocionais das esposas também nos capítulos seguintes. Porém, já posso afirmar que, como mulher, preciso do CAA. Deixe-me expor o que CAA significa para mim. Cuidado sugere respeito. Quer dizer alguém que me trate como pessoa digna de honra e consideração. Cuidar significa meu MARIDO permitir que outras pessoas, especialmente minha família e meus filhos, vejam-no cuidando de mim. Isto também inclui proteção - o tipo de cuidado que a pessoa dará a uma pedra muito rara e preciosa. Preciso destas coisas. Elas fazem com que me sinta muito especial. Afetuoso sugere delicadeza. Preciso que meu MARIDO seja delicado em seu toque e suave na maneira com que me contempla. Algumas vezes os olhos do marido demonstram raiva, hostilidade ou frustração. Também preciso que ele observe a maneira como fala comigo. Acho que todas as esposas concordam comigo quando digo: "Fale suavemente, por favor". Às vezes a voz do homem pode parecer grosseira mesmo que ele não tenha esta intenção. Amoroso significa ser compreensivo (ou pelo menos fazer um esforço para compreender meus pensamentos, assim como meu comportamento). Significa reconhecer minha habilidade para fazer certas coisas e encorajar-me a executá-las. Também traduz seu reconhecimento pela minha insatisfação, ao fazer certas coisas às quais não deveria ser forçada. Amar também significa lembrar as datas especiais. Ainda mais importante é fazer os dias difíceis e tediosos tornarem-se "especiais". Por exemplo: digamos que uma determinada sogra morreu em 12 de setembro do ano passado. Seu genro deveria marcar com um "X" este dia em sua agenda de trabalho. Ele deve então fazer várias coisas, de acordo com sua personalidade e disponibilidade financeira. Ele pode telefonar durante o dia para sua esposa e dizer-lhe: "Estava pensando em você. Sei que hoje é um dia difícil. Porém, quer almoçar comigo?" Ou: "Ei, você não vai cozinhar esta noite - jantaremos fora". Enviar flores seria uma outra forma pela qual o marido poderia ajudar a tornar especial um dia tão difícil como este. As rosas exprimem uma mensagem suave e significativa. A esposa apreciará que você faça parte de sua vida desta forma. Esta é uma atitude muito fácil
TEM CONTINUAÇÃO DIARIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário