O MAIS IRRITANTE NO CASAMENTO.P/21
Pequenas ou grandes, as mudanças ocorrem com maior facilidade quando os erros do passado foram confessados e o amor se tornou um modo de vida. Agora que você leu este Estudo e entendeu como pode conseguir mudanças em seu cônjuge sem manipulação, gostaria de desafiá-lo a colocar este plano em prática. Leia o capítulo 1 novamente e comece o processo de identificar e confessar seus erros do passado. Não se apresse. Procure ajuda externa, conforme sugerido. Seja minucioso e autêntico em sua confissão. Em seguida, releia o capítulo 2, descubra qual é a linguagem do amor predominante de seu cônjuge e comece a falar nessa linguagem com regularidade. Depois de duas semanas, comece a usar um pouco de cada uma das outras quatro linguagens do amor. Em seguida, faça o jogo do Ponteiro de Combustível com seu cônjuge. Quando você receber 8, 9 ou 10 como resposta com freqüência, é hora de começar a pedir mudanças.
ENTRANDO EM AÇÃO
Pense em ocasiões em que você ou seu cônjuge exageraram nas críticas. Como você se sentiu? Como seu cônjuge deve ter se sentido?
Pense em ocasiões em que seu cônjuge lhe pediu, diante de outras pessoas, que você mudasse. Como se sentiu? Ou, se você agiu assim, imagine como ele se sentiu.
No futuro, se seu cônjuge concordar em fazer os pedidos dele em particular, depois de uma refeição e depois de fazer três elogios, com que freqüência você estaria disposto a recebê-los?
Um pedido de mudança por semana.
Um pedido de mudança a cada duas semanas.
Outro (especifique)
Caso o cônjuge se interesse, peça-lhe que complete os itens 1 a 3. Conversem sobre as respostas e comecem a seguir o plano sugerido neste capítulo.
Caso ele não se interesse em participar desse exercício, não desanime. Apenas lhe diga que você deseja se esforçar para ser um marido ou uma esposa melhor e gostaria de receber uma sugestão de mudança por semana (ou a cada duas semanas). Quando seu cônjuge perceber que você está levando as sugestões dele a sério, é bem provável que comece a corresponder.
Liste alguns aspectos em que você gostaria sinceramente que seu cônjuge mudasse. (A título de exemplo, incluí duas listas no final, mostrando como maridos e esposas responderam à pergunta: "Em que aspectos seu cônjuge poderia mudar?".) Releia a lista e verifique se os pedidos são específicos, claros e viáveis. Quanto mais específicos, melhor. Lembre-se: Nunca faça mais de um pedido por semana (ou segundo o combinado).
• Não peça nada quando o cônjuge estiver com fome.
• Sempre faça seu pedido em particular.
• Pergunte ao cônjuge se está emocionalmente preparado para ouvir seu pedido.
• Antes de pedir, faça pelo menos três elogios.
Em suma
Os princípios apresentados têm gerado mudanças em minha vida e na de milhares de casais que tenho aconselhado. Espero que, agora, você se dedique ao trabalho árduo de colocar em prática os três passos desta abordagem. Trata-se de um plano que funcionou para outros casais e gostaria de incentivá-lo a fazer uma experiência em seu casamento. Você não tem nada a perder e muito a ganhar. Se funcionar com vocês, espero que compartilhe essa experiência positiva com seus amigos. Em nossa sociedade, é mais difícil do que nunca ter um casamento bem-sucedido. Creio que as idéias neste livro podem ajudar milhares de casais a progredir com maior harmonia na jornada de intimidade conjugai. Portanto...
...VALE A PENA LEMBRAR
• Na maioria das vezes, as pessoas não conseguem as mudanças desejadas porque começam da maneira errada.
• Quase todos vivemos de acordo com a filosofia: "Se meu cônjuge mudasse, eu também mudaria". Se formos honestos, teremos de reconhecer que, até agora, essa abordagem não funcionou.
• Confessar os erros nos liberta da escravidão das falhas do passado e cria a possibilidade de mudanças de comportamento no futuro.
• Não devemos confessar os erros somente a Deus. Precisamos confessá-los também à pessoa que magoamos. No casamento, essa pessoa é o cônjuge.
TEM CONTINUAÇÃO DIARIAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário