segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

DIALOGO HONESTO NO CASAMENTO. P/5


DIALOGO HONESTO NO CASAMENTO. P/5
Vale a pena realizar a lição de casa, pois o relacionamento conjugal une o casal no matrimônio. Esta é uma maneira através da qual podemos expressar completamente nosso amor um pelo outro corpo, alma e espírito.
A Verdadeira Feminilidade
A mulher virtuosa, conforme a Bíblia,
revela ser valiosa simplesmente
pelo que ela é. É indispensável,
pois o trabalho de Deus pode frutificar
nela e através dela.
Todos os animais têm suas companheiras, exceto Adão. Então
criemos uma à altura dele. Não iniciemos baseados em um projeto;
vamos formá-la a partir de sua costela. Eis uma criatividade
peculiar! Assim, ele entenderá que ela é parte dele, e por serem
semelhantes, ela também terá seu papel em nossos planos. Vai ser
engraçado ver a expressão dele quando o acordarmos!
(Adaptado de Gn 2.18-24)
ESPOSA : Assim como a opinião do homem sobre si próprio afeta seu relacionamento com a esposa, a recíproca é verdadeira por parte da mulher. Caso ela não esteja a par de sua feminilidade concedida por Deus, viverá muitos conflitos no casamento. Ela competirá com o marido, recusando-se a ouvi-lo, tentando usurpar seu verdadeiro papel como cabeça do lar. Ou então ficará tão intimidada por ele que jamais poderá se expressar. Ela terá medo e não respeito cristão. Em qualquer dos casos, a esposa não será ela mesma no relacionamento matrimonial.
Ouvimos muitas conversas sobre as mulheres de hoje - seus direitos, suas regras e necessidades emocionais. O que significa, diante de Deus, a verdadeira feminilidade?
A Mulher-Macho
Um dos momentos mais carinhosos que me recordo com meu pai, ocorreu enquanto estávamos juntos, nos degraus da varanda de nossa casa, certa noite. Eu me encontrava sentada em seu colo e um de seus braços rodeava o meu pescoço. Minha mãe acabara de dar à luz um filho. Não compreendi as suas palavras, quando ele me disse: "Sabe querida, você será sempre meu único garoto". Não sei se era porque queria agradar meu pai, mas eu já era uma mulher-macho.
As crianças da vizinhança costumavam se reunir em nosso jardim e havia vários meninos no grupo. Isto não fazia diferença para mim. Se brincávamos de vaqueiros ou índios, eu era o chefe. Quando era a vez do mocinho e do bandido, eu fazia o papel do xerife ou "poderoso chefão". Lembro-me até do meu pai amarrando cordas nos galhos da árvore, para que eu pudesse ser o Tarzan. As corridas dos carrinhos de rolimã, durante as férias da sexta série, foram todas vencidas por mim. Outro dia significativo foi uma escalada montanha acima. Eu paquerava um garoto, mas como proceder para ser notada por ele? O mesmo que de costume para atrair a atenção dos meninos desde os tempos de criança, no jardim de nossa casa. Fazendo as mesmas coisas que ele, só que melhor! Roberto era definitivamente o líder do grupo, mas eu estava bem ao seu lado todo o tempo até alcançar o topo da montanha. Ainda recordo a emoção de sentar ao seu lado na grande pedra, esperando os outros nos alcançarem. Ele disse algo como: "Você é realmente uma escaladora de montanha". Ele havia me notado! Meu coração vibrou de alegria, mas a emoção durou pouco. Ele ajudou outra garota a descer a montanha, pois ela machucara o pé. Será que eu estava começando a compreender isto corretamente?
Talvez Seja Bom Agir como uma Garota
Naquela época eu comecei a assistir programas em que os casais divertiam-se juntos, respeitavam um ao outro e, como indivíduos, amavam-se profundamente. Comecei a pensar: Talvez não seja tão ruim ser uma garota. Alguém poderia chamar isto de "condicionamento cultural". Eu denominaria "concepção criacionista". Eu começava a compreender com que propósito Deus me criara... para ser algo belo... muito especial... uma mulher. Já discutimos as necessidades dos homens e lemos sobre a amplitude da verdadeira masculinidade. E sobre a feminilidade? O que significa ser verdadeiramente feminina?
MARIDO : Caso fizéssemos esta pergunta a um grupo de mulheres, a maioria das respostas refletiria a cultura atual. Eles mencionariam objetivos profissionais, modo de vestir, aparência física ou alguma outra opinião envolvendo satisfação pessoal. As respostas poderiam diferir um pouco, caso fossem de outro país ou de outras épocas como as do ano de 1900, da Idade Média ou do tempo de Cristo.
É imperativo que as mulheres possuam um padrão - imutável - caso desejem descobrir o verdadeiro significado de feminilidade.
Feminina = Completa
ESPOSA : A fonte da força no mundo feminino é derivada do homem, e a mulher foi criada por Deus. Ele disse: "Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele" (Gn 2.18). Nossa compreensão da "feminilidade" aparecerá quando aceitarmos a integridade impecável de Deus. Ele designou a mulher para completar ou complementar o homem no casamento. Deixem que eu me apresse em dizer agora que uma moça não está incompleta. Somos "completos nele" (Cl 2.10). Tal perfeição nunca será removida. Ela é parte do trabalho finalizado por Cristo. Mas, quando busco a Deus... voluntariamente... e digo-lhe que quero ser uma esposa, uma das missões que Ele designou para mim é completar/complementar o marido. Escolho dar um passo em direção a esta incumbência e aceitar o compromisso como parte do acordo matrimonial. Mas não se pode exigir que o casamento seja completo ou a mulher seja feminina. Olhemos primeiro para o significado da feminilidade no relacionamento matrimonial. Como marido e esposa (e Adão e Eva eram marido e esposa), completamos um ao outro no relacionamento matrimonial como intento de Deus. Tendo descoberto que o homem torna-se completo por nosso intermédio, podemos então satisfazer nosso papel feminino no casamento atendendo às necessidades masculinas. De que forma eu, como mulher, completo o homem? Certamente isto envolve muito mais do que o relacionamento sexual. Consideremos a habilidade do homem para reunir dados em certas situações. Falando genericamente, ele é bastante lógico, porém não muito intuitivo. Nós mulheres somos intuitivas; assim, ao partilharmos com eles nossas perspectivas através da intuição concedida por Deus, adicionamos tal dimensão para completar sua lógica.
MARIDO : Em relacionamentos interpessoais, os homens não são tipicamente "pessoas orientadas" como as mulheres. Eles não são emocionalmente designados pelo Criador como nós somos. A mulher adiciona à equação da unidade um grau de comunicação e sensibilidade. O marido sábio é humilde perante o Criador e grato pelo presente (a esposa) recebido de Deus e prontamente recebe-a com os atributos que lhe faltam, de acordo com a vontade e criação do Senhor.
ESPOSA : Seria de grande valia para nossa compreensão sobre a mulher se revisássemos as necessidades do homem através da perspectiva feminina. Por favor, leia esta parte com o coração aberto diante do Senhor. Talvez ela não esteja totalmente correta, mas confio que você concordará, baseada na Bíblia. O homem precisa do reconhecimento de sua esposa. A mulher, criada para "ajudar", precisa completar tal necessidade; ela deveria permitir que o marido atuasse por seu intermédio. Assim, a mulher pode reconhecê-lo. Isto faz parte da feminilidade. Caso eu sinalizasse ao meu marido que não preciso de sua ajuda ou recusasse-me a reconhecê-lo, estaria falhando ao atender esta necessidade que Deus deu a ele e negando minha feminilidade. Estaria me rebelando contra o plano divino.
O homem precisa liderar. Tendo sido criada como "adjutora" para atender às suas necessidades, a mulher precisa permitir que o homem opere como o líder. Isto faz parte do ministério de meu marido. Preciso ver este ato como do Senhor. Isto é ser feminina. Se eu desejo empenhar o papel de autoridade do homem (seja ele meu marido ou chefe), por ser dominante, agressiva e mandona, estarei competindo e não "completando". Estarei negando minha feminilidade.
Deus deu ao homem a necessidade do relacionamento sexual. A necessidade precisa ser atendida dentro dos planos divinos. O Senhor nos criou e conhece o que é melhor para sua criação. Atender a esta necessidade está reservado para o convívio matrimonial. A mulher está sendo feminina ao completar seu marido fisicamente. Criar os filhos é uma peculiaridade unicamente feminina. Isto também faz parte da mulher. Ela foi criada psicologicamente para esta finalidade. Recebeu certas qualidades emocionais e intelectuais as quais são exclusivas a ela, designadas para o propósito específico de criar os filhos. Sim, a educação das crianças é definitivamente parte do papel feminino que Deus confiou às mulheres.
Mais que a Mulher do Homem
Mas se completar o homem dando à luz e criando os filhos fosse unicamente nossa tarefa como mulher, muitas estariam destinadas à uma vida de frustração. Você acha que Deus não dá importância para os desejos e necessidades de uma moça? É ela menos feminina por ser solteira? Não. Ela pode pensar que sim, porém não é verdade. Há muitas jovens que têm prazer em viver neste estado civil.
Você já pensou como o Senhor conhece a profundidade do desejo que aflige o coração de uma viúva? Ou o apelo da moça que anseia o casamento? Ser carente - e não ter quem precise de mim. Possuir o desejo nato de construir um ninho - e não ter com o que preenchê-lo.
MARIDO : Nunca diga que Deus não sabe qual é a intensidade da solidão ou a profundidade dos nossos anseios. Oh, sim. Ele conhece. E o Senhor nos deu as respostas muito antes de fazermos nossas perguntas. Ele tem mostrado, através de sua Palavra, que a mulher pode ser muito mais do que um complemento para o homem.
Através da Bíblia, Deus tem demonstrado que o valor da mulher vai muito além do seu relacionamento com o homem, sua ocupação, seu "status" ou suas realizações no sistema mundial. A mulher virtuosa, conforme as Escrituras, revela ser valiosa simplesmente pelo que ela é.
Ela é indispensável pois o trabalho de Deus pode frutificar nela e através dela.
Feminilidade - Modelos das Escrituras
ESPOSA : Dorcas "estava cheia de boas obras e esmolas que fazia" (At 9). Ela era uma mulher piedosa que satisfazia as neces¬sidades das pessoas ao seu redor. A bondade de Rute para com sua sogra consternada foi a declaração do verdadeiro amor e fidelidade. Ela respeitou Noemi e honrou sua sabedoria.Lídia foi uma negociante que vendia púrpura (At 16). Ela abriu as portas de sua casa para os seguidores da Palavra de Deus e foi uma discípula dedicada.
Ester tinha grande coragem e discernimento; sua sabedoria e audácia salvaram o povo judeu do extermínio. Maria, a irmã de Marta, era uma mulher profundamente devota. Ela pegou o seu perfume mais caro e lavou os pés de Jesus. Talvez alguém (quem sabe sua irmã) lhe disse: "Oh, Maria, que tolice! Quão insignificante... como se Ele fosse notar". Mas Cristo observou. Este simples ato de amor pelo Senhor foi escrito para que possamos perceber como Ele deseja nossa melhor adoração (Jo 12.3). Débora era uma juíza de Israel... uma líder nacional (Jz 4,5). Ela era forte e corajosa. Maria, a mãe de Jesus, era uma mulher de grande fé e obediência (Lc 2). A mulher virtuosa em Provérbios 31 era bem organizada e competente como esposa e negociante. Raabe, a meretriz, provou ser confiável e forte (Js 2 e 6).
Todas elas eram femininas? Certamente que sim! Fiz uma lista de diferentes "descrições do trabalho" destas valorosas mulheres. Não se pode definir feminilidade como algo que a mulher jaz. Ela precisa ser definida como algo que a mulher é.
A Feminilidade Deu Errado
MARIDO : Cada menina vem ao mundo com algumas necessidades dadas por Deus para ser feminina, e todas as mulheres são criadas de maneira igual no que diz respeito a estas necessidades inerentes.
Entretanto, a auto-imagem de cada garotinha como mulher é moldada pelas pessoas de seu mundo particular. Lembre-se que as crianças, por serem autocentralizadas, não conhecem algo a respeito das outras pessoas em seu mundo. Ao contrário, aprendem sobre si próprias quando alguém interage com elas, toca-as, comunica-se com elas e cuida delas. Devido a esta autocentralização intrínseca, a menina começa a aprender sobre si mesma e sua feminilidade a partir do primeiro momento em que respira.
ESPOSA : Se a menina pudesse expressar suas necessidades, poderia dizer: "Mamãe, por que estou me sentindo assim? Por que isto me faz chorar? Por que meu corpo é diferente? Mãe, me ensine a ser feminina. O que quer dizer 'feminina'? Por que sou especial? Como eu deveria agir?"
MARIDO : E se a mãe não considera as silenciosas questões de sua filha, esta menina não aprenderá as coisas positivas sobre si mesma. Ao contrário, Satanás cuidará para que ocorra exatamente o contrário - que ela duvide de sua feminilidade. O anseio pela identidade está dentro dela e crescerá junto com ela, mas não necessariamente no padrão de beleza desejado por Deus. Ele pode ser um pouco deformado e intensificado até que esteja completamente fora de controle e constantemente a domine. Ela pode crescer e tornar-se:
Sexualmente promíscua
Frígida
Medrosa
Homossexual (lésbica)
Ter ódio dos homens
Ter ódio das mulheres
Insegura
Sem amor
Pervertida
Introvertida
Extrovertida
Odiar a si mesma
A lista pode ser imensa ao descrever uma jovem que nunca foi amada por sua mãe, a qual jamais a abraçou ou beijou e disse: "Eu te amo muito, minha filha!"; e nem lhe ensinou sobre os assuntos ou confidenciou os segredos femininos. Por isso, não afirmou a feminilidade de sua filha.
A Pequena do Papai
ESPOSA : Então temos nosso pai. Cada menina deseja sua atenção. Vejamos este diálogo: "Papai, me leve com você. Posso segurar sua mão? Diga-me, como eu falo com os meninos? Será que existe outro homem tão legal como você?
Será que encontrarei alguém assim como você? Você me faz sentir tão especial. Obrigada, papai, pela conversa de ontem à noite".
"Eu te amo, querida".
"Sim, eu sei disso, papai".
Que bênção maravilhosa é a afeição do pai. E se a menina é privada disto, ela busca com uma quase insaciável ânsia durante toda sua vida pelo amor paterno... ser cuidada... tocada... acariciada... feminina.
Jesus, Amante da sua Alma
As mães e os pais muitas vezes falham. O dano causado por isso pode ser mínimo, como também devastador. Mas, acima de tudo, há um Deus Pai, o Criador da mulher, o qual pode recriá-la como carinhosamente a designou no jardim do Éden. Não que você esteja aleijada ou deformada, de maneira que não possa ser reconhecida, ou perca as esperanças. Talvez você esteja maculada. E provável que tenha sofrido decepções. Muitas mulheres têm acreditado em tudo o que as pessoas dizem - ou você sofreu pelo que não lhe falaram. Talvez tenha sido profundamente magoada por aqueles que deveriam amá-la. Você compreende o que aconteceu quando veio a Cristo e disse-lhe: "Oh, Jesus, tu és aquEle que sara todas as feridas; por favor molda-me e faze-me de novo". Foi o que Ele fez por mim: tomou toda a falta de amor, rejeição, o coração partido, e criou uma nova mulher completamente amada e aceita aos seus olhos. Você gostaria de ser uma pessoa diferente, que não precisasse ser controlada pelas experiências passadas? Você já foi transformada, minha querida! Nada é impossível para Deus. Nada é tão feio que Ele não possa ver, tão mutilado que esteja além de sua capacidade de sarar. Ele pega o que foi corrompido pelo mundo e refaz. Ele limpa com amor as feridas mais profundas e infeccionadas. Ele sussurra palavras de amor e encorajamento, e nunca soltará sua mão. Mas você precisa pedir a Ele que faça estas coisas. Ele não a obriga e nem insiste para que você o ame. Jesus espera pacientemente que todos os seus feitos sejam aceitos por você. Caso deseje seu toque amoroso, Ele é seu...
Além do mais, se a mulher está em Cristo Jesus, é uma nova criatura. Todas as velhas coisas destrutivas e doloro¬sas que aprendeu sobre si mesma já se passaram. Olhe bem de perto... você é bela!
Vinte Maneiras de Amar a Sua Esposa
Proteção. Atenção. Demonstração de amor. Carinho. Segurança. Abrigo contra os "ventos frios vindos do norte" que invadem a nossa casa. Envolver-nos em seus braços fortes. E o que nós mulheres desejamos, almejamos e pedimos a Deus em oração. Será que os homens estão atentos a isso?
ESPOSA : Quando começamos a fazer nossos seminários há alguns anos, eu pedia que as mulheres finalizassem com esta afirmação:
Gostaria que meu marido demonstrasse seu amor através de...
Não importava onde fôssemos, as respostas eram invariavel¬mente as mesmas. De fato, não mais pedimos que as mulheres respondam tal importante pergunta, pois já sabemos o que dirão. Com o passar dos anos, guardamos todas as respostas e as classifi¬camos de acordo com o número de vezes que cada uma foi mencionada em particular. Compartilharemos as "vinte mais" com vocês.
MARIDO : Acreditamos que as solicitações a seguir representam os anseios das esposas de serem amadas por seus maridos da mesma forma que Jesus gosta de sua esposa, a Igreja (Ef 5.25-27). Tenha em mente, mais uma vez, que a palavra grega para amor nesta passagem é ágape, que significa: Farei a coisa mais construtiva e redentora possível por você. Este vocábulo conduz a conotação de performance, não simplesmente de sentimentos calorosos. Quando falamos de amor ágape, precisamos agir a despeito de nossos sentimentos - e apenas Cristo através de nós pode fazê-lo de maneira consistente.
ESPOSA : Meu Marido e eu ministrávamos nosso seminário em uma cidade próxima ao oceano Pacífico. Era uma tarde de domingo, e você sabe o que isto significa, futebol. Nossa agenda estava realmente repleta, e aquela tarde seria nossa única chance de explorar e aproveitar a praia juntos.
Cheguei perto dele e disse-lhe: "Vamos dar uma volta na praia juntos?" "Estou assistindo ao jogo. Meu time favorito está jogando".
"Mas não teremos outra chance! Nossa agenda está lotada". "Por que você não vai dar uma volta e eu fico assistindo ao jogo?" Foi o que fiz. E realmente confesso que não foi como eu esperava. Serviu mais como uma caminhada para me recompor do que como o passeio romântico, de mãos dadas, que eu idealizara.
MARIDO : Nós, maridos, não saímos da "fábrica" equipados para ouvir o que nossas esposas realmente estão querendo dizer. Minha ESPOSA, na verdade, estava pedindo: "Demonstre seu amor por mim passeando pela praia de mãos dadas comigo hoje". Eu não "captei a mensagem". Mas após anos de crescimento matrimonial, bem como aconselhando e ouvindo mulheres de todo o país, estou aprendendo o que ela, e outras esposas estão desejosas de receber: amor. Elas não expõem isto claramente. Precisamos ler nas entrelinhas. Vejamos as vinte maneiras pelas quais o homem deve amar sua esposa:
Gostaria que Meu Marido Demonstrasse Seu Amor...
1. Ouvindo-me
ESPOSA : Sem sombra de dúvida, esta tem sido a nossa resposta número um. E, preciso adicionar, poucos homens imaginam que esta se encontra em primeiro lugar. Estávamos em Ennis, Texas, e eu havia acabado de pedir que todas as mulheres concluíssem suas respostas. Notei uma jovem senhora, com a idade em torno de 17 anos. Ela começou a escrever e, quando peguei sua anotação, dei uma olhada discreta, pois estava curiosa. Ela havia mudado muito pouco a frase, tornando-a ainda mais especial; porém, o simples pedido era o mesmo que centenas de mulheres haviam feito: "Gostaria que meu marido demonstrasse seu amor, ouvindo-me". Não importa o quanto vivamos, nós mulheres nunca esqueceremos este desejo, pois é extremamente importante para nós.
MARIDO : Minha Esposa e eu temos feito esta pergunta a vários grupos de casais: "Cite uma coisa que tem impedido seu casamento de ser como você gostaria".
Trinta e nove entre cem casais elegeram em primeiro lugar a falta de diálogo; era a sua deficiência. A comunicação não acontece facilmente. Demora muito tempo e estabelece comprometimento. Para piorar as coisas, há poucas pessoas que gostam de ouvir. Falando genericamente, quando é proferida a primeira frase, o ouvinte pensa em algo que também gostaria de comentar, e assim acontece um diálogo; Ouvir tornou-se uma arte perdida. Comunicação refere-se à prática da discussão, que requer pelo menos duas pessoas. Cada uma das vinte maneiras de você amar sua esposa neste capítulo envolve "comunicação" de uma forma ou de outra. Nós nos entendemos através da interação verbal, é claro, mas também nos comunicamos...
Ouvindo, ou não ouvindo
Tocando, ou não tocando
Planejando, ou não planejando
Participando, ou não participando
Olhando olhos nos olhos, ou olhando para outro lugar
Utilizando a linguagem corporal, os olhares e os gestos
Estas pequenas atitudes podem parecer insignificantes para os homens, mas são constantemente notadas pelas mulheres. Quando vocês, maridos, lerem estas vinte solicitações, espero que visualizem quais as formas de comunicação (incluindo as discussões) serão necessárias para atender às necessidades de suas esposas.
2. Levando meus "probleminhas" a sério
ESPOSA : Muitas mulheres comentaram que seus maridos referiam-se com freqüência as suas preocupações como os nossos "probleminhas". Quais são estes? Podem encontrar-se nas áreas em que estejamos inseguras e precisamos que nossos esposos nos reafirmem. Talvez sejam dilemas quanto ao trabalho que precisamos discutir. Eles podem envolver o campo do desassossego intuitivo que, às vezes, solicitamos: "Precisamos falar sobre isto, por favor".
Eis um exemplo: "Querido, meu carro está fazendo um barulho estranho". Às vezes a esposa expressa sentimentos como uma idiota, pois não pode explicar com detalhes a origem daquele problema: se já aconteceu antes, se o carro está frio ou quente, quando o defeito surgiu, ou outras técnicas de informação.
Uma senhora me disse: "Quando falo para meu marido algo assim, ele me olha como se declarasse: 'E o que você quer que eu faça? '" Um dos "probleminhas" mais infames é o orçamento alimentar. Recordo-me quando contávamos nossos tostões. Meu Marido dizia: "Querida, este mês estamos realmente apertados. Faça alguns cortes nas despesas do supermercado". Nunca economizávamos em outra coisa! Algumas vezes (fui gentil ao usar esta expressão), quando a esposa tenta discutir o aumento do custo dos alimentos e das roupas para as crianças, seu marido diz, de uma forma ou de outra: "Isto é problema seu. Apenas não saia do orçamento". Eis alguns destes "probleminhas": "Não consigo entender o que meu chefe quer que eu faça neste projeto". "A máquina de lavar roupas não funciona na hora de enxaguar". "Não sei se incluo a televisão em nosso jantar comemorativo ou não". "O vaso sanitário fez um barulho estranho, quando puxei a descarga hoje de manhã".
MARIDO : O que nossas mulheres estão dizendo é: "Gostaria que você discutisse isto comigo". Pode ser difícil para o marido avaliar a importância de alguns problemas da esposa, quando este lida com milhões de dólares por dia como um investidor; on tomando decisões de vida ou morte como um médico; ou supervisionando quarenta pessoas como chefe de seção; ou apenas sobrevivendo no trabalho que tanto detesta. Talvez lide com diversas pessoas o dia inteiro e não queira ouvir falar de outros problemas quando chega em casa. Por isso, ele olha para sua esposa com o semblante indiferente, demonstrando que ela não deveria aborrecê-lo com tais banalidades, quando ele tem outras coisas mais importantes em mente. Cada marido precisa compreender que sua esposa deseja conversar com ele, e necessita que ele demonstre interesse em ouvi-la, merecendo assim nota dez! Cristo, através de nós, pode fazer isto.
ESPOSA : Ouvir é uma grande cortesia. E quando peço o conselho de meu Marido, estou colocando-o em sua posição como autoridade sobre mim... meu líder espiritual. Assim, com freqüência, os homens querem ser o "cabeça do lar" devido ao poder que lhes foi concedido. Mas Deus os colocou em tal posição devido à responsabilidade que isto lhes proporciona. Se meu marido não gosta de me ouvir e dá sinais disto quando preciso dele, então não pode me censurar quando eu cometer algum erro. Liderança significa muito mais do que todos pulando quando o líder grita: "sapo".
Mantendo uma comunicação mais aberta comigo
MARIDO : Um homem forte e silencioso pode causar grandes pro¬blemas no relacionamento matrimonial. Se ele murmura, faz caretas, levanta as sobrancelhas e elabora frases do tipo: "Quem sabe?"; "Quem se importa?"; "Estou cansado"; "E daí?"; e outras respostas do gênero, não está amando sua esposa. A mulher que enfrenta estes tipos de grosseria pode começar a matraquear a maior parte do tempo por sentir-se frustrada ou falar ao telefone por mais de quatro horas. Ou talvez comece a censurar. Ou apenas desista e jamais dialogará com o esposo. Se adicionarmos isto à atitude do marido de também não se comunicar, o fardo de manter vivo o casamento recai completamente sobre a esposa. Certos homens parecem achar que sua única responsabilidade no casamento é trazer para casa o seu salário. Às vezes descobrem muito tarde (após terem recebido o pedido de divórcio) que suas esposas não podiam e nem iriam mais tolerar tal perspectiva.
ESPOSA : O desejo da mulher é que seu marido comunique-se com ela em um nível emocional. Seu prazer é que ele revele seus sentimentos e torne-se vulnerável. Chamamos isto de "falar sobre sentimentos profundos". A esposa geralmente é uma criatura intuitiva, emocional e pretende repartir tais sentimentos profundos e suas intuições com seu marido. Em outras palavras, seu desejo é que ele seja seu melhor amigo.
MARIDO : Isto é difícil para o marido? Para a maioria, sim. Vale a pena fazê-lo? Deve tentar. Não que a mulher deseje falar apenas sobre si própria, embora isto seja importante, às vezes. Ela quer conhecer os sentimentos mais profundos de seu marido, seus sonhos, suas mágoas e dúvidas, seus segredos. Isto estabelece uma unidade perfeita, e as mulheres precisam disto, assim como os homens necessitam ser reconhecidos e respeitados.
Prestando mais atenção em mim - não apenas quando quer sexo
ESPOSA : Esta é a única, dentre as vinte, que faz referência ao sexo. Não implica que uma boa vida sexual seja menos importante para a mulher. Porém, se o único momento que o marido nota você é quando quer sexo, então a sensação é de ter sido rebaixada a um utensílio doméstico utilizado apenas quando necessário. Esta é uma boa definição para uma prostituta, você não acha? Sou uma esposa, não uma amante. Preciso que meu marido me eleve a tal posição. Isto significa me conceder tempo integral em sua vida como parceira, e não como objeto sexual Parceira: "Alguém com quem se compartilha as coisas; a que está engajada nas mesmas atividades". Maridos e esposas podem construir juntos baseados nesta definição.
Dizendo "obrigado" pelas coisas que faço
ESPOSA : Expressar gratidão tem curado muitas feridas, enco¬rajado muitas almas cansadas, impressionado muitos observadores (incluindo as crianças). E certamente agrada a Deus. Ouça mos um ponto de vista feminino:
ESPOSA , estou profundamente magoada com meu marido. Sinto que ele está ausente a maior parte do tempo; e, quando está em casa, fico ofendida por ele se entreter com sua papelada, enquanto cuido da cozinha, das crianças, das roupas, dos banheiros, etc. Sinto que ele age tão bem no trabalho e com seus compromissos, mas nunca com relação a qualquer coisa que eu desejo fazer; sinto suas acidentais tentativas de "impor" disciplina às crianças; sinto ter de levantar do lugar para trocar o canal de TV para ele, especialmente quando acabei de sentar
e ele está mais perto do aparelho; sinto por meus filhos. Eu os amo Oh! realmente os amo, mas freqüentemente não os tolero. Acho que na verdade sinto ter de servir todo mundo quando ninguém parece apreciar muito o que faço. Se confronto meu marido contando-lhe como me sinto, de alguma forma a culpa sempre acaba recaindo sobre mim, e então choro. E, minha querida, estou tão cansada de chorar!
MARIDO : A gratidão da qual falamos precisa ser de ambos os lados. Ouçamos um ponto de vista masculino:
MARIDO , se o marido levanta todas as manhãs, vai para sua jornada de oito horas de trabalho e, ao retornar ao lar, só encontra discórdia alguém gritando com você porque não fez algo que pediu, ou ter tentado fazer alguma coisa e não deu certo; se as crianças sempre pedem, pedem, pedem e nunca agradecem então certa vez, ao retornar de um longo dia de trabalho, VOCÊ SE DEPARA COM UMA BIFURCAÇÃO! Um caminho o leva às pessoas que o vêem como uma máquina de dinheiro, o criticam e não demonstram gratidão por tudo o que faz. O outro conduze-o à liberdade. Sabe, você fica muito tentado a pegar o que o leva à tranqüilidade.
ESPOSA : Ser grato e expressar seu reconhecimento às pessoas principalmente às do sexo feminino é maravilhoso. A gratidão do marido por sua esposa:
Faz com que ela se sinta necessária.
Encoraja-a a prosseguir.
Valoriza-a.
Permite que outras pessoas (incluindo os filhos) vejam que a considera, e ela adora isto.
Ensina seus filhos a expressar gratidão e apreço por suas contribuições à família. Por tudo isto, ela o apreciará profundamente.
MARIDO : Estas mesmas coisas aplicam-se aos maridos e são tão importantes para eles quanto para suas esposas. A gratidão era, em grande parte, o que estava faltando na vida do homem que encontrou a bifurcação na estrada.
Estando interessado em minha vida... ao menos agindo desta forma
MARIDO : Isto nos traz novamente ao diálogo. Você já conversou com pessoas cujos olhos "perambulam" enquanto partilha suas idéias com elas?
Dá a impressão de que não estão interessadas em ouvi-lo. Nós, homens, precisamos ter em mente que uma das maneiras mais eficientes de demonstrar interesse é o contato visual. Outra ferramenta poderosa para demonstrar interesse é acompanhar a conversa, com perguntas. Interrogar sobre alguns tópicos demonstra que você realmente está interessado no que ele ou ela está dizendo. Tente isto com sua esposa:
"Como foi seu dia de trabalho?"
"Qual foi o resultado de seu compromisso hoje?"
"Ei, seu cabelo está bonito".
"O que disse o médico sobre sua dor nas costas?"
"Encontrou algum vestido bonito quando foi às compras? Bem, vista-o e deixe-me ver como ficou".
(O impacto deste último item pode ser demais para ela!)
Tenha isto em mente: não faz diferença se você sente interesse ou não. Jesus está interessado, e Ele expressará isto por seu intermédio quando você der o primeiro passo: demonstrando interesse pela fé. E sabe o que mais? Com esta prática, você eventualmente ficará interessado. Não mais será um esforço e sim um hábito um estilo de vida. Isto é o que chamamos de crescer em Cristo.
Demonstrando afeição quando outras pessoas estão por perto
ESPOSA : Como você trata algo muito precioso para sua vida?
Você olha para ele.
Toca nele.
Dá um polimento nele.
Faz uma inspeção periodicamente nele, apenas para certificar-se que está tudo bem. Gosta de tê-lo por perto e sabe exatamente onde está.
Esta é a forma pela qual você pode demonstrar afeição por sua esposa. Faz parte do CAA sobre o qual já registramos em outro capítulo. Isto proporciona-lhe um senso de proteção, segurança e preciosidade. Faz com que ela se sinta orgulhosa e segura de seu amor.
MARIDO : Certa noite chegamos em um restaurante ao mesmo tempo que outro casal. Não sei ao certo a idade deles; porém os dois pareceram já serem idosos. Ele deu a volta no carro apesar de bem devagar e abriu a porta para ela. Deram-se os braços e caminharam despreocupadamente até o restaurante.
E, pasmem! Sentaram-se lado a lado, realmente próximos. Seu comportamento transparecia gentileza e proximidade. A mulher deseja suprir estas necessidades. Enquanto cortava a grama de minha casa há alguns verões, notei um senhor de idade andando em nosso lado da calçada; sua esposa vinha a uma distância de meio quarteirão. Deixei meu cortador, aproximei-me dele e perguntei-lhe: "Ei! Aceitaria uma palavra de um conselheiro?" "Certo! Disse ele à moda dos homens antigos". Coloquei minha mão em seus ombros e disse-lhe: "Sabe que se você andasse mais devagar e ficasse ao lado de sua esposa estaria enviando-lhe esta mensagem: Tenho orgulho por você ser minha esposa. Vivemos bons momentos juntos. Obrigado por todas as alegrias que me proporcionou. Eu te amo. Demos alguns passos em silêncio. Então ele me respondeu: "Ela não está em boas condições!" "Eu sei! acrescentei. É por isto que você precisa andar mais devagar". Dei um sorriso para ele e voltei para meu cortador. Realmente me alegra quando hoje em dia ocasionalmente os vejo andando de mãos dadas!
Partilhando seus objetivos e valores comigo; falando sobre seus negócios comigo
ESPOSA : Jovens mães podem ser aquelas que mais sentem esta necessidade, especialmente após as conversas não muito estimulantes durante todo o dia com os filhos. A esposa mais jovem, no princípio da carreira matrimonial, deseja desabafar e precisa da compreensão do marido. A mais velha pode ter a mesma necessidade, pelo fato de seu ninho estar vazio (os filhos já se casaram), ansiando assim fazer parte da vida do marido. Todas as mulheres adoram isto, pois nos proporciona uma sen¬sação de que nossos esposos reconhecem nossa inteligência e desejam que sejamos parte do seu mundo. A falta de diálogo sobre objetivos e trabalho priva a esposa de uma importante parte da vida do marido.
MARIDO : Discutir importantes decisões que afetam o bem-estar da família deveriam estar incluídas aqui. Caso o marido tenha uma chance de promoção no trabalho, e esta requeira uma mudança
para outra cidade, ele deveria conversar com a esposa sobre o assunto o mais rápido possível. Se ele tem a oportunidade de fazer um sacrifício para obter uma melhoria salarial, mas que pareça um pouco duvidosa - ambos precisam conversar antes que ele se envolva em algo que vá contra seus valores morais. Marido e esposa são um. Quando o homem deixa sua mulher fora dos assuntos de trabalho, não está honrando sua união com ela.
Lembrando de mim com pequenos presentes ou apenas planejando uma saída de vez em quando
Dois homens de nossa igreja fizeram uma surpresa a suas esposas, comprando pacotes de fim de semana em hotéis. Contrataram babás para seus filhos, pediram a ajuda de uma amiga a qual os orientou que tipo de roupas levar. Finalmente, chegou o grande dia. Eles disseram às esposas que as estariam levando para um jantar em um restaurante afastado, perto do aeroporto. Ao passarem em frente do terminal de embarque, o motorista precisou parar, para "dar um telefonema importante". Eles chegaram ao balcão de embarque bem na hora de pegar o vôo. Você pode imaginar o olhar das esposas, enquanto caminhavam de braços dados com os maridos para entrar no avião?
ESPOSA : Qualquer esposa adoraria isto! E embora tal atitude, às vezes, esteja fora do nosso orçamento, não faz mal. Não que precisemos gastar mais em uma determinada época. É a consideração, o esforço, e o verdadeiro cuidado em bolar todo o plano que nos toca. Conheço casais que estão juntos há anos, e ainda saem para namorar todos os fins de semana.
Saindo mais comigo sem as crianças - talvez apenas para uma caminhada
ESPOSA : As mulheres que mencionam esta realidade enfatizam "sem as crianças". Quando a esposa sai com seu marido, levando os filhos também, o estresse aumenta significativamente. Ele intensifica a pressão sofrida por ela durante todo o dia, pois a mesma carrega consigo seu "escritório", mas não possui o "material de escritório" necessário para fazer seu trabalho; e, ao invés de ser uma diversão necessária pode tornar-se em algo exaustivo, adicionado ao fator de ter que lidar com os afazeres domésticos quando chegar em casa.
Incluindo-me em seus planos ESPOSA : Estávamos falando sobre este ponto certa vez, e a uma mulher fez esta observação: "Não preciso me preocupar com isto. Meu marido leva-me para as caçadas durante todas as estações... para cozinhar suas caças". Não é bem isto que desejamos! Os homens podem levar suas esposas consigo por vários motivos errados - para ser uma serva, parceira sexual ou mesmo espectadora.
A esposa quer ser uma companheira.Mesmo que não esteja apta a acompanhá-lo pessoalmente, seu marido pode fazê-la sentir-se muito especial dizendo coisas como: "Não tem graça viajar sem você. Quando vejo algo interessante fico pensando: 'Ah, se ela estivesse aqui para partilhar isto comigo'. Quando janto em algum lugar elegante, penso como seria bom estar em sua companhia". Estes comentários ajudam a esposa a sentir-se incluída quando realmente não pode estar presente todo o tempo.
Tentando me compreender MARIDO : Temos aqui novamente, o conceito do "vamos plantar um jardim" - intuição versus lógica. Sabe o significado destas palavras?
Lógica: maneira de raciocinar; o que é expressado pelo trabalho de causa e efeito.
Intuição: o conhecimento imediato de algo sem o uso consciente do raciocínio.
ESPOSA : Quando digo a meu Marido o que penso diferente a respeito de determinado assunto, algumas vezes minhas tentativas em explicar as razões não são bem-sucedidas. Não costumo fazer isto muito bem. As mulheres adorariam que os homens pelo menos "tentassem compreendê-las", o que vezes requer uma grande concentração de esforço.Envolvendo-se com coisas que gosto de fazer
ESPOSA : Nós, mulheres, quando éramos crianças, costumávamos brincar de vestir roupas elegantes, e nunca conseguíamos fazer com que os garotos brincassem conosco. Hoje, ainda gostamos desta brincadeira, e continuamos a enfrentar dificuldades para convencer nosso "garoto" a partilhar conosco desta aventura.
Isto significa ir a algum lugar vestida com minha melhor roupa - e ele com a dele. Mesmo que seja ao concerto musical!
MARIDO : Sim, confesso que agora me visto e vou ao concerto musical. Mas, ao menos, tive o respeito de esperar John Waine morrer primeiro! Sua esposa será especial. Talvez ela adore ir a recitais, andar de bicicleta, passear, caminhar de mãos dadas na praia ou fazer qualquer outra atividade apenas com você e outro casal.
As esposas são com freqüência admoestadas a "ficarem envolvidas", acompanhando seus maridos em seus momentos de lazer. Certo, agora é a vez de vocês, rapazes. Dá um sabor especial ao casamento, quando me envolvo com algo que minha esposa gosta de fazer. O objetivo da vida em Cristo nunca é voltado para si, mas para os outros. Preciso deixar que Ele ame minha esposa por meu intermédio, atendendo a estas necessidades especiais que apenas eu possa satisfazer. Permita-me fazer uma advertência. Enquanto minha Esposa e eu discutimos as necessidades da mulher, o "Sargento Pecado" pode estar incentivando a sua esposa a dizer: "Obrigada, Senhor! Estou grata pelo meu marido estar lendo isto". Da mesma forma, o pecado levará você a declarar: "Senhor, certamente tu a estás colocando em seu devido lugar". Este livro não foi escrito para que seu cônjuge leia e atenda as suas necessidades. E para que você o compreenda e, em resposta, possa oferecer-se a Cristo como servo para atender ao anseio de seu esposo ou esposa. Jesus vive para servir, e não para ser servido. Compreender o seu cônjuge fará de você um vencedor aos olhos do Senhor.
Apenas me abraçando e conversando comigo:
ESPOSA Esta carta realmente diz tudo: Ontem, quando meu marido chegou do trabalho, a casa estava totalmente desarrumada por causa da bagunça das crianças e eu me encontrava quase louca. Quando disse a ele que não agüentava mais, sabe o que ele fez? Levou-me até a lavanderia, colocou suas mãos sobre meus ombros, olhou em meus olhos e disse bem baixinho: "Agora acalme-se".
Então me abraçou durante longos cinco minutos sem dizer uma palavra. Não consigo explicar o quanto me senti bem em seus braços. Comecei a relaxar aos poucos e amei livrar do meu estresse. Então ele disse: "Agora, mãos à obra, vamos alimentar estes 'anjinhos' e tentar colocados na cama mais cedo hoje. Depois chamaremos uma babá e iremos apenas nós dois comer uma pizza naquele restaurante sossegadamente".
Proteção. Atenção. Demonstração de amor. Carinho. Segurança. Abrigo contra "os ventos frios vindos do norte" que invadem a nossa casa. Envolver-nos em seus braços fortes. É isto que nós mulheres desejamos, almejamos e pedimos a Deus em oração. Será que os homens estão atentos a isso?
Sendo gentil - usando palavras doces e educadas
MARIDO : Muitos de nós desenvolvem a mentalidade machista durante a infância e nunca param para perceber quão destrutivo isto pode ser. Um homem de grande estatura acha que a gentileza não lhe é um atributo peculiar; o de tamanho pequeno pode ser ameaçado a ser gentil. O de porte médio pode ter sido educado para não ser maricas. E uma voz oculta soa nos ouvidos dos três: "Nunca chore. Nunca demonstre seus sentimentos. Nunca se rebaixe para ser gentil".
ESPOSA : Homens de todas as personalidades precisam compreender que as mulheres desejam o seu afeto. Ternura não apenas faz com que respeitemos sua masculinidade, mas também, da mesma forma, admiremos sua sensibilidade.
Ajudando a Disciplinar os Filhos
ESPOSA : Faz parte do trabalho da mãe ficar com os filhos o dia inteiro. E ela permanece com as crianças durante as nove horas do dia, em contraste com as três ou quatro horas que ficam com o pai à noite. As esposas querem que seus maridos percebam isto.
MARIDO : É importante que os pais compreendam a necessidade de não chegarem do emprego diariamente com novas regras. Caso você trabalhe sob a chefia de uma pessoa das 7:30 às 18:30 hs e então chega alguém e estabelece diferentes padrões de comportamento, você ficará frustrado e confuso.
E assim que sua esposa e seus filhos sentir-se-ão caso você chegue diariamente com uma maneira diferente de fazer as coisas. O casal precisa estar unido diante das crianças. Os dois acertem depois as diferenças.
ESPOSA : Os pais precisam trabalhar juntos e estar consistentes em qualquer coisa que façam com as crianças. Esposa, não critique o seu marido diante das crianças durante o dia! E não o chame de "lobo mau"que aparecerá ao anoitecer, pois elas passarão a ter medo do próprio pai. Deixe que as crianças percebam seu respeito pelo pai delas, pois você está sob sua autoridade assim como elas estão sob a sua, e você não é o homem da casa. Seus filhos e filhas precisam ver que você e seu marido concordam sobre importantes questões da vida, e especialmente aquelas relacionadas à família.
A esposa sente-se segura quando os filhos compreendem que, se não a respeitarem, terão de enfrentar o pai à noite. Admiro o homem que disse a seus filhos adolescentes: "Vocês não podem tratar a sua mãe desta maneira". A esposa fica realmente sabendo de que lado está seu marido quando ele age desta forma. Por outro lado, o diálogo entre o casal sobre os filhos às vezes acontece assim: Esposa: Algo está aborrecendo o Júnior. Marido: Como você sabe? Esposa: Ele tem jogado seus brinquedos e tenta chutar a Cissy. Apenas posso dizer que está triste com alguma coisa. Marido: Você está sempre pensando besteiras. Esqueça isto. Esposa: Mas querido, ele precisa da nossa ajuda. Marido: Ele vai superar isto. Pais sábios chegam a um consenso na área da disciplina, através desta palavra mágica: "diálogo". Eles devem conversar após as crianças dormirem. Podem, às vezes, até discordar um do outro, mas estão determinados a demonstrar unidade de pensamento desde cedo até a noite. A esposa realmente precisa disto, assim como o marido.
Dizendo pequenas palavras de carinho, elogio e apreço
ESPOSA : Notando e dizendo algo, os maridos conseguem comunicar grandes mensagens. Meu Marido sempre diz que me ama (carinho);
acha-me realmente maravilhosa e gosta de mim como eu sou (elogio); está atento a tudo o que faço (apreço). Tudo isto eleva meu sentimento de auto-estima e faz com que me sinta amada. Quando ambos saímos para o trabalho, ele costuma dizer: "Uau, essa blusa realmente lhe cai bem". Ele também nota a casa limpa. Ou aquele jantar particularmente saboroso. Ou o término de um projeto que ele me pediu. É realmente simples: os maridos precisam apenas abrir seus olhos e serem francos.
MARIDO : Mesmo que, como cristãos, precisemos ter nossa auto-estima focalizada em Cristo Jesus, certamente nossa vida fica bem melhor quando nossos cônjuges atendem às nossas necessidades pessoais, mediante o reconhecimento, o encorajamento e palavras de agradecimento.
Aceitando-me como sou
ESPOSA : Este pedido engloba minha aparência física, meu modo de ser, meu desempenho, meu caráter, minhas maneiras... tudo o que faz de mim o que sou. Um dia fui almoçar com uma senhora. Ambas pedimos sopa de cebola, mas quando ela começou a falar sobre o seu casamento, nenhuma de nós tocou no prato. Ela contou que seu marido tinha o hábito de olhar para outras mulheres e fazer diversos comentários positivos sobre elas, tais como: "Gosto da maneira como ela penteia o cabelo. Por que você não faz igual?" Ela então descobriu o endereço do cabeleireiro e fez o penteado igual ao daquela senhora indicada por ele. Seu esposo, porém, não notou a nova arrumação de seu cabelo. A mesma coisa ele fazia com as roupas, e até os sapatos. Ele nunca lhe disse claramente: "Você não faz o tipo da mulher que admiro", mas isto era demonstrado através da sua dolorosa indiferença.
MARIDO : Os homens precisam agir de maneira correta para mostrar as falhas de suas esposas, demonstrando um estilo de vida de encorajamento consistente. Nós conseguimos isto dizendo palavras de carinho, elogiando e expressando apreço. Quando fazemos isto fielmente, nossas esposas ficam mais aptas a receber nossas ocasionais críticas construtivas.
Passando mais tempo com a família
MARIDO : Parece que caímos em contradição quando, por um lado, dizemos: "Saia mais vezes com sua esposa sem as crianças"; e, por outro, afirmamos: "Passe mais tempo com a família". Porém, isto não é verdade. Sua esposa definitivamente precisa de um tempo longe das crianças. Mas ela fica felicíssima quando você planeja passeios familiares, concorda em levar a filhinha para as aulas de "música", dá um jeito de estar presente em algum evento escolar de seu filho ou mesmo quando apenas brinca com eles. Já me empenhei o suficiente para saber o que acontece a uma família com um pai ausente. Preste atenção: pense em acordar um dia com um desgosto do tamanho da cidade de São Paulo! Não desejo isto, e sei que você também não. Assim como eu, você também ama seus filhos. Lembre-se do velho ditado: "Prevenir é melhor do que remediar". Que tragédia seria olhar para trás um dia e dizer: "Se apenas..."
Fazendo sentir-me mulher
ESPOSA : Quando Adão disse: "Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa..." (Gn 2.23), penso que Eva sentiu algo muito especial. Sentiu-se feminina, não como outro animal do Éden. Imagino que, às vezes, surpreendia Adão olhando para ela durante o dia, fazendo-a lembrar daquele mesmo sentimento. Suponho que este "sentimento agradável" descreve a reinvidicação das mulheres. O vocábulo agradável significa: "que agrada, dá prazer aos sentidos". Sou capaz de abrir a porta do carro, mas quando Meu Marido o faz por mim, ou me ajuda a sentar em minha cadeira para fazer as refeições, sinto que sou "especial" para ele. O homem gosta de se sentir masculino mesmo aos oitenta anos de idade. As mulheres não são diferentes. Nossa necessidade de sermos femininas não desaparece quando nos casamos, ou as crianças crescem e constituem seus próprios lares, ou tivermos setenta anos. Sempre nos sentiremos mulheres até o dia de nossa morte.
Sempre me recordo da história de minha falecida tia. Ela era viúva de 86 anos e juntas fomos comprar um sutiã. Para ser franca, eu nunca tinha visto o corpo de uma senhora naquela idade e o dela estava muito enrugado. Achei que ela precisava de um sutiã firme e forte. Por isso, comecei a escolher alguns e levá-los ao provador para ela. Minha tia rejeitou todos. Então perguntei: "Que modelo você quer, tia?" Sua resposta ilustra o ponto que estou tentando estabelecer: "Ah, querida, quero algo feminino".
Palavras Importantes para Mulheres Especiais
Uma jovem senhora muito nervosa aproximou-se de mim, após eu ter apresentado as necessidades da mulher, em um determinado seminário. Resumindo, ela disse: "Meu marido é meu esposo apenas no nome. Tenho me saído melhor do que esperava, mas você abriu meu coração e descobriu todos estes desejos escondidos. Eu nunca soube a causa da minha infelicidade e a falta de paz em minha alma. Agora você me fez enxergar estas necessidades, e minhas emoções estão implorando por carinho, companheirismo e todas as coisas que nunca tive! Seria melhor se eu nunca tivesse ouvido estas coisas!"
Em outra ocasião, eu estava lendo um jornal sobre a família, e ali estava uma entrevista com a renomada escritora, Taylor Caldwell. Quando questionada sobre a satisfação proporcionada por um de seus livros, ela respondeu: "Não há satisfação sólida em qualquer profissão para uma mulher como eu. Não há lar, ou verdadeira liberdade, ou esperança, ou alegria, não há expectativa para o amanhã, tampouco comprometimento. Preferiria cozinhar uma refeição para o homem que amo, trazer seus chinelos e ficar segura no aconchego de seus braços do que todas as citações e honras e prêmios que tenho recebido por todo o mundo. Isto inclui minhas propriedades e minhas contas bancárias. Elas nada significam para mim, e sou apenas uma dentre milhares de mulheres tristes como eu".
Diversas mulheres que estão lendo este livro vivem como esta escritora: são infelizes como solteiras, viúvas, divorciadas ou aquelas cujos maridos não as amam realmente. Caso você esteja em uma destas situações, o que deve fazer? Vai passar a vida sem ter estas necessidades atendidas? Sem companhia? Sem ser amada? Cuidada? Respeitada? Podem estes desejos serem atendidos apenas por um marido, um homem mortal? Oh, minhas queridas, é Cristo limitado e impossibilitado de satisfazer estas necessidades para você? Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis (Mc 10.27). Ele é capaz. Você é sua noiva amada e Jesus quer atender à cada uma de suas necessidades. Ando com o porte e a confiança de uma mulher que está convicta de ser amada e cuidada. Aceito todos os presentes refinados que meu marido tão amável envia para mim (sejam flores do campo, nuvens, árvores, pássaros, etc). Caminho, converso com Ele e ouço-o falar: "Você é minha e a amo profundamente". Como admiro cada pessoa, homem ou mulher, que vive sozinha, sem alguém que a ame neste mundo, e se pega tenazmente ao indescritível, incomparável, constante e meigo amor do Noivo, Jesus Cristo!
Como as Esposas Soletram a Palavra “Amor”
Desde que permiti que Cristo me usasse
para expressar o amor verbal à minha Esposa, Ele começou a revelar-me novas e criativas maneiras de dizer: "Eu te amo".
Querida Amiga Pastora, Posso iniciar esta carta dizendo que, se a dor sentida por mim agora fosse física, estou certa que a ferida seria fatal. Fico estarrecida pela intensidade do trauma emocional que uma pessoa pode suportar. Nosso último conselheiro disse a Mike que, se ele tivesse em quem se apoiar, podia fazê-lo. Felizmente, a automotivação que ele necessita, pode ser encontrada por si próprio.
Amo meu marido, preocupo-me tanto com o seu bem-estar quanto com o meu e de nossos filhos, mas estou tão cansada! Meu alarme de auto-sobrevivência está soando e manifestando-se em forma de perda de peso, amnésia e falta de sono. Sinto-me culpada e de alguma forma egoísta em dizer: "Desisto", mas estou amedrontada e realmente não sei o que fazer. Estou ciente do conflito entre nossas necessidades, e o fato de que nenhum de nós está apto a satisfazê-las está destruindo a ambos, não obstante amarmos um ao outro. É como se estivéssemos tateando e submergindo em nossa dor, medo e frustração, buscando a ajuda um do outro. Porém nossos braços não são longos o suficiente para fechar esta lacuna. E se boiamos por algum tempo, o medo de afundar eventualmente transforma-se em abençoado fôlego e não mais tememos, mas agradecemos. Também tenho enganado meu marido de muitas maneiras. É um círculo vicioso. Mike não satisfaz minhas necessidades como marido ou pai de meus filhos. Não gosto quando todas as responsabilidades ficam sobre meus ombros. Então fico ressentida com ele. Isto reduz minha habilidade de dar e demonstrar minha afeição e reconhecimento da qual ele tanto necessita. Além do mais ele dá suas escapadas buscando isto em outro lugar, levando-me novamente onde começamos, fazendo tudo sozinha. É a situação: "Quero o que você quiser", mas chegou ao ponto onde nenhum de nós expressa sua vontade. A princípio eu tinha dúvidas terríveis: e as crianças, o dinheiro? Será que Mike ficará bem, acordará com o despertador, conseguirá encontrar suas meias? Poderei agüentar a dor quando as crianças perguntarem: "Por que papai mora em outro lugar?" Através da janela do quarto posso ver o pé de ameixas cheio de frutos verdes. Há um mês ele estava apenas com galhos secos, mas a primavera chegou como sempre. Estou certa de que esta estação virá novamente para nós e após o fim deste tenebroso "inverno" poderemos frutificar outra vez. Precisamos de um tempo apenas para ajustar e aparar os nossos "galhos".
Também temos dois frutos que precisam de nós dois, mas não como estamos agora. Termino com esta oração: "Senhor, por favor, ensina-nos a rir novamente. Mas Deus, não nos deixe esquecer que um dia choramos".
ESPOSA : Está claro que Mike não sabe como sua esposa soletra a palavra amor. E, mesmo que compreenda, não tem noção de onde possa conseguir os meios para atender as necessidades dela. Com certeza, existem milhões de casamentos com problemas semelhantes a este. Como cristãos, temos algumas instruções específicas de Deus sobre o casamento. Sua Palavra diz: Vós maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja glorio¬sa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível (Ef 5.25-27).
MARIDO : Esta é a maneira de como devo amar Minha Esposa. Significa muito mais do que possuir sentimentos inflamados por ela, não? Olhe os pronomes na passagem acima. O vocábulo igreja é citado como "ela". Nós maridos precisamos seguir o exemplo do relacionamento de Cristo com sua esposa e amá-las da mesma forma.
ESPOSA : O que exatamente Jesus deu a sua esposa como expressão de seu amor? Ele se entregou "a si mesmo". É o que os maridos precisam fazer também. Oh, eles podem concordar com todas as sugestões que já demos, e conhecer as vindouras. Mas nenhuma delas será satisfatória a suas esposas, se eles primeiro não se derem a si mesmos. De outra forma, as outras verdades tornar-se-ão leis as quais os homens executarão por obrigação. E as esposas sentirão que seus maridos estão apenas tentando satisfazê-las ou manipulá-las.
MARIDO : Mas, esposas, vocês precisam ser mais sensíveis. Já conversei com mulheres, cujos maridos declararam: "Quero agradar você. Desejo preencher suas necessidades. Por favor acredite nisto". Isto é "dar-se a si mesmo". O que a esposa deve fazer agora?
Ela precisa encorajá-lo e ajudá-lo, compreendendo que suas emoções provavelmente não são reais a princípio, mas ao menos ele está tentando torná-las práticas. Esta esposa deve ficar atenta, pois Satanás estará lutando para impedir a salvação de seu casamento e pode fazer com que ela pense: "Ele não quer dizer isto realmente. Está fingindo. Preferia que nada fizesse do que tão obviamente forçar a si próprio. Não quero amor assim". Espere um minuto: ele contou qual é o desejo do seu coração, certo? Avalie suas próprias atitudes. Você, ao fazer as coisas por ele, pensa: "Ah, que divertido!" Suas alegrias registram o conceito oito ou dez, quando está fazendo algo, sabendo que assim o agradará?
ESPOSA : Lembro-me de certa mulher que esteve em meu consultório com diamantes em suas orelhas, seus dedos e ao redor do pescoço. Seu belo casaco de vison repousava sobre o encosto da cadeira. Seu rosto estava entre seus braços e seu corpo, balançando, devido aos soluços. Finalmente, ela levantou a cabeça, olhou desdenhosamente para seus adornos e disse: "Olhe para mim. Sou amada". Costumo afirmar que prefiro estar sob o comando do versículo 22 do que do 25, do capítulo 5 de Efésios. Os homens realmente possuem a maior responsabilidade. A palavra de Deus para a mulher é: "Submeta-se". A palavra de Deus para o marido é: "Morra".
MARIDO : Note a frase: "Ele se entregou a si mesmo". Quantos direitos o homem tem de dar a si mesmo por alguém? Nenhum.
É possível que eu admire minha Esposa, sinta uma grande paixão por ela e ainda seja ignorante sobre como mostrar-lhe o amor ágape da maneira que Cristo o demonstrou por sua esposa. Mas como "me entreguei" a Ele, o Senhor pode dar-se através de mim, e posso amá-la desta forma. Não preciso abrir mão de meus direitos por minhas próprias forças, mas Cristo o pode fazer por meu intermédio.
Aprendendo a Amar com Jesus
ESPOSA : Por ser este um poderoso conceito, meu Marido e eu temos pesquisado a Bíblia para compreendê-la minuciosamente. Descobrimos seis maneiras através das quais acreditamos que Cristo ama sua esposa, a Igreja. Apliquemos estes conceitos espirituais à nossa vida cotidiana. Nos próximos capítulos, você os encontrará, explicados. Eles descrevem o comprometimento profundo de Jesus para com sua noiva. E meu Marido e eu tentaremos fornecer algumas sugestões de como os maridos podem "imitá-lo". Eis a primeira:
O Marido com o Sensor Estagnado
MARIDO : Como posso imitar o amor de Cristo, para que minha esposa saiba o quanto a amo? Bem, que tal apenas dizer: "Eu te amo". Pode parecer fácil, mas já aconselhei vários homens que não conseguiam pronunciar a letra "A" (do verbo amar) para suas esposas. Lembro-me de um homem que havia dito a sua esposa que se um dia não mais a amasse, cuidaria para que ela fosse a primeira pessoa a saber disso. Esta foi a mensagem mais amorosa e carinhosa que ele pôde expressar-lhe em dez anos.
ESPOSA : Conversei com esta esposa. Sua concepção era muito diferente. Ela me olhou com lágrimas nos olhos e disse: "PASTORA, há dez anos meu marido não diz que me ama!"
MARIDO : Por que para ele era tão difícil dizer: "Eu te amo"? Provavelmente ele culparia sua família ou seus pais por nunca terem dito isto um ao outro, ou aos seus filhos, e que ele é como seu genitor e seus irmãos. Para ele isto é uma questão de genética! Bem, isto não é genético! Seu sensor está estagnado! Este homem provavelmente considera-se mal-amado e indigno de dar e receber amor. Talvez ele recebeu uma mensagem emocional e verbal quando criança que homens "de verdade" nunca pronunciam a palavra "A", do verbo amar. E, além do mais, ele não consegue expressar seu amor pelas pessoas. Não pode dar o que não possui. Suas emoções têm sido alinhadas a esta percepção há tanto tempo que se tornaram estagnadas. Na escala de um a dez ele agora sente inibição em verbalizar amor no nível oito mesmo em seus melhores dias!
Se ele ao menos tentasse dizer: "Eu te amo", sentir-se-ia um idiota. Por isso, não consegue fazê-lo. Mas Cristo através dele pode. Deixando Jesus usá-lo desta forma, ele nunca será um idiota, mas obediente.
"Não Quero Ser Hipócrita"
Lembro-me de outro homem, um dedicado cristão, que há vinte anos não dizia a sua esposa que a amava. Assim como muitos outros, ele fora rejeitado por seus pais em sua infância. Aos onze anos, ele caminhava de casa para a escola com uma menina um ano mais velha, a qual sugeriu que ambos se beijassem, só por diversão. Ele concordou, e deu-lhe um beijinho no rosto. Ela disse: "Não! É assim que você beija?" Então deu-lhe um fervoroso beijo na boca. Ele nunca havia sentido algo tão atordoante em toda sua vida! Com o passar dos anos, ele procurou por todo o mundo encontrar uma mulher que pudesse realmente fazer com que "os sinos tocassem" quando se beijassem. Mas nunca obteve sucesso. Ele se casou, mas, lá no fundo, sentia ter perdido a mulher "certa". Conseqüentemente, não amava realmente sua esposa. Por isso, não afirmava isto para ela. Isto faria com que ele se sentisse um bobo, e não conseguia lidar com este sentimento. Assim, sua esposa viveu com ele durante vinte anos, mas nunca ouviu as palavras que tanto ansiava de todo coração. Deus nunca mandou que eu expressasse meus sentimentos por minha ESPOSA quando eu os "sentisse". Ele apenas mandou que eu os produzisse. Alguém pode me interrogar: "Mas PASTOR, se eu disser a minha esposa que a amo quando na verdade não sinto amor por ela, estaria sendo hipócrita, não?" Bem, examinemos a definição desta palavra. Hipócrita na verdade quer dizer: fingindo ser o que não é. Entretanto, o Diabo tem outro significado: agir de maneira contrária aos seus sentimentos. Isto é mentira! Como já suspeitávamos, o mundo curva-se diante da definição diabólica. E, além do mais, muitos cristãos, mesmo os conselheiros, aparentemente também o fazem. Enfatizam o que "diz" o seu sensor.
Muitos declaram que "devemos estar em contato com nossos sentimentos", como se as emoções fossem nosso barômetro primário da verdade. Somos ensinados que ser honesto é expressar nossos verdadeiros sentimentos, e se não possuímos mais amor por nosso cônjuge, seria desonesto permanecer casados. Nosso mundo moderno quer que sejamos controlados por nossos sentimentos instáveis: uma parte de nós que não pode pensar! Mas, lembre-se: Cristo é sua existência (leia Cl 3.4a). Se pela fé, você pedir que Jesus expresse sua vida por seu intermédio, e disser então a sua esposa: "Eu te amo, querida", estaria fingindo ser o que não é? Ou agiria como se algo fosse irreal quando realmente é verdadeiro? Você estaria "andando na luz" ao invés de ser controlado por suas emoções. Permitiria que Cristo verbalizasse o amor por sua esposa através de você. E seu sensor começaria novamente a funcionar.
Adequando Cristo como sua Vida
Por meio de um manual ilustrativo, você pode saber tudo o que precisa para operar seu computador, e digitar em seu teclado o que desejar. Entretanto, se você nunca ligá-lo, sua digitação não terá efeito. Há um exercício simples que pode ajudá-lo a adequar Cristo como sua vida, capacitando-o a vencer.
Primeiro passo: Reivindique seu poder - o "Espírito de Cristo" como sua vida (o Espírito Santo), pela fé. Você não precisa de mais fé. Apenas use a mesma que utilizou para ser salvo. Então declare que Ele é seu Salvador e Senhor e busque-o como sua vida. Esta sua atitude faz "ligar o botão". Você deve orar: "Jesus, entrego a ti tudo o que sou, para que o Senhor possa expressar sua vida por meu intermédio. Desejo isto de todo o meu coração. Eu desisto - não farei mais nada de mim mesmo. Tome a frente e faça o que quiser através de meu ser".
Segundo passo: Levante-se acreditando que o "Espírito de Cristo" está agora expressando sua vida por seu intermédio. E comece a agir como se estivesse de acordo. É aí que está o segredo do viver a vida cristã.
Se esperar até "sentir" que Ele comece a atuar por seu intermédio, você nunca sairá do lugar. Isto é feito através da fé e obediência, e não por sentimento.
"Eu Te Amo, Querida!"
Descobri que dizer: "Eu te amo, querida" é um grande esforço para o homem cujo sensor esteja estagnado. Mas podemos facilitar as coisas. Caso você seja assim, entenda um pouco suas emoções. Primeiro, ajuste seu despertador para as 2:00 da madrugada. Neste horário, no escuro, converse com Jesus e diga-lhe: "Certo, Senhor, aqui estou. Tu farás isto por mim. Entendido? Então sussurre: "Eu te amo, querida". Ela ainda estará dormindo, mas tudo bem, você já deu o pontapé inicial, e Cristo o fez por seu intermédio! Da próxima vez, solicite a Cristo que Ele escreva esta frase por seu intermédio. Então confie nEle para dizer isto a ela através de você, pelo telefone. Assim, finalmente chegará ao ponto de olha-Ia nos olhos e dizer: "Eu te amo, querida". Vamos lá, faça isto! Fique contra o Diabo e seja um servo de Deus. O enganador o está impedindo de amar sua esposa, através do seu sensor estagnado. Lute como um novo homem em Cristo! Continue esforçando-se para ser carinhoso e acredite, pela fé, que Cristo está quebrando as correntes que você criou e fortaleceu com o passar dos anos, brincando de "senhor do ringue". Jesus fará isto. Pode não acontecer em um estalo de dedos, mas não tem importância. Nenhum homem vence completamente a "carne" nesta Terra onde vivemos. Mas, ao pôr em prática este processo, com o passar do tempo, você conseguirá mais e mais liberdade e colocará em funcionamento o seu sensor. Com certeza vai gostar dos resultados, assim como sua esposa também. Mas se continuar a permitir que o "Sargento Pecado" controle-o através de seus sentimentos; e persistir em ficar calado, estará "fingindo ser o que não é". Isto fará de você um idiota diante de Deus. Um hipócrita, pois agirá de forma diferente do que o Senhor determina ser em Cristo, e sempre que se olhar no espelho terá de confessar: "Sou um idiota".
Você não quer viver desta forma! Vamos lá. Desista e aceite a Cristo como sua vida. Este foi o motivo pelo qual Deus fez com que você lesse este livro. Estava esperando uma resposta que o ajudasse a salvar o seu casamento, e agora a encontrou. Cristo vivendo por seu intermédio é a solução.
"Não Quero Ser Crítico, Mas..."
ESPOSA : As mulheres falam comigo: "PASTORA, não quero ser grosseira com meu marido. Ele é um homem bom e sempre proveu tudo para nossa família. Mas eu desejo gentileza, ternura, que ele me toque e diga que me ama, e nada disso acontece. Você provavelmente vai rir de mim ou pensar que sou terrível. Mas contemplar minha filha adolescente se arrumar para um encontro, tem-me causado um grande descontentamento no relacionamento com meu marido. Eu a invejo em certos momentos. Não sou tão velha que não possa me arrumar e sair pela cidade, e, ah! como gostaria de fazer isto!"
MARIDO : Sabe, às vezes, nós homens não ouvimos muito bem. Minha esposa pode estar dizendo que quer "aparecer" e ir à cidade, na escala de um a dez, no nível dez. Mas eu a ouço no dois. Descobri que para minha ESPOSA é muito importante numerar seus pedidos. Por exemplo, quando ela diz: gostaria que você consertasse a bateria do meu carro". Esta sua solicitação está no nível nove. Significa que eu devo me apressar e fazê-lo imediatamente. Desde que comecei a permitir que Cristo me usasse para expressar o amor verbal por minha ESPOSA, Ele começou a revelar novas e criativas maneiras de dizer: "Eu te amo". Não quero expressar-me em francês, mas em atitudes! Atos realmente falam mais alto do que as palavras. Recordo-me de um aniversário do nosso filho. Fazemos destas datas em nossa família grandes eventos, e enchemos o aniversariante de presentes. Também limitamos os presentes de Natal, para que o verdadeiro significado desta data seja lembrado. Antecipadamente, meu filho expressara o desejo por um determinado presente. Minha ESPOSA queria comprá-lo, mas achei que não deveríamos.
Mais tarde, percebi que ela estava certa, e então comprei-o sem contar para ela. Na manhã do aniversário dele, discretamente, coloquei o pacote secreto entre os outros e sentei-me para assistir a reação de nosso filho e minha ESPOSA. Quando ele o pegou, as sobrancelhas dela estreitaram-se de curiosidade, pois ela não reconhecera o pacote. Minha ESPOSA ficou sensibilizada quando nosso filho abriu o presente. Ela rapidamente olhou para mim, sorriu, e seus olhos ficaram marejados de lágrima. Neste momento o Espírito Santo me fez perceber que lhe dissera: "Eu te amo". Até que o episódio ocorresse, eu não sabia que aquela era uma forma de dizer a minha esposa que a amava. Há dezenas de maneiras de "dizer" a nossas esposas: "Eu te amo". Mas, a menos que enterre meus velhos costumes e permita que Cristo comece a viver em mim, posso nunca descobri-las. Outro princípio-chave que aprendemos ao estudar sobre o amor de Cristo por sua esposa é que:
ESPOSA : Falemos sobre esta segunda forma como Cristo ama sua esposa em um nível alcançável. Caso a mulher tivesse a oportunidade, ela diria: "Encontre maneiras de demonstrar que estou sempre em sua mente".
"Você Está Sempre em Minha Mente"
Meu MARIDO tem atuado de maneira maravilhosa neste aspecto, com o passar dos anos. Ele tem ensinado aos meninos a fazer o mesmo, e isto significa que sou muito feliz. Tudo começou quando nossos filhos eram ainda muito pequenos e saíram com meu esposo para passear e pescar. Um deles trouxe para mim uma pedra como lembrança da viagem. Não quero dizer que foi um lindo cristal. Mas qual o significado daquele objeto para mim? Permito que meu filho mesmo responda: "Trouxe esta pedra para que saiba, mamãe, que pensei em você enquanto estive no passeio". Lembro-me de uma das coisas mais agradáveis feitas por meu MARIDO, para demonstrar que estava pensando em mim. Certo dia ele chegou de uma viagem e disse. "Trouxe algo para você". Isto já era previsível
pois ele tem este bom hábito, e a lembrança sempre se encontra em um canto de seu casaco, guardada seguramente em suas roupas sujas. Mas desta vez era uma caixa grande. Eu não conseguia imaginar! O que era aquilo? Uma abóbora! Eu adorei! Algumas mulheres podem estar pensando: "O que ele queria dizer... faça alguns doces de abóbora?" Errado. Meus garotos sempre trazem lembranças da doceria ou de lojas de departamento. Eles têm me ouvido - com o passar dos anos me conhecem - e sabem do que eu gosto. Estão guardadas em minha Bíblia algumas coisas realmente delicadas e a folha de uma bela árvore. Tudo isso diz para mim: "Você está em nossa mente".
MARIDO : Telefonar para sua esposa durante o expediente de trabalho também demonstra que está pensando nela. Dizer: "Eu te amo"; ou "Estou orando por você"; ou "Sei que você está passando por esta luta e quero que saiba que estou junto nesta batalha". Apenas falar com ela... ligar para lembrá-la: "Já pegou minha roupa na lavanderia?"; ou "Qual é o saldo de nossa conta corrente?", não vale, rapazes. Posso também ligar e dizer: "Ei, que tal almoçarmos hoje na lanchonete?" Se minha Esposa e eu estivermos em um hotel dando um seminário, em minha corrida matinal pego uma pequena flor do campo e coloco em um copo no banheiro. Quando ela acende a luz aquela linda flor a saúda. Ela gosta de coisas assim.
ESPOSA : Este tipo de coisas provam que meu Marido sabe como eu soletro a palavra amor. Ele pensa em mim quando estamos distantes um do outro. Ocupo um lugar importante em sua vida. Pequenos presentes como flores do campo demonstram que ele me conhece... e realmente me ama. Caso fosse necessário classificar o quanto este tipo de coisas significa para mim, eu daria nota dez. É assim que meu esposo demonstra seu amor por mim. De fato, esta é a forma como todos os maridos precisam amar suas esposas. Deus criou a mulher com estas necessidades especiais, e Ele deseja que cada esposo as atenda oferecendo a si mesmo assim como Cristo, em "sacrifício vivo".
Você tem Observado Sua Esposa Ultimamente?
Querida PASTORA, Preciso que alguém me ajude a compreender o que está acontecendo. Deixe-me tentar explicar. Faz parte do meu trabalho doméstico cuidar da roupa e não estou reclamando disto. Mas minha máquina de lavar quebrou. Falei sobre o assunto com meu marido e ele sugeriu que eu fosse à lavanderia do bairro por enquanto, pois ele "não tem tempo para isto no momento". Algumas semanas mais tarde, toquei novamente no assunto, e ele, um pouco áspero, concordou em dar uma olhada. Ele realmente é habilidoso com estas coisas. A máquina precisava de uma peça nova. Então ele a comprou. Mas ela continua na caixa há uma semana. Eis o meu dilema. Meu marido chegou do trabalho contando que o computador de sua secretária quebrara e a infinidade de ligações que ele fizera para chamar o técnico: "Temos correspondências importantes para mandar". Como aquele profissional não apareceu, ele ligou novamente dizendo que caso não o enviassem, então mandassem um computador para substituir o quebrado: "Não podemos fazer nosso trabalho aqui sem ele".
Ele não está tendo um caso com sua secretária. "Ela é uma excelente pessoa", ele me diz regularmente. Mas esta não é a questão. O que me aborrece é que o trabalho dela é importante e o meu não. Quando minhas "ferramentas" domésticas quebram, ele não se importa em consertá-las.
Ele parece não notar, e nem ouve quando peço para ele consertar minhas "ferramentas" de trabalho.
Dê a Ela Toda a sua Atenção
MARIDO : Este marido não estava prestando muita atenção às solicitações de sua esposa. Graças a Deus, ele talvez não vê ligação alguma entre consertar a máquina de lavar e amar sua esposa. Ele provavelmente pensa que seu amor por ela é expressado na cama. Como posso demonstrar a minha Esposa que a estou ouvindo? Este é um campo que precisei desenvolver, e embora ainda não esteja perfeito, é maravilhoso ver os progressos que o Senhor tem me proporcionado nesta área. Em primeiro lugar, faço o contato visual.
Posso dar a minha Esposa minha completa atenção. Isto significa tirar os olhos do jornal ou da televisão, quando conversamos. Embora eu possa estar realmente ouvindo enquanto assisto ao jornal, aprendi que, quando é importante provar para ela, que ela tem minha total atenção, preciso abaixar o som, virar as costas para o aparelho de TV ou sair do aposento com ela. Quando confiei a Cristo que vivesse sua vida por meu intermédio, o Espírito Santo me fez sensível nos momentos em que estas atitudes são necessárias. Posso recusar-me a ver isto como "tolice" e perceber que faz parte do ato de amar minha esposa. É importante adequar minha visão com a de Cristo através de mim.
Não Ouça Apenas, Faça Alguma Coisa
Outra atitude que posso tomar é dar algum passo sobre qualquer coisa concernente ao assunto. Por exemplo, nossa grama está grande. Ouvindo minha Esposa, entendi que ela gosta de vê-la bem aparada. Uma das formas de demonstrar meu amor por ela é deixando a grama muito bonita. Ela mencionou em diversas ocasiões que estava preocupada, pois uma grande área sob uma de nossas árvores encontrava-se muito feia e abandonada. Ela pensou em voz alta que eu deveria fazer alguma coisa sobre o referido assunto. Minha Esposa, por acaso, ouviu quando fiz algumas ligações telefônicas, para checar o preço da grama, que tipo o comerciante recomendava e a quantidade de água necessária para garantir-lhe a sobrevivência. Então minha esposa compreendeu quando eu disse que ia cuidar da parte árida ao redor daquela árvore. No domingo seguinte, recrutei alguns ajudantes (os filhos), fui até a loja, comprei os quadrados de grama e cobri aquela parte árida.
O que isto significa para minha Esposa?
ESPOSA : Você não tem idéia de quantas coisas isto quer dizer para mim. A principal, logicamente, é que meu Marido realmente me ouviu. Finalmente ele deu atenção à minha preocupação e tomou alguma atitude. Há uma profunda emoção que toma conta da mulher quando esta vê seu marido entrando em casa com a chave de fenda na mão.
Ele está consertando o nosso "ninho"! Foi isto que sua visita à floricultura demonstrou. Quantas mulheres têm dito para mim de diferentes formas: "Se ao menos meu marido tivesse interesse em nossa casa!" Isto constrói a unidade entre o casal. Provê a segurança no casamento.
Compreendendo seu Amor pelos Filhos
MARIDO : Às vezes, quando eles eram pequenos, minha Esposa partilhava comigo algumas preocupações sobre um dos garotos. Podia ser algum sentimento contrário a algum novo amigo que eles arranjavam, e ela queria que eu estivesse a par do assunto. Eu pensava no assunto durante alguns dias. Então voltava a falar com ela: "Sabe quando você mencionou sua apreensão sobre o amigo de nosso filho, naquela ocasião? Andei pensando e orando a respeito desta questão e tive a seguinte idéia". Então começava a partilhar minha opinião com ela. Minha Esposa podia ou não concordar com minha proposta, mas o episódio demonstrava meu cuidado com ela, e nossos filhos.
ESPOSA : Há uma grande diferença entre uma mãe e um pai a respeito do cuidado por seus filhos. Salomão "feriu" o coração daquela que dizia ser a mãe verdadeira da criança viva, ao propor dividi-la ao meio, para resolver a questão entre aquelas duas mulheres. A Palavra de Deus afirma: "Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre?" (Is 49.15). É inacreditável que uma mãe se esqueça de seu filho, pois há uma ligação especial entre os dois. Quando meu marido é sensível a esta fusão e está atento aos meus pensamentos sobre um de nossos filhos, preenche uma profunda necessidade em minha vida. Quantas vezes falei-lhe: "Posso falar com você sobre os meninos por um instante?" O que eu desejava dizer era: "Percebo um problema, e quero você envolvido no assunto. Preciso que me ajude".
Atendendo às Necessidades Emocionais - no Lar
MARIDO : As pessoas sabem que nós, homens, podemos ter cada uma de nossas necessidades básicas atendidas (exceto o sexo)
por intermédio de nossa profissão e ainda sermos vistos como "homens religiosos", na maioria das igrejas. Podemos ter nossos desejos de autoridade, reconhecimento, significado e êxito atendidos pelo nosso esforço e nossa capacidade. No entanto, a maioria dos amigos nunca saberá como estamos provendo nossas esposas com o amor que Deus nos ordenou proporcionar-lhes. Posso não ser um psicólogo denominado pelas mães da cidade como o "querido e velho Dr. Bill". Isto é ótimo! Ou ser a força-motriz do consultório e ter todos aos meus pés, até mesmo os que ganham o dobro do meu salário. A "carne" deleita-se nisto! Posso ser um policial e ouvir um homem importante, em um Mercedez, dirigir-se a mim e chamar-me de senhor, enquanto falo com ele. A "carne" deleita-se com isto!
Todas estas coisas satisfazem minhas necessidades masculinas. Mas se ajo desta forma, a "carne", sendo fraca, requer que a cada ano (ou mesmo nova semana) eu tenha uma satisfação maior neste mundo. Este é um dos maiores catalisadores que produzem a crise da meia-idade em alguns homens. Eles estão à procura da última obra carnal masculina e, tragicamente, muitos crentes estão procurando através da psicoterapia, resolver este seu problema existencial. A resposta de Deus é que o homem precisa colocar um fim em suas vontades próprias e técnicas carnais para ter suas necessidades atendidas.
Por isso, eu, como homem, julgo-me apto a atender minhas próprias necessidades carnais através do sistema mundano. Porém a mulher não pode satisfazer seus desejos femininos obtendo os maiores poderes do mundo. Deus designou que a necessidade da esposa seja satisfeita através de seu marido, o principal homem de sua vida. A típica nova mulher em Cristo não é tentada pelo jogo da autoridade como são os homens. Minha esposa precisa que eu goste dela assim como Cristo ama sua Noiva, e caso eu não faça isto, estarei pecando contra ela e contra Deus. Admitidamente, mais e mais mulheres estão no jogo da autoridade, do reconhecimento, do significado
TEM CONTINUAÇÃO DIARIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário