sexta-feira, 26 de julho de 2013

CASADOS EM JESUS CRISTO...26/07/2013


 


Depois de ver tantos casamentos naufragarem ou estarem vivendo muito aquém daquilo que poderiam experimentar, e sabedor do projeto vitorioso do Criador para a família, então, dediquei-me a buscar compreender o que acontece numa relação que chega ao fim. Como é que algo, inicialmente, lindo pode acabar de forma tão
melancólica, provocando danos irreparáveis nos envolvidos, tanto para o casal quanto para os filhos e pessoas mais próximas? E sempre o que sobra é um rastro de amarguras, decepções e até mesmo ódio. Ouvi um técnico de trânsito dizer que momentos antes de um acidente, via de regra, houve o cometimento de uma infração, ou seja, uma transgressão da norma antecede o acidente. Antes de uma colisão num semáforo, por exemplo, um dos veículos não respeitou a sinalização e avançou o sinal, e o estrago foi grande. Na rodovia, quando nos deparamos com um acidente, logo nos damos conta de que alguém falhou e a nossa mente investigativa passa então a buscar o erro, o que teria gerado aquele desastre? Então, a pergunta que eu faço é esta: O que os casais estariam fazendo ou deixando de fazer que esteja provocando as crises conjugais, cujo resultado é o pior possível  divórcio, separação e tristezas. O que será que vem momentos antes do fim de um relacionamento? Qual será que a falta cometida? Que tipo de relacionamento eles estavam cultivando? O que faltou? De outra forma, o que há num casamento estável que faz com que dê certo e
permaneça? Será que podemos dizer:  " Ela escolheu a pessoa certa para se casar", ou ainda: "Eles tiveram sorte no amor". Entendo que não é só uma questão de escolher bem ou mesmo
de sorte, mas de como se constrói a vida a dois.
Provérbios 19:14 está escrito: A casa e a fazenda são herança dos pais, mas do Senhor vem a mulher (ou o homem) prudente. Então, deve-se buscar em Deus um cônjuge que venha do céu, mas e depois, será que este ser que veio do céu recebe um cuidado como alguém celestial? Essa é a grande questão. "um casamento bem-sucedido não vem espontaneamente ou por acaso. Um casamento feliz envolve duas pessoas que trabalham suas pequenas e suas grandes diferença. O certo é que existem coisas que contribuem para a ruína e outras há que dão sustentação e qualidade ao casamento. Espero que este estudo te leve a entender o seu próprio relacionamento e sirva de estímulo para que busque a construção de um casamento maravilhoso, esse é meu desejo e motivo de minha oração.
        A presença de Deus na vida do casal.
Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede Edom, três meses em sua casa; e o Senhor abençoou a casa de Obede Edom, e tudo quanto tinha. I Cr 13:14 Houve um tempo em que a presença de Deus era representada pela Arca de Deus, e sempre que havia uma dificuldade, uma guerra, o povo levava a arca de Deus na frente da batalha, e Deus concedia a vitória. Porém, por um período a arca esteve nas mãos do inimigo e depois ficou esquecida pelos filhos de Deus por longos vintes anos. Era como se dissessem: Não precisamos de Deus. Mas quando quando Davi assumiu o trono do povo de Israel, tratou de buscar a arca, e algumas coisas acabaram dando errado, pois havia um rito para tal, que não foi obedecido e houve graves consequências para eles, e então, deixaram a arca na
casa de um homem chamado Obede Edom. Essa família que acolheu a arca, a presença de Deus, em sua casa começou a receber de Deus favores, mas tantos favores e coisas extraordinárias que os vizinhos comentavam, e a notícia correu de boca em boca até que chegou no Palacio do Rei Davi. Este , por sua vez, resolveu ser também abençoado no seu reinado e tratou logo de buscar a arca na Casa de Obede Edom. O que isso nos ensina? Que a familia que tem Deus presente no seu lar, prospera, vence as dificuldades, e as coisas caminham para o bem. Onde Deus está ali há frutos do Espírito, como amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança e isso possibilita a boa convivência entre as pessoas. E não só isso , quando se fizer necessário um socorro no momento em que as coisas derem erradas, Ele estará ali para ajudar na solução, seja com um milagre, uma cura ou direcionamento. Essa família tem Deus ao seu lado e faz Dele o seu alto refúgio, não havendo desespero nos momentos difíceis, e as bênçãos começam a chegar como o orvalho da noite, quase impercepitível, mas real.
O texto fala de Deus abençoando a família e o que eles possuiam, certamente está dizendo que tudo ali foi alcançado pelos benefícios do Pai, tudo mesmo, todas as áreas do relacionamento, de saúde, de trabalho, etc. Penso que tudo o que eles eram e tinham, recebeu um toque transformador da parte de Deus, os animais, as plantações, os negócios, os sonhos, a benção foi ampla. Nos Evangelhos vemos também a história de outros lares que receberam a presença do Senhor, como Pedro que tinha a sogra doente e foi curada e passou a servir ao Senhor, ou o caso de Jairo, que tinha uma filha doente e pediu que Jesus entrasse em sua casa, e assim foi feito, tendo Jesus não curado, mas ressuscitado sua filha que acabara de morrer. Quem não se encanta com a história de Marta, Maria e Lázaro, os três irmãos, amigos de Jesus, que o acolhiam para descansar em sua casa, e no momento de extrema dor, com a morte de Lázaro, Jesus surge para ressuscitá-lo. São muitos os casos de famílias que O acolheram em seus lares e foram transformados pela sua presença. Vocês já O receberam em casa?

FACEBOOK DO EDITOR...

Nenhum comentário:

Postar um comentário