segunda-feira, 30 de maio de 2011

O MAIS IRRITANTE NO CASAMENTO.P/22



O MAIS IRRITANTE NO CASAMENTO.P/22
Não temos como apagar os erros do passado, mas podemos sim reconhecer que agimos erroneamente ou nos omitimos e pedir perdão com sinceridade. Ao fazê-lo, estaremos começando da maneira certa.
• Uma das linguagens básicas do amor consiste em dirigir palavras de afirmação à outra pessoa. Elas vivificam, enquanto as de condenação matam.
• O presente é um símbolo físico e visível de consideração pelo outro. Qualquer adulto pode aprender a presentear. Para alguns: "Um ato vale mais que mil palavras". Fazer algo de que seu cônjuge gosta é uma expressão de amor.
• Tempo de qualidade não é apenas estar no mesmo cômodo ou na mesma casa que o cônjuge. Passar tempo de qualidade com o cônjuge significa dar-lhe total atenção.
• Todos os pedidos de mudança devem ser específicos, claros, viáveis e mensuráveis.
• Comece mencionando três características de que você gosta no cônjuge e, só então, indique um aspecto em que ele poderia mudar. Os elogios tornam o pedido mais palatável.
• No casamento devemos mudar tudo o que pudermos para agradar um ao outro. Essas mudanças facilitam a vida mútua e promovem harmonia em nossa jornada conjugai.
...VALE A PENA COLOCAR EM PRÁTICA ESTE PLANO DE TRÊS PASSOS
Para conseguir mudanças no cônjuge sem manipulá-lo:
1. Comece reconhecendo os próprios erros do passado e peça perdão.
2. Descubra a linguagem do amor predominante do cônjuge.
3. Quando pedir mudança:
a) Escolha o momento certo (hora, lugar e estado emocional):
• hora: depois de uma refeição;
• lugar: em particular;
• estado emocional: quando o cônjuge permitir.

b) Não exagere nas críticas (nunca mais de um pedido por semana, ou de acordo com o combinado).


c) Faça três elogios antes de apresentar seu pedido.
d) Quando o cônjuge se esforçar para mudar em algum aspecto, preste atenção e expresse quanto você gostou. Aceite os aspectos em que o cônjuge não pode ou não quer mudar.
VALE A PENA REFLETIR NESTES PEDIDOS REAIS
Relacionei, a seguir, alguns itens obtidos de respostas de maridos e esposas à pergunta: "Em que aspectos seu cônjuge poderia mudar?" Use-os como idéias no momento de listar os pedidos que você deseja fazer ao cônjuge (Lembre-se: faça um pedido por semana, ou segundo o que vocês dois combinaram.)
Mudanças que eu gostaria de ver em minha esposa
• Não se irritasse tanto com nossos filhos.
• Falasse mais sobre seus sonhos e medos.
• Passasse trinta minutos por dia conversando comigo.
• Mantivesse a escrivaninha organizada.
• Não fizesse faxina e limpeza quando eu estivesse em casa.
• Fosse mais segura quanto à aparência e estivesse disposta a usar uma roupa mais "sexy" de vez em quando.
• Parasse de falar do passado.
• Parasse de tentar controlar meus pensamentos e minhas atividades, ditando-me ordens.
• Não se preocupasse tanto.
• Não agisse como se fosse minha mãe (lembrando-me, por exemplo, de escovar os dentes).
• Visse o que é positivo em vez de olhar apenas o negativo.
• Respondesse às minhas perguntas com uma frase afirmativa ou negativa, e não com outra pergunta.
• Expressasse com palavras sua admiração por mim.
• Expressasse com palavras que se sente atraída por mim.
• Lavasse e limpasse o carro toda semana.
• Conversasse comigo.
• Arrumasse a bagunça que faz.
• Começasse a se aprontar mais cedo para chegarmos pontualmente aos compromissos.
• Descansasse e aproveitasse a vida um pouco mais (assistisse à televisão comigo, por exemplo).
• Tomasse a iniciativa de ter sexo quando estivesse a fim, pois estou quase sempre a fim.
• Parasse de me criticar diante de nossos filhos.
• Guardasse suas roupas, em vez de deixá-las jogadas no chão.
• Não fosse tão crítica.
• Mantivesse o carro mais limpo.
TEM CONTINUAÇÃO DIARIAS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário