quinta-feira, 26 de junho de 2014

CASAMENTO BENÇÃO FEITA POR DEUS...P/03..26/06/2014


                         CASAMENTO BENÇÃO FEITA POR                                                                            DEUS...P/03..26/06/2014                                                        

                                           isaque e rebeca
         Problemas conjugais provocados pelas noras e pelo favoritismo

Isaque, o filho da promessa, era um quarentão quando se casou com Rebeca, neta do irmão de Abraão, residente na Mesopotâmia (atual Iraque). A essa altura, Sara havia morrido três anos antes e Abraão já não era viúvo. O casamento de Isaque foi precedido de muitos cuidados e muita oração. Os noivos se juntaram certos da inequívoca direção de Deus. Mas Isaque não se ligou a Rebeca apenas porque era a mulher indicada: ele também a amou (Gn 24.67). À semelhança de Sara, Rebeca era "muito bonita" (Gn 24.16) e solícita. O primeiro problema do casal foi a esterilidade de Rebeca durante os primeiros 20 anos de casamento. Todavia Rebeca não arranjou nenhuma "Hagar" para o marido. Isaque fez questão de enfrentar a situação adversa por meio da oração. O Senhor ouviu o perseverante clamor de Isaque, e Rebeca engravidou. Quando nasceram os gêmeos Esaú e Jacó, o casal comemorava suas bodas de porcelana (20 anos) e Isaque estava com 60 anos (Gn 25.26). Houve um episódio desagradável que poderia ter sido evitado se Isaque tivesse aprendido com o erro do pai. Estando muito tempo em Gerar, Isaque espalhou a notícia de que Rebeca era sua irmã. Mas ele se traiu, ao ser flagrado em carícias íntimas com sua esposa pelo olhar indiscreto do rei de Gerar do alto de uma janela (Gn 26.8). Abimeleque estava de olho em Rebeca e queria levá-la para o palácio certo de que ela era irmã, e não esposa, de Isaque. Porque Rebeca amava mais a Jacó do que a Esaú e porque Isaque amava mais a Esaú do que a Jacó (Gn 25.28), a harmonia conjugal e familiar tornou-se cada vez mais difícil. O casamento de Esaú com duas mulheres hititas no ano em que os pais comemoravam bodas de diamante (60 anos) complicou ainda mais a vida do casal, pois as duas noras "amarguravam a vida de Isaque e de Rebeca" (Gn 26.25). O caldo entornou quando Isaque resolveu abençoar Esaú e não Jacó, e quando Rebeca resolveu enganar o marido em favor de Jacó e em detrimento de Esaú. A família estava dolorosamente partida: de um lado Isaque e Esaú; do outro, Rebeca e Jacó. Os esforços em contrário de um e de outro produziram muita sujeira ética: engano, mentira, trapaça, desrespeito pelas cãs e pela cegueira de uma pessoa idosa, ira, desejo de vingança etc. Para evitar o pior  a repetição do que acontecera com Caim e Abel, Jacó fugiu para a casa dos avós maternos, na Mesopotâmia, onde viveu muitos anos. Esaú, por sua vez, para agradar o pai, foi à casa de Ismael, seu tio paterno, e tomou para si mais uma mulher. Chamava-se Maalate e era, como ele, neta de Abraão (Gn 28.1-9). A essa altura, Isaque, que era meio-irmão de Ismael, tinha mais seis meios-irmãos, peque-nos, filhos de Quetura, segunda esposa de Abraão (Gn 25.1-4).

                                      Jacó e raquel

Problemas conjugais provocados pelas trapaças do sogro, do marido, da mulher e dos filhos.
Parece que a Mesopotâmia nunca saiu por completo da cabeça de Abraão e sua família. Afinal ali haviam ficado os parentes comuns do patriarca e de sua mulher. Não havia melhor lugar para arranjar esposa para Isaque e esposa para Jacó. Além de bonitas, as mulheres do clã de Terá, pai de Abraão e descendente distante de Noé, provavelmente conheciam o projeto de Deus para aquele ramo da família que abandonara a região em busca de outras paragens. No caso de Isaque, foi o servo mais velho da casa que viajou até a Mesopotâmia em busca de uma esposa para o filho de seu patrão. No caso de Jacó, ele mesmo foi para a terra de seus avós maternos e de seus bisavós paternos.


                                   rumo à mesopotâmia

Porque saiu de casa fugido de seu irmão, depois de ter enganado vergonhosamente o pai e Esaú, e porque ia para uma terra distante sem ter a menor previsão de quando voltaria, Jacó estava muito emotivo. Ainda bem que recebeu uma injeção da graça de Deus no primeiro pernoite, quando o Senhor lhe prometeu uma grande descendência e a sua companhia. Ao chegar à Mesopotâmia, viu pela primeira vez sua prima Raquel, que era pastora de ovelhas. Ele mesmo removeu a pedra da boca do poço e deu de beber às ovelhas do tio Labão, num gesto de gentileza com a jovem. Depois beijou Raquel, começou a chorar alto e contou-lhe que ele era filho de Rebeca, a irmã do pai dela. Pouco depois, Jacó já tinha onde morar e emprego certo, graças a Labão, que o abraçou e beijou. Em menos de um mês, Jacó já havia se apaixonado por Raquel, que era bonita de rosto e de porte. O dote seria pago com serviço. Depois de 7 anos de trabalho, Jacó sentiu-se no direito de receber a mão de Raquel e deitar-se com ela. Mas o sogro o enganou, dando-lhe a filha mais velha, Lia, que tinha olhos meigos. Porque a noiva era guardada velada até a noite de núpcias, Jacó teve relações com Lia na certeza de que estava na cama com Raquel. Só pela manhã, descobriu a astúcia do sogro e foi tomar satisfações com ele. Passada a semana de festas nupciais, Labão deu-lhe também Raquel, sob a condição de trabalhar mais 7 anos em sua fazenda (Gn 29 1-30).


                                       Uma vida infeliz

Poucos casamentos começam tão mal quanto o de Jacó. Deve ser o cumprimento da lei da semeadora e ceifa: "O que o homem semear, isso também colherá" (Gl 6.7). Pouco antes de ser duramente enganado pelo sogro e por aquela que deveria ser apenas sua prima e cunhada, mas agora era também sua esposa, Jacó enganara vergonhosamente o pai e o irmão. Essa forte propensão para a mentira e o embuste estava no sangue da família de Jacó, pelo lado da mãe, e não poupou nem Rebeca nem Labão nem Jacó nem Lia nem os filhos de Jacó. Ao que tudo indica, o casamento começou, continuou e terminou mal. Talvez tenha sido esta uma das razões pelas quais  Jacó foi obrigado a confessar ao faraó: "Os anos de minha vida foram poucos e infelizes" (Gn 47.9, EP). Amando uma mas vivendo a contragosto com duas irmãs com problemas de relacionamento entre elas nunca resolvidos (como os que haviam entre ele e seu irmão gêmeo Esaú), Jacó se viu em papos-de-aranha a vida inteira. Por não ser estéril como a irmã, Lia engravidou quatro vezes seguidas, sempre com a esperança de conquistar o amor do marido, o que se pode ver pelo nome que ela dava aos meninos (Gn 29.31-35). Por exemplo, quando nasceu Rúben, ela disse: "Agora, certamente, meu marido me amará". Ao nascer o quarto filho, Lia ainda insistiu: "Agora, finalmente, meu marido se apegará a mim, porque já lhe dei três filhos". Raquel passou a ter inveja da irmã, entrou em desespero e desafiou o marido: "Dê-me filhos ou morrerei!" Irritado, Jacó devolveu: "Por acaso estou no lugar de Deus, que a impediu de ter filhos?" Aí, Raquel deve ter se lembrado da "feliz" idéia de sua tia-avó e "generosamente" ofereceu sua criada particular para ser a terceira esposa do marido. Bila logo engravidou e deu um filho a Jacó. Raquel assumiu a maternidade do recém-nascido e tomou o nome de Deus em vão (tal qual o marido, quando este disse ao pai que o cabrito era a caça que Deus havia colocado no seu caminho), ao exclamar: "Deus me fez justiça, ouviu o meu clamor e deu-me um filho" (Gn 30.6).
TEM CONTINUAÇÃO.
                     
                FACEBOOK DO EDITOR

http://facebook.com/JOSEGERALDODEALMEIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário