quarta-feira, 29 de maio de 2013

AS LÍNGUAGENS DO AMOR-P/54


                                           AS LÍNGUAGENS DO AMOR-P/54        


                  Mantendo Cheio o Tanque do Amor

                                       Conceito Relevante

O amor ocupa um lugar de destaque no comportamen­to humano, apesar de suas muitas dimensões e interpreta­ções. O próprio relacionamento conjugal existe para cultivar o amor e a intimidade. O casamento também é o principal lugar onde um “tanque do amor” pode ser enchido.
1. Lembre-se de mais três frases do tipo: “O amor faz o mun­do girar”, as quais revelam a importância que se dá ao amor. Explique o significado de cada uma delas e as im­plicações em seu casamento.
2. Costumamos desculpar comportamentos prejudiciais de vários tipos, ao atribuí-los ao amor. Observe um exemplo desta natureza em algum relacionamento próximo a você, e sonde como um conceito de amor distorcido contribui para o problema real.
3. Focalize-se em seus próprios filhos ou em outras crianças da família. Procure lembrar-se de um incidente, ou comportamento inaceitável que possa ser atribuídos a algum pe­ríodo em que tenha ocorrido alguma recepção inadequa­da de amor. Como a situação teria sido melhor se elas es­tivessem com o “tanque do amor” cheio?
4. O isolamento impede o crescimento do amor. Procure lem­brar-se de algum período em seu casamento, em que a se­paração física de seu cônjuge tenha contribuído para que surgisse um clima de distanciamento. Em seguida, reflita sobre o distanciamento emocional ocasionado por um desacordo. Qual foi o resultado interno, em ambos os casos, e como isso foi corrigido?
5. Um tanque do amor vazio pode ser comparado ao motor de uma carro sem óleo. Seja criativo e faça mais duas ana­logias que possam descrever de forma inteligente o andar “sem combustível” na vida conjugal. Como essas compa­rações apontam a importância de, regularmente, dar e re­ceber amor?

Apaixonando-se

Apesar da experiência de se apaixonar ser algo entusiástico, ela é curta e muito autocentralizada. O amor que realmente contribui para o bem-estar emocional de seu cônjuge baseia-se na razão, vontade e disciplina. Mas esta última seria suficiente para oferecer a possibilidade de transformação e plenitude.
1. Faça uma lista com duas categorias provenientes da épo­ca em que você se apaixonou por seu cônjuge. Na primei­ra coluna, coloque os sentimentos, convicções, expectativas, etc., que mais tarde transformaram-se em frutos que con­tribuíram para o amor volitivo. Na segunda lista, escreva aqueles sentimentos volúveis, irreais, ou mesmo prejudi­ciais, que não contribuem em nada para um relaciona­mento idôneo.
2. Procure estabelecer um ponto aproximado na linha de seu casamento, onde os sentimentos eufóricos diminuíram e você começou a enxergar falhas em seu cônjuge. Tente re­cordar algumas das dificuldades encontradas e também o crescimento resultante.
3. Identifique sentimentos românticos recentes em seu casamento que tenham propiciado a volta de outros sentimen­tos anteriores. Como foram integrados até que se torna­ram uma forma mais saudável e benéfica em um relacio­namento mais profundo?
4. Da mesma forma que você desejou permanecer no pico do primeiro período do namoro, talvez também esteja sa­tisfeito com o platô de seu atual relacionamento amoroso. Antes de acomodar-se, seja sincero a respeito da “quali­dade total” do amor que você hoje oferece.
1. não provém de um ato da von­tade; 2. possui pouca disciplina e esforço consciente; e 3.
não se interessa genuinamente pelo crescimento do côn­juge?
5. Cite três atos dirigidos ao seu cônjuge, realizados no últi­mo mês, e que demonstram qualidades do amor verda­deiro: 1. foi emocional, mas não obsessivo; 2. exigiu esfor­ço e disciplina; 3. baseou-se na razão e não no mero ins­
tinto; 4. foi em busca do crescimento pessoal do cônjuge.

A Primeira Linguagem do Amor: Palavras de Afirmação

Elogios, palavras de encorajamento e pedidos, ao invés de ordens, afirmam a auto-estima de seu cônjuge, além de criar intimidade, curar feridas e permitir livre expansão de seu potencial.
1. Separe uma semana para que seu cônjuge compartilhe seus sonhos, interesses e talentos. Ouça-o (a) com empatia e tome conhecimento dos detalhes. Após colocar-se no lugar dele, encoraje-o (a) amorosa e sinceramente, e ofereça-se para ajudá-lo (a) a atingir seus alvos, de todas as formas possíveis.
2. A convivência poderá gerar contentamento ou grosseria, nas mais variadas formas. Avalie algumas características de seu relacionamento na última semana. Sua tonalidade de voz esteve áspera, sua atitude sarcástica ou seu ponto de vista muito crítico? Sua observação tem estado mais nas falhas de seu cônjuge? Resolva essas questões e peça perdão.
3. Avalie seu estilo de relacionamento em termos de padrões de comunicação. Suas palavras refletem pedidos, suges­tões e solicitação de orientação? Ou elas soam como exi­gências, ultimatos ou mesmo ameaças? Lembre-se de que escolha, liberdade de opinião e serviço voluntário são aspectos-chaves do amor. Como você pode melhorar sua co­municação verbal com seu cônjuge?
4. Existe uma variedade infinita de formas de gentileza, intimidade e apoio que podem ser utilizadas na comunica­ção verbal com seu cônjuge. Como o texto sugere, comece a fazer uma caderneta de apontamentos chamada de “Pa­lavras de Afirmação”, na qual você deverá registrar for­ mas positivas e criativas de elevar seu cônjuge, mesmo que seja nas menores coisas. Auto-ajuda e literatura inspirativa são muito importantes.
5. O casamento de Beto e Isabel melhorou tremendamente com uma simples estratégia. Cada um deles fez uma lista de coisas que apreciava no outro. Depois, duas vezes por semana elogiavam-se mutuamente com base em suas lis­tagens. Faça o mesmo com seu cônjuge.

A Segunda Linguagem do Amor: Qualidade de Tempo

Gastar tempo compartilhando, ouvindo e participan­do juntos em atividades significativas comunica que realmen­te nos preocupamos e apreciamos um ao outro.
1. “Minha profissão exige muito de mim” é uma justificati­va característica para não gastar “Qualidade de Tempo” com seu cônjuge. Sucesso e coisas materiais não são subs­titutos da intimidade. Estabeleça um plano juntamente com seu cônjuge, e vise equilibrar suas responsabilidades de forma a oferecer uma “Qualidade de  Tempo” adequada. 
Sacrifícios serão necessários para as negociações a serem feitas.
2. Beto percebeu que a primeira linguagem de Isabel era “Qualidade de Tempo”. Então fez uma lista das coisas que ele sabia que ela apreciaria realizar com ele. Caminhadas, férias ou simplesmente mais conversas com as crianças, implicavam em compartilhar mais de si em meio a ativi­dades significativas. Crie sua própria lista e faça um com­promisso de dois itens durante os próximos dois meses.
3. Traga à sua mente o maior problema, ou desafio, enfren­tado por seu cônjuge. Escreva formas de como você poderia melhor atender os seguintes itens:
a. menos conselho e mais empatia;
b. mais compreensão e menos solução;
c. mais perguntas e menos conclusões;
d. mais atenção à pes­soa e menos ao problema.
4. Descubra a importância que “atividades compartilhadas” possui em seu casamento. Separe três experiências que os tenham unido e ainda é uma fonte de afetuosas recorda­ções. Estas experiências envolveram “Qualidade de Tem­po” em atividades compartilhadas? Planeje um novo even­to que potencialmente venha a se tornar outra fonte agra­dável de recordação.
5. Seja honesto quanto ao papel dos sentimentos em sua vida. Quando a expressão destes contribuiu para uma solução saudável de um problema ou para a conclusão positiva de uma situação? Acima de tudo, você reprime ou teme suas emoções? Você explode ou as mascara? Como elas afetam seu cônjuge? Como o aspecto emocional de seu casamento pode ser melhorado?
MEU FACEBOOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário